Criado para reconfigurar a relação entre os paulistanos e a maior metrópole da América Latina,a 5ª edição do Festival de Luzes de São Paulo #FLSP está agendado para o mês de novembro, entre os dias 3 e 20.
Idealizado por Alexis Anastasiou e realizado pela Visual farm, produtora especializada em arte e tecnologia, o evento gratuito poderá ser conferido em importantes marcos da capital paulista.
O #FLSP começa na quinta-feira (3/11) com uma intervenção de vídeo mapping em três empenas da Praça do Ciclista (avenida Paulista, 2.518).
Este evento é realizado em conjunto com a Virada Sustentável e vai incluir os designs animados de 51 alunos do Senac. Os temas foram pesquisados com ONGs nacionais e internacionais ligadas à causa da sustentabilidade.
As intervenções ocorrerão até 6/11, das 19 às 23h. No dia da inauguração, haverá ainda projeção de lasers de alta potência nos céus da cidade.
Definido por Alexis como “diálogo entre arte de rua e vídeo mapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público”, a segunda intervenção do Festival será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, também entre às 19 e às 23h, no Beco do Batman.
Com apoio da ZIV Gallery e parceria com alguns dos grafiteiros locais, caso de Boleta e Enivo, artistas convidados farão projeções e laser dialogando com alguns murais do espaço, além de paredes e chão. O Beco do Batman fica na Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia.
O terceiro e último evento da 5ª edição do #FLSP ocorrerá na avenida Pedro Álvares Cabral, entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e Obelisco, no Ibirapuera, nos dias 19 e 20 de novembro, das 19 às 22h.
Utilizando uma mistura de linguagens que inclui megaprojeções, laser de alta potência e 100 drones formando imagens em pleno ar, o espetáculo explora a milenar tradição humana de contar histórias. Segundo Alexis Anastasiou, “os seres humanos sempre usaram imagens para explicar alguns dos mistérios do nosso mundo.
Antigamente, essas imagens eram riscadas na areia do chão ou pintadas em pedras. Atualmente, usamos projeções, laser e drones voando no ar com a mesma função.
Esse espetáculo procura ligar essas tradições, misturando imagens rupestres, discos voadores ou influências de filmes de ficção científica para criar um forte clima de mistério e maravilhamento”.
A 5ª edição do Festival de Luzes de São Paulo está sendo viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Atacadão.