7 dicas para avaliar a segurança do local antes de se mudar

PUBLICIDADE

Além de estatísticas, movimentação noturna, policiamento e opinião dos vizinhos importam, então vai aqui

Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher um imóvel para morar, e a segurança é um dos mais relevantes. Afinal, ela é decisiva não só para evitar perdas materiais, mas também para a sensação de tranquilidade ao ir e vir, o que tem tudo a ver com qualidade de vida.

Instalar cerca elétrica, câmera de segurança ou qualquer outro recurso tecnológico que ajude a aumentar a segurança da sua casa e arredores são boas ideias. Mas escolher um bom bairro, onde você se sinta confortável para entrar e sair de casa, também faz total diferença.

Uma boa escolha depende da sua rotina, o que inclui o acesso aos lugares onde você precisa ir no dia a dia, como o seu trabalho ou a escola das crianças. O seu orçamento também conta. Mas, entre as opções, vale observar as dicas abaixo.

Compare as estatísticas

Na maioria das cidades, os próprios órgãos de segurança pública disponibilizam estatísticas sobre crimes, incluindo o tipo e os horários de maior ocorrência. Comparar esses dados entre os bairros que figuram entre as opções viáveis é uma boa ideia.

Analise a infraestrutura

Contar com uma boa infraestrutura de serviços nas proximidades, ou seja, supermercados, bancos, farmácias e outros, é mais do que praticidade, também costuma ser sinônimo de mais segurança. Pelo menos durante o dia, quando esses locais ficam mais movimentados.

Se houver restaurantes, bares e lojas que ficam abertas à noite ou 24 horas na sua rua, esse imóvel merece vários pontos. Além da segurança, você ganha conveniência.

Observe a movimentação 

Antes de se mudar, vale ir até o bairro e fazer uma caminhada em vários horários do dia. Seguindo a mesma lógica da dica acima, quanto mais gente ocupando os espaços, mais seguros eles serão.

Vale observar também se há movimentação no período noturno, pelo menos nas primeiras horas da noite. Algumas regiões comerciais até têm movimento durante o dia, mas ficam desertas à noite e podem não ser tão seguras para morar.

Pense na sua rotina

Mesmo que o bairro seja movimentado, vale avaliar a sua rotina e se isso ocorre nos horários e dias que você costuma e gosta de sair de casa e caminhar pelas ruas. 

Se você gosta de andar pelo bairro nos finais de semana, por exemplo, é bom avaliar se as ruas não ficam desertas nesses dias. Se você sai ainda de madrugada ou chega tarde da noite com alguma frequência, precisa pensar mais na segurança noturna etc.

Verifique se há policiamento

O policiamento do bairro também é um fator relevante. Verifique se existe um posto policial nas proximidades e se encontra viaturas quando for visitar o local. Se houver rondas noturnas, ótimo.

Além da Polícia Civil, alguns bairros contam com segurança particular, especialmente à noite — serviços contratados pelos próprios moradores para aumentar a segurança. As rondas de carro e moto reforçam o trabalho da polícia e costumam ser eficientes para afastar os bandidos dessas regiões.

Converse com a vizinhança

As melhores pessoas para te contar, de fato, como é a sensação de viver em um determinado bairro são as pessoas que já vivem lá. Portanto, quando for visitar o imóvel, procure conversar com alguns vizinhos, incluindo perguntas específicas sobre a segurança nas redondezas.

Não vale a opinião de uma só pessoa, quanto mais, melhor. Por isso, também é bom procurar por grupos do bairro em fóruns da internet ou redes sociais. Comente sobre os seus horários e a rua onde fica o imóvel e veja o que quem conhece a região tem a dizer.

Pergunte sobre câmeras

Além de instalar câmeras de segurança na sua casa, vale ver se existem outras pelo bairro, nas ruas ou em estabelecimentos comerciais nas proximidades. A tecnologia é sempre bem-vinda como aliada da segurança.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima