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A importância do QR code no marketing

No mundo do marketing, uma das coisas que mais se ouve é sobre palavras-chave. Afinal, trata-se de um elemento muito importante para potencializar os resultados de uma campanha, assim como o QR code

Além das palavras-chave, há também outro elemento que vem conquistando espaço nas estratégias. Estamos falando do QR Code, uma tecnologia que tornou-se bastante presente no cotidiano das pessoas. 

Hoje, muitas pessoas conseguem até mesmo serem direcionadas para uma página de abertura de mei receita federal, por exemplo, com, apenas, uma câmera apontada para o código. 

Porém, afinal, o que são os QR Codes? Qual o papel dele no marketing? Sabemos que muitas pessoas possuem estas dúvidas. 

Por esse motivo, criamos este artigo reunindo as principais informações da tecnologia, além de, claro, reforçar sua importância nas estratégias. Confira:

O que é QR Code?

Resumidamente, QR são códigos de barras 2D que são escaneados através de aparelhos smartphones, por meio de suas respectivas câmeras. Em outros casos, os QR Codes podem ser escaneados por dispositivos desenvolvidos unicamente para isso. 

O que é QR Code Marketing?

Além da utilidade do QR Code para outras coisas, temos também a sua função voltada para o universo do marketing. 

Por exemplo, o tempo que uma pessoa pode levar para pesquisar algo como “serviços de contabilidade preço”, uma empresa da área, pode desenvolver um QR Code que já leva o usuário para a página na web. Ou seja, estamos falando de otimização de tempo. 

Em outras palavras, o QR Code, no marketing, é a ponte entre seus esforços de marketing online e offline. 

O QR Code pode ser visto como um recurso para nutrir seus consumidores por meio do funil de marketing. Nesse processo, é fornecido as melhores informações no momento certo. 

É importante pontuar que, dentro do funil de vendas de uma prestadora de serviços terceirizados, por exemplo, adotar a abordagem correta com o cliente é fundamental para o andamento de uma negociação. 

Para as pessoas que já são experientes com as estratégias de marketing, a grande maioria acham que o QR Code é a chave para desenvolver uma campanha de sucesso. 

O uso estratégico e a inserção de QR Codes que possibilitam o acesso à informações atualizadas e relevantes, pode ser considerado como um complemento de estratégia bem interessante, podendo trazer ótimos resultados no final. 

Qual a importância do QR Code Marketing?

Para que se possa entender a importância do QR Code Marketing, é necessário, primeiro, uma contextualização do recurso. 

Inicialmente, os QR Codes foram usados por uma subsidiária da Toyota, que na época (1994) se chamava Denso. Eles ajudaram no rastreamento das peças do veículo e agilizam o processo de fabricação. 

Logo, toda essa estratégia possibilitou uma decodificação rápida. Dessa forma, nasceu-se o Quick Response Code (Código de Resposta Rápida). 

Ao ser introduzida, havia um número mínimo de pessoas aproveitando essa tecnologia. Devido ao fato de que poucas pessoas estavam utilizando a tecnologia, os profissionais de marketing da época disseram que o recurso não iria durar muito. 

Entretanto, em 2020, a pandemia trouxe à tona de vez a utilidade do QR Code. A popularidade da tecnologia não está relacionada apenas à sua versatilidade, mas sim, pelo fato de ser uma solução segura, higiênica e econômica. 

Além disso, os QR Codes são vitais para a coleta de informações que, eventualmente, são essenciais para a construção das campanhas. 

Por exemplo, imagina criar uma campanha sobre uma clínica para exame de vista, sem haver qualquer tipo de informação relacionada a área e o seu público-alvo. Logo, todo o processo tende a se tornar um verdadeiro desastre. 

QR Code Marketing é uma tecnologia que vai ficar?

De acordo com a Statista, existem 3,8 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, o que significa que 48,2% da população mundial possui um celular com acesso à tecnologia. 

Considerando o número de pessoas que podem ter acesso à internet através dos smartphones, outro relatório sugere que 86% dos consumidores do Reino Unido, EUA, Holanda e França, escanearam, ao menos, um QR Code durante o ano de 2020. 

Diante de uma alta taxa de ação do QR Code, a tecnologia passou a ser vista como um novo recurso para outras finalidades, como:

  • Aumentar o reconhecimento de marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Contribuir para a saúde do negócio;
  • Aprimorar o engajamento do cliente com a marca. 

Ou seja, o QR Code Marketing é, definitivamente, uma tecnologia que dificilmente será largada pelos profissionais da área. 

Como QR Codes para as metas?

De um modo geral, é possível utilizar os QR Codes de várias formas para contribuir com o crescimento da empresa, ou com as metas de marketing. Abaixo, conheça as principais maneiras para usar a tecnologia:

Aumentar o número de seguidores

A presença de mídia social para qualquer empresa, hoje, já não é mais uma opção. Ou seja, é um aspecto obrigatório para todas aquelas companhias que desejam crescer no mercado. 

Por exemplo, muitas farmácias comercializam óleo cicatrizante natural. Entretanto, apenas uma farmácia pode ser considerada a preferência para alguém, e ela, provavelmente, adota uma postura diferente das demais. 

Logo, adotar o QR Code Marketing também pode ser considerado um diferencial positivo para um negócio. Na prática, poderá usar os QR Codes em seu material, para direcionar os usuários para as páginas das suas redes sociais.

Por exemplo, essa prática é essencial para uma empresa de vans para locação que procura aumentar a quantidade de seguidores em suas páginas nas redes. 

Downloads de aplicativos

Quando utilizado estrategicamente, o QR Code Marketing torna-se uma das maneiras mais eficientes para aumentar o número de downloads de aplicativos, além de direcionar os usuários para o funil de marketing de aplicativos móveis. 

Promover mais acessos ao site

Caso ache viável, é possível utilizar o QR Code Marketing para direcionar as pessoas para uma página, ou site que possua informações sobre o que pretende vender. 

É importante dizer que, para uma empresa que trabalha com aluguel de van 18 lugares, por exemplo, ter um tráfego saudável no site pode refletir, diretamente, na lucratividade. 

Algumas informações podem ser comunicadas através do código, como a descrição do produto, lista de preços, datas e horas e o procedimento para fazer um pedido. 

Criar listas de e-mail marketing

Algumas pessoas acham que o QR Code é um recurso que casa apenas com mídias digitais. Ou seja, uma tecnologia exclusiva para uma campanha de importância da regularização ibama, por exemplo. 

Na verdade, a tecnologia também pode ser introduzida em outros meios comunicativos, como os outdoors, anúncios impressos e cartões de visita para direcionar os usuários para a sua página. 

Melhorar a experiência do usuário

Atualmente, sabemos que a experiência do usuário é um dos, se não o fator mais importante para garantir que a empresa construa uma imagem positiva no mercado. 

Para obter uma avaliação do cliente, é necessário que você tenha em mãos boas informações sobre ele, e o QR Code pode ser sua principal ferramenta para essa coleta de dados. 

Criar uma experiência personalizada

Através da flexibilidade de incorporar vários formatos de conteúdo em QR Codes, as marcas têm atraído clientes por meio das experiências personalizadas, o que naturalmente, deixa o consumidor mais satisfeito com o tipo de tratamento que está recebendo. 

Conquistar a confiança e fidelidade do cliente

Outra maneira para utilizar os QR Codes, é para estabelecer a transparência na relação entre a empresa e o cliente. Isso pode acontecer, inclusive, com um QR Code na embalagem do seu produto.

Utilizar o QR Code para esse tipo de finalidade, irá te ajudar a conquistar a confiança do seu cliente. 

Por fim, é interessante dizer que é possível usar o QR Code Marketing para outras finalidades, como: gerar mais leads; vender melhor; compartilhar detalhes de contato; aumentar o engajamento pós-compra e receber avaliações e comentários. 

Ou seja, a utilização do QR Code Marketing torna-se ainda mais importante quando percebemos a quantidade de benefícios que ele pode promover para uma empresa. 

Quais empresas usam essa tecnologia?

De um modo geral, várias empresas já utilizam o QR Code para potencializar seus resultados. Para que você possa ter uma noção melhor, podemos usar um exemplo diferente. 

Trata-se de um programa chamado The Good Cook, que estreou pela rede BBC, e o canal inovou ao transmitir as receitas e no final disponibilizar um QR Code na tela, para que o telespectador pudesse criar o mesmo prato em casa. 

Além do programa, temos também a empresa Café 3 Corações, que para o seu lançamento da linha gourmet Rituais, utilizaram embalagens elaboradas para incluir um QR Code que, ao ser acessado, conta toda a origem e história do café. 

Por fim, podemos citar outras empresas que utilizam a tecnologia diariamente em suas campanhas, como:

  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • iFood;
  • Lojas Americanas. 

Todas estas empresas citadas, utilizam frequentemente o QR Code Marketing com o intuito de expandir seus resultados, e o cenário atual é a prova de que essa alternativa consegue dar certo. 

Conclusão

Neste artigo, o principal objetivo através das informações apresentadas foi reforçar a importância que o QR Code Marketing tem no mercado. Afinal, é através dela que muitas pessoas conseguem otimizar o seu tempo, e as empresas ganham também com a facilidade de acesso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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