Análise regularmente os dados de marketing para avaliar a eficácia de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário — Divulga Oeste
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Análise regularmente os dados de marketing para avaliar a eficácia de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário

Os dados de marketing são importantes para saber se suas estratégias estão funcionando. Afinal, em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, o sucesso das suas campanhas está diretamente ligado ao seu poder de persuasão. A Análise regularmente os dados de marketing para avaliar a eficácia de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário.

Por isso é muito importante analisar previamente todos os dados que se referem às vendas, aos resultados em mídias sociais e outras fontes de dados, isso tudo é necessário para o processo de criação das campanhas e para que sua empresa alcance seus objetivos.

Dessa forma, a combinação de dados estatísticos consegue fazer com que tenha uma visão do comportamento dos seus clientes e isso vai te ajudar a orientar como eles podem se comportar em novas campanhas. Com essa informações, é mais fácil:

  • Tornar o marketing cada vez mais eficaz;
  • Alinhar com maior assertividade suas ofertas;
  • Fazer com que as expectativas de seus clientes sejam alcançadas;
  • Fazer com que suas campanhas alcancem mais pessoas.

Para te ajudar a entender como essa estratégia funciona, continue lendo esse artigo, pois separamos as informações mais importantes sobre o tema, além de mostrar como aplicá-lo ao seu negócio.

O que é análise de dados?

Definimos a análise como uma disciplina baseada na matemática que busca encontrar padrões nos dados, para que se obtenha conhecimento sobre essas informações, como os resultados de uma campanha de uma empresa de montagem de linha de vida. Ela emprega:

  • Estatísticas;
  • Modelagem preditiva;
  • Aprendizado de máquina para revelar informações e responder perguntas; 
  • Entre outros fatores. 

No marketing digital, a análise é essencial para entender e prever o comportamento dos usuários, é através dessas informações que você conhece o seu público e entende o que ele espera da sua empresa.

Através dessas informações, é possível otimizar a experiência dos usuários e com isso, impulsionar as vendas de estante inox cozinha industrial, por exemplo.

Análise regularmente os dados de marketing para avaliar a eficácia de suas campanhas e fazer ajustes conforme necessário

Como fazer essa análise?

Analisar os dados de forma antecipada é muito importante para que a sua campanha de marketing funcione da melhor forma. Para isso, é importante que você siga algumas aplicações.

Modelagem do mix de marketing

Essa técnica procura analisar os dados anteriores para que seja possível determinar e medir os impactos que uma na campanha de marketing terá na sua empresa.

Dessa forma, através de uma análise de regressão, é possível quantificar os esforços e eficiência de várias atividades de marketing, para que seja possível traçar a contribuição que essa campanha teve para alcançar os objetivos.

Quando uma empresa de transportadora de produtos químicos obtém os insights, consegue utilizá-los como ferramenta para regular e ajustar os esforços de marketing, para que seja possível maximizar o lucro e prever as vendas em diversos cenários.

Perfis de clientes

É importante que a análise vá além das informações fornecidas pelo CRM. Para isso, você precisa procurar por informações específicas sobre os seus clientes, como:

  • Suas características comportamentais;
  • Região que mora;
  • Idade; 
  • Histórico de compras. 

Entre outras informações únicas, para que consiga entender melhor o seu público. Então, a sua equipe de vendas têm um papel principal nessas ações e pode te ajudar em todo esse processo.

Aquisição de clientes

Para que uma empresa de telecomunicação consiga analisar os dados de uma melhor forma, ela precisa saber quem são seus clientes ideais. Para que isso seja possível, é importante que tenha uma seleção dentro do seu público, mas como?

Você precisa buscar entender quais dos seus clientes geram mais lucro para a empresa, isso irá te ajudar a compreender como conquistar novos consumidores que sejam iguais a eles. Assim, contará com um público mais qualificado.

Retenção de clientes

Entender que reter os seus clientes é muito mais barato do que conseguir novos consumidores. Para muitas empresas, é difícil compreender isso, mas pense que aqueles que já consomem sua marca e confiam em seus produtos precisam ser valorizados.

O erro comum entre os empreendedores é focar apenas em novos clientes, fazendo uma espécie de sanitização de dados daqueles consumidores que já existem, esquecendo a importância desse público.

Por isso, é fundamental que você analise previamente como funciona a rotatividade dos clientes dentro da sua empresa, com isso, poderá criar estratégias de marketing que diminuam esses resultados. 

Sendo assim, você consegue manter sua base de clientes, fazendo a retenção desse público, já que terá todos os dados que precisa.

Up Selling

O Up Selling é quando uma empresa de  resistência cartucho, por exemplo, analisa casos em que os seus clientes compram mais itens na sua segunda compra, ou seja, ele está cada vez mais adquirindo um maior número de produtos.

Ao analisar essas informações, é possível direcionar esforços para que isso ocorra com mais frequência, fazendo com que você otimize suas vendas. Para te ajudar com essa estratégia, é preciso que verifique a seguintes características:

  • Personalidade do comprador;
  • Dados de vendas anteriores;
  • Negociações ganhas; 
  • Entre outros fatores. 

Essas informações são capazes de gerar oportunidades para com que o seu UP selling se torne cada vez mais recorrente.

Otimização das conversões no site

O site é uma boa métrica para analisar como os seus cliente consomem seus conteúdos, além dos seus produtos, por isso é preciso que entenda como os seus compradores se comportam nesse espaço. Para isso, é necessário avaliar:

  • Quais páginas são mais visitadas;
  • Quais botões são mais clicados;
  • Quais formulários são mais preenchidos;
  • Quais banners são mais clicados.

Esses dados são bem relevantes para que se observe as ações dos visitantes e com isso, consiga converter cada vez mais pessoas em consumidores da sua marca.

Ou seja, quando alguém pesquisar por “óleo de girassol para pele preço” e acabar caindo no seu site, é preciso saber qual impacto a sua empresa causou nesse visitante. Para isso, é preciso descobrir os padrões de comportamentos.

Com esses dados, a sua empresa irá otimizar o seu site, conseguindo adequar as necessidades e anseios do cliente.

Por que a análise de marketing é importante

Conhecer os seus dados permite com que planeje de uma melhor forma suas estratégias, por isso que a análise é uma das melhores maneiras de entender a jornada do seu cliente.

Isso permite com que a sua empresa personalize sua abordagem, conseguindo compreender o que está funcionando ou não em suas campanhas. 

Essas informações são essenciais para aplicar o marketing digital da melhor forma em seu negócio. Com isso, sua empresa consegue:

  • Quantifique seus pedidos;
  • Transforma dados de marketing em informações;
  • Comparar e contrastar seus dados de marketing;
  • Manter sua orientação voltada às metas.

Caso tenha uma empresa de qualquer segmento e deseja crescer no mercado, aumentar seu alcance no ambiente virtual e com isso, fazer com que suas vendas cresçam, é preciso analisar os seus dados. 

Como usar a análise de marketing para crescer

Saiba que os dados funcionam para melhorar os resultados da sua empresa e fazer com que ela cresça cada vez mais, mesmo aqueles negócios que estão dando tantos resultados conseguem se beneficiar desses mecanismos.

Segmente os dados do seu cliente

Quando segmenta os dados do cliente levando em consideração qualidades e ações específicas, consegue obter dados mais precisos e úteis. Saiba que é possível fazer a segmentação com base em qualquer ponto demográfico que afete seus resultados, como:

  • Situação familiar;
  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Nível de escolaridade;
  • Localização geográfica;
  • Receita anual.

Esses dados podem ir além e segmentar informações com base no comportamento do seu público, os classificando em:

  • Clientes que abandonam seus carrinhos de compras;
  • Aquele que navegam pelas páginas do seu produto sem comprar;
  • Consumidores que compram regularmente de você;
  • Aqueles que não voltam ao seu site há um tempo.

Através dessa segmentação, você consegue filtrar seus dados por relevância, absorver as informações que precisa para serem usadas em suas estratégias, assim fica mais fácil traçar as práticas certas.

Veja o que não funciona e ajuste suas estratégias

Em um negócio, às vezes, é preciso recalcular a rota e se adequar às exigências, sejam elas de mercado ou relacionadas aos cliente, para isso, é preciso entender quais são os pontos fortes do seu negócio.

Além disso, a análise de dados irá mostrar quando ocorrer uma queda repentina em suas vendas, assim, conseguirá identificar de maneira rápida o que ocorreu para que as soluções sejam encontradas.

Um conselho é analisar onde os seus conteúdos estão com baixo desempenho e ver essa queda como uma oportunidade para crescer e usar suas ferramentas de análise para preencher todas essas lacunas, até mesmo em uma empresa de motor de corrente alternada, por exemplo. 

É importante que faça todas as alterações necessárias e continue coletando e analisando todos os dados, isso fará com que sua empresa continue crescendo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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