Inteligência artificial: Como as empresas estão usando e quais são os possíveis impactos sociais e éticos dessa tecnologia?

PUBLICIDADE

O avanço das tecnologias faz com que ideias que antes pareciam apenas fazer parte de contos de ficção científica aos poucos façam parte da nossa realidade, como é o caso da inteligência artificial, uma ferramenta cujo uso vem se tornando cada vez mais comum.

Apesar de todo esse avanço, não são todos que reconhecem de fato o seu uso, o que pode ser um problema para quem gerencia um negócio, afinal, deixar essas oportunidades de lado é algo que pode colocar uma empresa atrás de seus concorrentes no mercado.

Um exemplo a ser citado nesse sentido é o papel que a internet possui hoje no meio comercial, no início se apresentando como uma oportunidade, mas hoje sendo algo quase que obrigatório por parte de um negócio que tenha o interesse de se conectar ao público.

Para entender um pouco mais da relação acima, basta imaginar a alta quantidade de fornecedores que pode surgir em sua tela ao buscar por placas de polietileno, cabendo a quem trabalha com esse tipo de produto se colocar em uma posição de destaque dentro das redes.

O mesmo pode ser dito então sobre todos os tipos de tecnologias que aos poucos estão ganhando a confiança do público, restando às empresas terem atenção a isso, de forma a oferecerem o melhor tipo de experiência aos seus clientes, baseado nessa preferência.

Coisas que vemos atualmente como atividades comuns, entre elas, fazer uma compra pelo celular, há alguns anos tratava-se de algo inimaginável para as pessoas, tendo que ser feito um trabalho de apresentação da tecnologia para depois ver o seu uso crescer no mercado.

O que vem mudando recentemente é o ritmo no qual tais mudanças vêm acontecendo, de modo cada vez mais dinâmico, de forma que um serviço de aluguel de churrasqueira tenha que acompanhar essas mudanças para se manter em destaque para o público.

Uma forma de se conseguir isso é através de uma atualização constante acerca das novas tecnologias que vão surgindo, prevendo então como trabalhar com elas assim que estejam disponíveis tanto ao seu negócio como ao seu público de interesse.

Ao falar de ferramentas que estão crescendo nesse sentido, a ponto de já estarem impactando tanto a experiência dos clientes como das empresas, podemos destacar o uso das inteligências artificiais, sendo importante então entender o seu funcionamento.

Inteligência artificial: Como as empresas estão usando e quais são os possíveis impactos sociais e éticos dessa tecnologia?

Do que se trata uma inteligência artificial?

Contando com um nome bastante intuitivo, as inteligências artificiais, também conhecidas como IAs, ou até mesmo AI, do inglês Artificial Intelligence, tratam-se de sistemas que podem realizar diferentes conexões de modo completamente mecânico e virtual.

Ou seja, um conceito onde podemos falar que as máquinas conseguem pensar e agir de maneira própria, dependendo apenas das diretrizes e informações que são aplicadas ao seu sistema, destacando assim a importância por trás de sua configuração.

Antes de pensar em uma situação apocalíptica, com máquinas dominando o mundo, tal como os filmes da franquia O Exterminador do Futuro, a função da inteligência artificial costuma ser algo muito mais centrado, dependendo dos códigos ali aplicados.

Nesse sentido podemos pensar na aplicação de uma AI em um sistema de trânsito, no qual o estudo do movimento dos carros pode permitir uma análise mais complexa, apresentando até mesmo padrões que possam ajudar a diminuir a intensidade do tráfego ali presente.

O mesmo pode ser dito sobre o seu uso dentro da indústria, com uma produção de chapa de aço inox definindo a quantidade ideal de fabricação de acordo com o estudo nos padrões de demanda do público, evitando assim um desperdício de materiais.

Todos os exemplos dados conseguem explicar um pouco sobre as diversas oportunidades que podem estar associadas ao uso de uma IA. Ideia que deixa de ser uma obra de ficção, tal como em filmes do tipo AI: Inteligência Artificial (2001), para conquistar uma utilidade real.

O avanço das inteligências artificiais vem se dando não apenas por um barateamento da tecnologia, mas também pelas aplicações cada vez maiores da ferramenta, acompanhando o processo de machine learning, um cenário onde as máquinas aprendem com suas ações.

Ao criar um assistente virtual, por exemplo, na medida em que esse sistema passa a ter acesso a diferentes informações, como a procura constante por bolsas de acrílico, é capaz do programa aprender com isso, oferecendo opções que combine com o perfil do usuário.

Todo esse processo evolutivo das AIs faz com que o seu uso no mercado seja cada vez maior, dando assim novas oportunidades para as empresas otimizarem suas atividades ou até mesmo desenvolverem todo um novo sistema de atuação e gestão.

As empresas e as inteligências artificiais

Da mesma forma que a internet se tornou comum a praticamente todos os tipos de negócios, o mesmo pode ocorrer com as inteligências artificiais, já sendo possível encontrar alguns exemplos grandes da sua aplicação.

Otimização de produção

Para que uma fábrica tenha sucesso em suas atividades existe um grande número de informações que precisam ser levadas em conta, o que inclui:

  • Nível de demanda;
  • Matéria-prima disponível;
  • Previsão de lucros;
  • Custos necessários.

Com a ajuda das inteligências artificiais é possível fazer uma análise mais rica, até mesmo em tempo real, sobre todos os tópicos acima, ajudando a definir a quantidade necessária de etiquetas adesivas personalizadas a serem comercializadas no mercado.

Detecção de erros

Dentro de uma linha de produção ou qualquer atividade comercial é comum que possam existir erros que passam despercebidos, problemas esses que podem diminuir frente ao uso de uma inteligência artificial, sendo um programa capaz de estudar e desenvolver padrões.

Atividades de marketing

A comunicação entre uma empresa e o seu público se mostra essencial para que ela obtenha bons resultados em seu segmento, sendo importante então saber como manter a melhor comunicação nesse sentido, muitas vezes até mesmo de maneira personalizada.

Todo esse trabalho de maneira particular pode ser conquistado ao lado de uma inteligência artificial, que quanto maior for o nível de informações recebidas desse público, maior pode ser a sua capacidade de oferecer soluções personalizadas que ajudem o seu marketing.

Processos seletivos

Entre os benefícios das IAs está a forma em que ela consegue analisar um grande volume de informações, o que pode ser útil justamente quando você precisa lidar com algo que exige um estudo de múltiplas informações, como em um processo seletivo.

Diante disso, ao trabalhar com uma inteligência artificial, uma empresa que trabalha com assistência técnica balança digital pode ser capaz de definir quem são os participantes mais qualificados a serem contratados por essa companhia, de acordo com sua procura.

Todos esses são pontos que já podem ser vistos trabalhados atualmente por meio das IAs, existindo a possibilidade dessas oportunidades se tornarem ainda maiores. 

Impactos sociais e éticas das IAs

O problema é que além dos seus benefícios, tal tecnologia também é cercada de certas polêmicas.

Como toda nova tecnologia é comum que existam preocupações com as suas aplicações, principalmente ao envolver algo que lida com a análise de tantas informações, em teoria ameaçando a privacidade do público, o que coloca em cheque o uso das IAs.

Muito já vem sendo feito para responder a esses questionamentos, contudo, é importante olhar com atenção para essas possibilidades para saber como melhor lidar com o assunto, o que inclui essa falta de uma supervisão humana, deixando decisões para certos padrões.

Ou seja, por mais que o uso de uma IA seja capaz de apresentar a melhor maneira de se organizar expositores para lojas, o trabalho de um funcionário humano se mostra relevante, até para supervisionar a função das inteligências artificiais e otimizar o seu uso.

Outro ponto de impacto tem a ver na forma em que esses sistemas aprendem com os padrões humanos, repetindo muitas vezes atividades que não sejam positivas, como a repetição de preconceitos e outros conceitos estruturais negativos.

Para evitar com que tais problemas venham a ocorrer durante o uso desses programas é importante acompanhar sempre o trabalho de uma inteligência artificial, ajustando seus padrões justamente para evitar que elas repitam padrões e erros que são errados.

Até mesmo no ramo do transporte já está sendo discutida a utilidade das inteligências artificiais, como no uso dos carros autodirigidos, sem a presença de um motorista, sendo difícil saber a quem culpar no caso de um acidente a ocorrer na estrada, por exemplo.

De um modo geral, por mais que esses programas sejam de grande utilidade até para os usuários, trazendo respostas rápidas sempre que alguém busca por comprar caixa de papelão, por exemplo, é importante discutir também os reais limites e aplicações das IAs.

Saber como melhor lidar com essas tecnologias pode ser uma forma de otimizar as atividades de um negócio e as inteligências artificiais mostram ter um grande futuro nesse sentido, tanto no comércio como nas nossas vidas pessoais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima