O futuro dos veículos autônomos e sua implicação na sociedade

PUBLICIDADE

A ideia dos veículos autônomos parece ser algo impossível, uma visão de um futuro distante com ares de ficção científica. Vamos entender o futuro dos veículos autônomos e sua implicação na sociedade.

Mas a verdade é que muitas montadoras de veículos e empresas de tecnologia estão unindo esforços para que a condução autônoma se torne uma realidade cada vez mais próxima de nós.

Protótipos desses veículos já pegaram a estrada e causaram impacto em motoristas de todos os lugares.

De acordo com a visão de especialistas no assunto, veículos autônomos de transporte irão fazer o número de acidentes no trânsito diminuir drasticamente. Isso sem falar no efeito positivo para o meio ambiente: motores de combustão tradicionais liberam poluentes na atmosfera.

Carros e caminhões contribuem com um quinto dessas emissões poluentes somente nos Estados Unidos. Por outro lado, os veículos autônomos dão uma solução ao problema que esse meio de transporte causa desde a sua criação.

Como funcionam os carros autônomos?

Os veículos autônomos são carros que dirigem sem a presença de um condutor humano em seu auxílio, então qualquer pessoa poderá ir para o trabalho em uma fábrica de comedouro para suínos, por exemplo, sem precisar se estressar ao volante.

Ele conta com benefícios como:

  • Um sistema de manutenção e mudança de faixa;
  • Sensores e radares que detectam o entorno;
  • Controlador de velocidade (aceleração e desaceleração automáticas);
  • GPS de alta resolução;
  • Câmeras poderosas;
  • Um sistema de inteligência artificial avançado.

Hoje em dia, existem diferentes formatos de carros sem motorista. Temos a direção totalmente autônoma, como é o caso do carro do Google, e a tecnologia assistida pelo motorista, de forma que ele tem que controlar o veículo algumas vezes.

O modelo de piloto automático da Tesla é um exemplo deste segundo formato de tecnologia.

Esse tipo de veículo vai então funcionar apenas com um sistema de inteligência artificial, que será quem ou o que controlará o carro.

O sistema do automóvel usa sofisticados sensores de movimento, radares infravermelhos, câmeras, GPS incrivelmente preciso e algoritmos complexos que permitem que o veículo dirija sozinho.

Sua empresa de torre de iluminação preço deve saber que com essa tecnologia e dados históricos de horas registradas, o veículo pode gerar um mapa de seus arredores para saber para onde vai, quais áreas evitar e o que está ao seu redor.

O Google, ainda em 2009, desenvolveu um projeto para um carro autônomo, e desde então já houveram muitos testes em diferentes ambientes, e todos eles foram muito bem.

Até mesmo a Uber já iniciou o processo de montagem de sua frota de veículos autônomos e isso logo poderá ser visto no mercado.

Essa tecnologia traz diversos benefícios, principalmente a capacidade de salvar vidas evitando acidentes de carro causados por erro humano. Quem está embriagado só precisa sentar-se no banco do motorista e ir para casa em segurança.

Capazes de dirigir mais rápido enquanto as pessoas executariam diversas tarefas ou até mesmo dormiriam, o automóvel computadorizado permite muito conforto.

Quem tem dificuldade para dirigir carros convencionais, como idosos e pessoas com deficiência, ganharia mobilidade e liberdade em sua vida.

Mas mesmo que haja muitos benefícios proporcionados pelo transporte autônomo, existe também um debate sobre a segurança dos veículos autônomos para o meio ambiente e sua empresa de peneira vibratória deve ter essa visão ampla.

O futuro dos veículos autônomos e sua implicação na sociedade

Os possíveis benefícios dos carros autônomos

Para que você entenda a visão dos adeptos e dos críticos deste assunto, trouxemos aqui os benefícios dos veículos autônomos e depois falaremos sobre os contras dessa tecnologia.

Emissões

A maioria dos carros autônomos atualmente em teste e operação são movidos totalmente a eletricidade.

No entanto, o uso desses veículos ainda pode estar indiretamente contribuindo para as emissões de gases poluentes, a menos que a energia utilizada para recarregar a bateria seja de fontes limpas e renováveis.

Em comparação com os carros dirigidos por humanos, os veículos autônomos consomem significativamente menos combustível.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, os carros autônomos podem reduzir o consumo de energia no setor de transporte em até 90%.

Atualmente, mais de um quarto das emissões de gases de efeito estufa vêm de automóveis. 

Com carros automatizados, munidos de sistemas computadorizados que escolhem rotas mais eficientes e viajam mais rápido, os automóveis podem causar um grande impacto no meio ambiente, reduzindo a poluição do ar.

A grande quantidade de equipamentos de segurança que atualmente estão incluídos em veículos regulares também não seriam mais necessários.

