SSD
Posted inTecnologia

Aprenda a instalar um SSD em um notebook

O SSD, sigla para Solid State Drives, tem mudado a maneira como computadores e notebooks se comportam. Essa peça de hardware é muito mais rápida que seus antecessores, tornando o computador mais potente.

Para uma empresa de puxador para porta de vidro, ter um computador adequado para suas funções é fundamental para otimizar a maneira como ele é trabalhado e como você pode organizar todas as tarefas do seu dia a dia.

O grande diferencial do SSD é o fato de que ele não possui agulhas magnéticas ou mesmo discos físicos, acessando os dados necessários para o funcionamento do computador de forma muito mais rápida.

Os antigos HDs (Hard Disk) utilizavam partes móveis para fazer a leitura das informações e não só identificar dados, mas também fazer o funcionamento de arquivos e softwares.

Com o SSD, o desempenho do computador acaba melhorando consideravelmente, fazendo com que muitas pessoas optem por fazer a mudança do dispositivo em seus computadores e notebooks.

Em uma primeira vista, a instalação de um SSD pode parecer bastante complexa, o tipo de atividade que precisa ser feita por um profissional qualificado. Entretanto, isso não é necessariamente verdade.

Com algumas dicas e informações, qualquer usuário pode fazer a troca e substituir o HD do computador por um SSD, ganhando considerável avanço na qualidade de execução de tarefas do equipamento.

Por conta disso, é comum ver uma empresa de toldos atualizando seus recursos para conseguir trabalhar com mais qualidade e oferecer uma experiência satisfatória para seu consumidor.

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você tome algumas precauções quando for mexer no hardware de seu computador. A primeira delas é fazer um backup de todos os arquivos no HD antigo.

A troca não puxa os dados do equipamento anterior para o novo, e você pode perder uma quantidade considerável de informações se não fizer um backup adequado, seja com pendrives ou até mesmo armazenando os itens na nuvem.

Depois, observe adequadamente a alimentação de energia do computador. Ela deve ser desligada para garantir mais segurança para você e para o equipamento, evitando choques elétricos e o risco de curtos durante a troca.

Para garantir que você não esteja passando energia para nenhum componente do computador, o ideal é desligar todos os cabos de alimentação que estão conectados a ele.

Outro item a se atentar antes de iniciar o processo de instalação e montagem do computador é remover a energia estática de seu corpo, o que pode ser realizado ao encostar no gabinete com tudo desligado.

Dessa forma, você protege o computador de sua empresa de aluguel de galpão de lona, bem como todas as informações contidas nele sobre seus clientes e negociações em andamento.

A estática é a eletricidade que seu próprio corpo gera, e é muito comum senti-la em situações aleatórias, tomando choques ao encostar em outras pessoas e objetos, o que pode ser muito ruim para o computador.

Isso porque a energia estática que seu corpo possui pode queimar alguma peça mais sensível do equipamento quando entram em contato, fazendo com que você tenha que comprar reposições para a peça e aumentando os custos da mudança no computador.

Instalando um disco SSD no computador

Agora que você conhece um pouco mais sobre o SSD e o diferencial que esse item oferece em seu computador ou notebook, é importante entender como fazer esse processo de instalação de maneira adequada.

Vale lembrar que cada computador é único, e nem sempre os itens serão colocados da mesma maneira, ainda que se trate do mesmo tipo de instalação, pois a posição e ordem de instalação podem variar muito nos equipamentos de sua empresa de talha manual.

Entretanto, esse é um item que precisa ser realizado de forma adequada para evitar maiores complicações, por isso você deve se atentar aos itens do passo a passo e adaptá-los para a realidade de seu dispositivo.

 Montagem do SSD

O primeiro passo para a instalação de um disco SSD no seu computador é colocá-lo adequadamente no suporte de discos do gabinete. Existem diversos modelos diferentes, que devem se adaptar tanto ao hardware quanto ao dispositivo.

Em alguns casos é necessário comprar um adaptador para que o drive possa ser acoplado no mesmo espaço que um HD ficaria, sem perder qualidade ou mesmo deixar o dispositivo solto no gabinete.

Essa é uma maneira importante de trabalhar a segurança do dispositivo, ajudando a entender melhor as possibilidades que você possui ao instalar um SSD adequadamente em seu computador.

Para conseguir colocar o SSD, você deve encaixar o suporte no gabinete, na área reservada para HDs ou para drives de CD e DVD. Para garantir mais firmeza e segurança para o equipamento, é importante que você parafuse os dois lados.

Alguns gabinetes novos possuem áreas específicas para os SSD, que tem um tamanho diferente de HDs comuns. Entretanto, é imprescindível que você não deixe o drive solto no gabinete de sua empresa de misturador de tinta.

Além de ampliar o risco de curto, você pode atrapalhar a ventilação do equipamento, correndo risco de superaquecimento. Os danos causados pelo SSD solto podem ir além da peça, prejudicando diversos outros componentes do computador.

Conexão do SSD

O próximo passo na instalação do SSD é conectá-lo ao equipamento. Isso deve ser feito primeiro pela energia, cujo cabo é ligado à fonte do notebook, e depois conectado aos cabos de dados.

O cabo de dados é ligado diretamente à placa mãe, através da entrada SATA, que é responsável por utilizar as informações do SSD de forma muito mais rápida e efetiva, garantindo o melhor uso do drive.

Os conectores possuem formatos diferentes para evitar que você os confunda, o que pode danificar o equipamento. Por isso, a conexão deve ser fácil e ficar firmemente fixada, ou não está sendo realizada de maneira correta em sua fábrica de chapa de ACM.

Encerramento da montagem

Depois de conferir todas as conexões e posicionamento do equipamento, você deve fechar o gabinete, mas sempre se certificando de que os cabos estão bem posicionados e não estão afetando nenhum outro dispositivo.

Existem fontes que são mais fáceis de instalar e mais seguras, conhecidas como fontes modulares. Entretanto, esse equipamento está fora do orçamento da maioria das pessoas, que preferem contar com fontes mais em conta com fios.

Caso esses fios encostem em alguma placa ou ventoinha, isso pode prejudicar o desempenho do computador ou mesmo causar algum problema maior. É importante se atentar a estes elementos antes de qualquer alteração.

Depois de tudo pronto, você está com o SSD instalado no computador, mas isso é apenas a questão de hardware.

Nesse ponto, inicia-se uma nova fase da instalação, que permitirá que você utilize o equipamento de forma mais adequada em uma empresa de porta de enrolar.

Formatando seu disco SSD

Depois que a instalação física está pronta, é hora de formatar o dispositivo para que ele possa ser utilizado normalmente em seu computador. Algumas marcas já deixam o dispositivo formatado, pronto para usar.

Entretanto, em alguns casos, é importante refazer esse procedimento, principalmente se o seu sistema operacional é incompatível com a formatação feita pelo fabricante em primeiro lugar.

O uso de um SSD como suporte para seu computador é muito interessante, pois você pode usar o equipamento para armazenar uma série de arquivos como:

  • Imagens;
  • Fotos;
  • Músicas;
  • Documentos.

Independentemente da escolha feita, esses arquivos serão lidos de maneira muito mais simples e rápida, otimizando a experiência de usar o computador.

Para aqueles que desejam instalar o sistema operacional em um SSD, essa possibilidade também existe. Os arquivos de instalação de sistemas operacionais normalmente realizam automaticamente a formatação para adequar o disco.

Depois de realizada a instalação, você conseguirá usar corretamente seu computador com um disco de armazenamento de dados muito mais potente, o que ajuda a otimizar uma série de elementos em sua loja de kit porta pronta.

Tanto o carregamento inicial quanto a utilização de programas e softwares instalados em um SSD fazem a diferença para usuários, principalmente aqueles que utilizam o dispositivo para o trabalho.

Considerações finais

Os discos SSD são um importante avanço tecnológico para o mercado, pois possibilitam uma melhoria imediata na utilização de recursos em computadores e notebooks sem a necessidade de um alto investimento.

Assim você consegue trabalhar com muito mais qualidade e velocidade sem precisar trocar muitas peças de seu equipamento, ou mesmo trocar o computador inteiro, como era o caso de muitos equipamentos mais antigos.

Empresas que trabalham com esse tipo de ação se tornam muito mais relevantes no mercado, garantindo mais sucesso em suas operações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: