A gordura localizada pode ser um grande problema na vida das pessoas, uma vez que o peso sobressalente pode proporcionar insegurança, baixa autoestima, problemas de saúde e muitos outros problemas.
Entretanto, perder peso também pode ser muitas vezes difícil, pois os exercícios físicos e alimentação devem atingir as regiões certas e a motivação para continuar treinando pode nem sempre ser fácil de conseguir.
Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre a importância de eliminar a gordura localizada e como você pode fazer isso da melhor forma possível.
O que é gordura localizada?
A gordura localizada é nada menos do que a reserva energética do seu organismo que não foi queimada e se concentra em alguns locais específicos do corpo humano.
A queima de gordura pode acontecer através de exercícios físicos, onde desde uma ginástica laboral nas empresas até uma caminhada para o trabalho ou idas à academia podem gastar um pouco da gordura que você possui em seu corpo.
Existem alguns fatores que podem contribuir para que a gordura localizada fique concentrada na região do abdômen e se torne muito difícil de eliminar. Isso acontece devido às seguintes situações:
- Alimentação não equilibrada;
- Falta de exercícios físicos;
- Genética;
- Problemas hormonais.
Esses são os principais fatores que podem fazer com que a gordura localizada se forme na região do abdômen e se tornem difíceis de serem queimadas.
Além desses fatores, existem ainda mais duas formas que possuem a capacidade de fazer com que a gordura localizada se acumule, sendo esses na camada subcutânea e na visceral.
Camada subcutânea
A camada subcutânea é a mais profunda e o seu principal efeito é o culote, onde esse tipo de gordura é o mais difícil de perder.
Devido ao metabolismo demorar para responder aos estímulos do organismo, causa assim a demora para a queima de gordura, criando um grande volume na região do abdômen.
Com isso, essa região cresce consideravelmente, quase como se você estivesse grávida, e não precisaria utilizar um detector fetal para comprovar a gravidez.
Entretanto, para eliminar esse tipo de gordura, é possível alterar os seus hábitos de alimentação e começar a praticar exercícios físicos, com o intuito de acabar com a gordura localizada da melhor forma possível.
Camada visceral
A camada visceral fica localizada no interior da cavidade abdominal, onde ela possui a capacidade de alterar as taxas do organismo, prejudicando assim o funcionamento dos seus órgãos e, consequentemente, aumentando o risco de doenças.
Para que isso não aconteça, você deve realizar algo como uma análise preliminar de risco, onde se efetua uma bateria de exames e é feito um procedimento para melhor definir e atender sua condição.
Dessa forma, é muito importante cuidar e manter o seu peso equilibrado com a finalidade de manter a camada visceral saudável, e com isso impedir que a camada de gordura se torne perigosa, trazendo muitos riscos à saúde.
Qual é a importância de eliminar a gordura localizada?
Eliminar a gordura localizada de forma saudável é de extrema importância para que o seu corpo obtenha o melhor resultado possível tanto estético quanto sem prejudicar o seu bem-estar.
Para que isso aconteça, você precisa realizar alguns exames, como uma ergoespirometria, consultas no nutricionista e muitos outros procedimentos para analisar a massa e gordura do seu corpo e o que melhor se encaixa com você.
A gordura localizada pode ser um fator prejudicial para muitas situações da sua vida, onde não só a estética, autoestima, mas também a saúde são diretamente afetadas com o ganho de peso em excesso.
Com isso, se faz extremamente importante o cuidado constante com o corpo físico a fim de proporcionar as vantagens relacionadas à saúde do corpo e da mente do ser humano.
Dessa forma, assim como em uma clínica de olhos, o acompanhamento constante de como está essa parte do corpo é essencial, a fim de melhorar os seus hábitos e proporcionar uma boa qualidade de vida.
O que fazer para eliminar a gordura localizada?
Devido às muitas consequências que podem ser desencadeadas com o aumento da gordura localizada na região do abdômen, o controle do seu tamanho e quantidade se faz extremamente importante para a sua saúde.
Entretanto, eliminar essa gordura muitas vezes pode ser difícil, uma vez que é necessário atingir um local específico e mudar os seus hábitos de alimentação e atividades do dia a dia.
Com isso, dentre as principais ações que podem diminuir a gordura localizada do seu organismo, podem-se citar:
- Fazer exercícios físicos;
- Ter uma alimentação saudável;
- Fazer procedimentos estéticos;
- Se hidratar;
- Evitar comer doces;
- Comer a cada 3 horas;
- Ter bons hábitos.
Essas são as principais ações que você pode tomar para conseguir eliminar a gordura localizada do seu corpo a fim de ter uma vida mais saudável e longe de riscos à saúde.
Fazer exercícios físicos
Fazer exercícios físicos é muito bom para a saúde e ajuda a eliminar a gordura localizada presente no seu corpo. Com eles você consegue eliminar a gordura na região desejada e ainda perder uma quantidade considerável de peso.
Além disso, esse hábito também possui a capacidade de proporcionar uma maior disposição para o seu dia a dia.
Com isso você consegue prevenir doenças e ainda melhorar a sua qualidade de vida, onde a gordura localizada pode ser diminuída a ponto de precisar de uma lâmpada para microscópio para conseguir encontrá-la.
Ter uma alimentação saudável
Ao realizar uma reeducação alimentar, você consegue adquirir uma alimentação equilibrada e mais saudável, reduzindo as chances de acumular uma gordura localizada na região do abdômen.
Assim você também consegue acelerar o seu metabolismo, impedindo que a comida fique por muito tempo no seu organismo e se transforme nessa gordura.
Para que isso aconteça, você pode comer frutas, legumes, saladas e variados alimentos que sejam ricos em fibras.
Uma alimentação saudável e equilibrada evita que você desenvolva doenças e precise de cuidados médicos, como muitos exames, ambulância particular e uma grande quantidade de medicamentos.
Procedimentos estéticos
Os procedimentos estéticos, embora mais invasivos, também são uma alternativa para gorduras difíceis de tirar, principalmente se você possui algum problema de saúde, eles podem ajudar consideravelmente na sua melhora.
Existem diferentes tipos de procedimentos que podem ser realizados com o intuito de se livrar da gordura localizada, onde dentre eles podem-se citar:
- Criolipólise;
- Pró-lipo;
- Carboxiterapia;
- Heccus;
- Pró-detox ou massagem modeladora.
Esses são alguns dos procedimentos que podem auxiliar na eliminação da gordura localizada, ajudando na sua saúde e prevenindo doenças que podem vir dessa condição.
Além disso, através de insumos farmacêuticos você consegue passar pelo período de pós-operatório diminuindo as dores e ajudando a melhorar o funcionamento do seu corpo.
Se hidratar
A hidratação é um fator muito importante para o corpo humano, onde além de ajudar com a eliminação da gordura localizada, ela também possui a capacidade de manter o organismo funcionando da melhor forma possível.
Ao beber bastante água durante o dia você consegue eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Além disso, a água também possui a capacidade de hidratar o seu intestino, regularizando o seu funcionamento.
Para que isso aconteça, é recomendado um consumo de cerca de 2 a 3 litros por dia, a depender da sua massa.
Outro fato importante é que, ao adicionar o consumo de líquidos, como chás e sucos, você também ajuda a eliminar toxinas e, além disso, pode reduzir o excesso de líquido que é acumulado pelo corpo, fazendo com que o seu metabolismo acelere a queima de gordura.
Evite comer doces
Os alimentos que possuem açúcar em sua composição são rapidamente transformados em gordura pelo seu organismo. Por esse motivo, é muito importante evitar o consumo de doces e alimentos que possuem uma grande quantidade de açúcar em sua receita.
Uma boa alternativa para isso é comer frutas cítricas e ricas em fibras quando estiver com vontade de comer algo doce, assim você consegue comer algo que possui um sabor mais adocicado, eliminando a vontade de comer doces, e manter o seu corpo mais saudável.
Coma a cada 3 horas
Ao comer comidas saudáveis a cada 3 horas você mantém o seu corpo satisfeito e não possui a necessidade de exagerar na próxima refeição, mantendo uma constância na absorção de alimentos.
Tenha bons hábitos
Por fim, é necessário desenvolver bons hábitos alimentares, onde não são realizadas dietas malucas e sem fundamento.
Além disso, é necessário procurar por um especialista antes, com o intuito de montar uma dieta balanceada e que se adeque com os seus objetivos, tamanho do corpo e hábitos alimentares.
Com isso você consegue perceber maiores resultados e em um menor período de tempo, sem sentir uma mudança muito brusca e substituindo alimentos que você gosta muito, mas que são prejudiciais à saúde, por comidas mais saudáveis e que forneçam o que você precisa.
A alimentação saudável e as práticas de exercícios físicos são muito importantes para que você obtenha uma vida mais saudável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.