Alta Após 104 Dias de Cuidados Humanizados no HCN
Posted inSaúde e Bem-Estar

A Vitória do Pequeno Uriel: Alta Após 104 Dias de Cuidados Humanizados no HCN

Nascimento Prematuro: Um Desafio Imediato

O pequeno Uriel nasceu prematuramente no dia 21 de março de 2024, às 23h07, com apenas 27 semanas de gestação e pesando 640 gramas.

Desde o início, enfrentou grandes desafios, necessitando de reanimação logo ao nascer. Avaliado pela ferramenta de inteligência artificial (IA) de classificação de atenção ao recém-nascido (Caren), ele foi imediatamente encaminhado à UTI neonatal do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu.

O Papel Crucial da IA Caren

A ferramenta Caren é uma inteligência artificial que visa informar e orientar sobre o nível de cuidado necessário para os bebês, reduzindo o risco de mortalidade infantil e garantindo cuidados personalizados. Iniciado em outubro de 2023 no HCN, este projeto-piloto auxilia na tomada de decisões e priorização do atendimento com base nos dados informados.

Para Vanessa Alves, mãe de Uriel, a humanização no atendimento e a identificação precoce dos procedimentos necessários proporcionada pela Caren foram essenciais. “Fiquei muito impressionada com o cuidado personalizado que ele recebeu, especialmente por ser prematuro”, relata.

Febre do Oropouche: Entenda o surto da Doença que Preocupa o Brasil

De Volta para Casa

Após 104 dias de cuidados intensivos, Uriel recebeu alta, resultado do empenho da equipe do HCN e do apoio da IA Caren.

A equipe de enfermagem organizou um corredor de palmas e exibiu um cartaz com a frase: “Eu venci as 640 gramas. Depois de 104 dias, vou para minha casinha.”

A recuperação de Uriel foi um esforço multiprofissional, envolvendo enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões pediátricos e fonoaudiólogos.

A coordenadora de enfermagem da UTI neonatal do HCN destacou a importância desse trabalho coletivo.

Com grande alegria, a mãe de Uriel enfatizou a evolução de seu filho. “Hoje, após três meses, ele está saudável, forte, ganhando peso a cada dia.

Estávamos apenas aguardando para finalmente irmos para casa”, disse ela, momentos antes de levar o bebê para conhecer seu lar.

compartilhar: