Crescimento da Tecnologia no mercado agro aponta para a necessidade da formação de novos profissionais para acompanhar as tendências do setor. Startups se antecipam e lançam programa de capacitação para atender as demandas da Agricultura Digital de Decisão
O relatório Agricultura Digital 2021 divulgado pela consultoria 360 Research & Reports, em dezembro de 2021, apontou o crescimento global de 183% do uso de tecnologias de software e hardware na cadeia do agronegócio até o ano de 2026. O futuro está logo aí, mas o mercado de trabalho para os profissionais vem acompanhando essa evolução?
No Brasil, o cenário não é diferente. A agricultura passa por uma intensificação do uso de tecnologia em campo. Diversas empresas e startups apresentam constantemente novas soluções para os agricultores. As empresas de tecnologia estão preocupadas em entregar valor ou estão entregando resultados reais? O agricultor sabe realmente o que fazer com esses dados? Onde se encaixam os novos profissionais neste mar de soluções e tecnologias que surgem a cada dia?
Diante de dúvidas e questionamentos e de olho no futuro da agricultura digital no País, a Perfect Flight e a Metos, empresas líderes nos seus ramos de atuação com tecnologia Agro, criaram um programa de capacitação de profissionais diferente e disruptivo: o Projeto Decision – Agricultura Digital de Decisão.
O programa é voltado para a captação e capacitação de talentos que queiram seguir a carreira na agricultura digital. Por meio de treinamentos ministrados em parceria pelas equipes da Perfect Flight e Metos, os integrantes terão um curso de especialização na área de agronegócio, inglês, workshops de parceiros e mentoria. O objetivo é oferecer uma visão completa dos aspectos importantes da aplicação de tecnologia na agricultura moderna.
“Nossa ideia é apresentar uma proposta inédita para o mercado do agronegócio. Queremos fomentar soluções e profissionais que realmente tenham o poder de decidir e mostrar na prática que a tecnologia tem seu valor, especialmente dentro de um conceito de ecossistema de soluções conectadas que juntas geram mais resultado e lucratividade para o campo”, disse Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Perfect Flight.
Inicialmente serão abertas cinco vagas para trainees, divididas para as seguintes cidades brasileiras: uma para o estado do Rio Grande do Sul; uma para a região de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia; duas vagas para as regiões de Sorriso e Primavera do Leste, no Mato Grosso; e uma para a região de Chapadão do Céu, em Goiás.
Requisitos
Para participar é preciso ser graduado há menos de 2 anos em Agronomia, Engenharia Agrícola ou Agrocomputação. Ter inglês básico, CNH válida, com dois anos de experiência; residir na região da vaga e ter disponibilidade de viagens.
Os selecionados terão aulas e treinamentos em Agricultura Digital e Ferramentas; Agrometeorologia; Sensores climáticos e Aplicações; Sensores de Solo; Manejo da Irrigação e Automação; Planejamento de Operações Agrícolas; Modelos Preditivos de Doenças; Monitoramento automatizado de insetos; Smart City e IoT; O futuro dos dados -Plataformas de gestão – integrações, desafios, soluções; Treinamento Perfect Flight; Venda consultiva/gestão de território/SWOT/SPIN/DISC/CRM; Customer Success/Customer Experience (CS/CX); Empreendedorismo e workshops com outras empresas do ecossistema conectado (John Deere/SOL). Além dos treinamentos ministrados pelas equipes da Metos e Perfect Flight, os trainees terão um curso de inglês com professor particular, online, 1-1, com foco no desenvolvimento da comunicação empresarial e técnica.
Haverá acompanhamento em projetos com clientes; instalações de projetos e manutenções de equipamentos em campo; entregas técnicas, treinamento e capacitações de clientes; estudos e expansões de projetos já instalados e geração de oportunidades e busca por novas aplicações.
“Teremos uma capacitação na prática que é uma maneira de ganhar experiência diretamente junto ao cliente, focando na real utilização das tecnologias em campo”, destaca Luciano Loman, diretor-executivo da Metos Brasil.
Além disso, acontecerá uma capacitação na prática que é uma maneira de ganhar experiência diretamente junto ao cliente, focando na real utilização das tecnologias em campo.
O projeto tem duração de 24 meses e os selecionados receberão uma ajuda de custo, cursos, alimentação, carro, plano telefônico, notebook e plano de saúde. Após a conclusão, os trainees sairão habilitados para atuar como representantes técnico-comercial.