Com isso os veículos ficariam mais leves e poderiam correr mais rápido nas estradas, trazendo benefícios para sua empresa de telha sanduíche preço para entregar seus produtos de forma mais rápida e eficiente.

Tudo isso reduz as emissões, pois sistemas computadorizados aceleram e freiam suavemente.

A expectativa é que à medida que a tecnologia dos automóveis sem motorista avançar, o peso dos carros diminua como resultado de baterias mais leves e menos necessidade de modificações pesadas de segurança no motor.

Acidentes

Assim como no ditado “armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas”, os carros não causam acidentes, pessoas causam acidentes.

Acidentes podem acontecer por uma direção imprudente, mensagens de texto, erro humano, bebida ou simplesmente por uma distração no volante. Ou seja, os motoristas humanos são o ponto mais perigoso da experiência de dirigir.

Aliás, os dados de segurança da Tesla sobre o uso do recurso autopilot convenceram Elon Musk (CEO) de que era uma atitude irresponsável da organização suspender o recurso para um lançamento público.

Essa posição se deve ao fato do quão mais seguro o autopilot era se comparado com um motorista humano. É difícil para um ser humano tomar uma decisão em uma fração de segundo, tendo que virar para a esquerda ou para a direita quando uma colisão é iminente.

Por outro lado, uma IA programada para tal consegue fazer esse desvio em menos tempo, o que evita uma colisão. Pense como uma tecnologia segura como essa pode manter funcionários e cargas de transporte de mangueira de borracha e demais produtos.

Tráfego congestionado

Sem contar a poluição do ar, um congestionamento é desagradável para muitas pessoas, principalmente para quem mora em grandes cidades e precisam dirigir em horários de pico.

Os carros autônomos, por outro lado, têm uma direção constante, o que dá oportunidade para uma prefeitura investir mais em locais mais frequentados por pedentres e em áreas verdes para a população.

A possibilidade de ter um carro sem motorista para ir onde você quiser, abre a possibilidade de mais pessoas se deslocarem para fora das áreas urbanas.

Será mais fácil entrar e sair de uma cidade com o fluxo de tráfego constante, eliminando a necessidade de muitas pessoas morarem nas regiões centrais.

Sua empresa de vedação industrial deve saber que um carro autônomo pode se mover mais rápido e de forma mais segura do que um carro dirigido por um ser humano, diminuindo o congestionamento do tráfego.

Esses automóveis possuem controle de cruzeiro adaptável, podendo mudar automaticamente para o modo elétrico para economizar combustível.

Desvantagens dos carros autônomos

Infelizmente, assim como muitas outras coisas na vida, os veículos autônomos também têm desvantagens, e nesse caso seria porque o consumo de energia elétrica aumentaria em 200%, assim como indica o Departamento de Energia dos Estados Unidos.

A principal desvantagem é que o número total de milhas percorridas por veículos aumentará, pois as viagens de carro se tornaram muito fáceis e convenientes.

Com isso as pessoas podem fazer viagens que atualmente não fariam, uma vez que viajar de carro se tornaria muito mais fácil.

Ainda que os passageiros se beneficiem por poder realizar outras tarefas no tempo em que deveriam estar dirigindo, isso pode impactar negativamente o meio ambiente. A tendência é que as pessoas queiram morar mais longe do trabalho e os carros possam dirigir por mais tempo.

Mas isso causaria um aumento no uso de combustível e energia. Pode parecer uma situação exagerada, mas a verdade é que não poderemos confirmar essa teoria até que esses veículos autônomos estejam rodando.

Considerações finais

Uma fábrica de válvulas rotativas é um exemplo de empresa que pode se beneficiar e ter grande sucesso com essa estratégia. Para esta e para tantas outras organizações, os veículos autônomos têm muitos ativos sustentáveis para oferecer.

No entanto, caberá aos consumidores tornar essa tecnologia uma parte popular da sociedade moderna. Será necessário que as pessoas escolham entre caronas dirigidas por veículos autônomos e caronas compartilhadas.

Opções como essas visam reduzir o número de carros tradicionais nas estradas, ao mesmo tempo que aumentam a quantidade de veículos autônomos sustentáveis.

Essa tecnologia pode ser uma grande solução para o planeta, ajudando a conter as emissões, reduzindo as fatalidades de humanos e animais selvagens e permitindo que os planejadores da cidade se concentrem em espaços verdes.

Os carros elétricos já são mais ecológicos do que os veículos movidos a combustão, e eles ficarão cada vez mais limpos com sua popularização. A ideia é que novas tecnologias de bateria requeiram menos material para sua produção e desenvolvimento.

Com isso, os benefícios ambientais proporcionados pelos veículos elétricos tendem a melhorar. Mas sua empresa de queimador industrial deve saber que somente a popularização dos veículos autônomos poderá dizer se eles serão melhores ou piores para o meio ambiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima