Confira estratégias de planejamento da Zenvia para saltar na frente dos concorrentes
Não é novidade que, para aproveitar todo o potencial da Black Friday, as empresas devem se preparar com antecedência. Entenda as 4 dicas para preparar sua empresa para a Black Friday
Considerada uma das datas mais importantes para o varejo, as ofertas, principalmente daqueles produtos que estão na lista de desejos há tempos, saltam aos olhos dos consumidores.
Há uma disputa acirrada pela atenção deles nesse período e, por isso, o planejamento é um item fundamental para atrair, bem como encantar e fidelizar.
Cada vez mais exigente, o consumidor busca os melhores preços, mas também as melhores experiências. Se for bem atendido pela empresa, a chance de voltar a comprar é grande.
Mas, se for mal atendido, ele vai compartilhar com sua rede de amigos e familiares, gerando má reputação para a marca.
Dessa forma, a companhia deve pensar em maneiras de atender às necessidades dos clientes, conhecendo-os bem e acompanhando sua jornada de compra de ponta a ponta: desde o primeiro acesso ao site, cadastramento, pagamento, fechamento da compra, pós-venda, entre outros.
Durante a primeira edição do Mundo Zenvia, realizada no dia 6, cerca de 180 pessoas do auditório participaram de uma enquete sobre experiência do cliente.
Quando questionadas sobre o que mais chama a atenção a hora de fazer um negócio com uma empresa, 61% responderam que o excelente atendimento e o pós-venda são primordiais; 33% disseram que o entendimento do perfil do cliente e mantê-lo na linha do sucesso fazem a diferença e 3% assinalaram que o cuidado e atenção nas campanhas de marketing são fatores decisivos.
Esses resultados comprovam a importância de as empresas elaborarem um plano assertivo para a data, a fim de oferecer um atendimento de excelência ao público-alvo e, consequentemente, lucrarem mais.
O planejamento estratégico é uma ferramenta que envolve a organização e o estabelecimento de táticas para o alcance de objetivos determinados. Abrange desde a definição de metas até a tomada de decisões e colocar em prática ações que visam atingir o que foi proposto.
Na Black Friday, ter uma boa estratégia é essencial. Por isso, o planejamento ajudará a empresa a determinar metas claras e traçar ações eficientes, com um passo a passo a ser seguido para alcançá-las com sucesso. Para auxiliar as companhias nesse processo, a Zenvia lista quatro dicas:
- Conheça sua empresa – faça uma análise a fundo de quais são os pontos fracos e fortes da empresa e determine também a sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
- Conheça seu público – determinando a persona de seu negócio, ficará mais fácil planejar ações estratégicas focadas nela, atingindo de forma mais certeira o seu público-alvo.
- Defina objetivos – determine quais são os resultados que você espera alcançar na data e, com base nesse objetivo, trace metas para atingi-lo.
- Crie um plano de ação – por fim, agora que a empresa já tem uma melhor visão de seus processos e do seu público, é hora de partir para a ação, estabelecendo cronogramas, designando a equipe responsável e segmentando as ações a serem postas em prática.
Esperamos que as 4 dicas para preparar sua empresa para a Black Friday , ajude você e seu negocio a vender mais.