Você já ouviu falar sobre o termo neurodesign? Basicamente ele é derivado do estudo da neurociência e da psicologia, e consiste em um ramo que estuda como a mente se comporta diante de determinados estímulos visuais.
É por isso que esse termo é tão fortemente aplicado ao marketing, a fim de buscar maneiras de atrair os leads (potenciais clientes) de forma mais eficaz.
Seja para vender mais bancada de aço inox ou para atrair mais pacientes para uma clínica odontológica, o neurodesign é uma ótima estratégia para o marketing.
Por isso, os profissionais dessa área devem se atualizar constantemente para desenvolver técnicas e otimizar os processos de vendas, e sem dúvidas o neurodesign é algo essencial de ser estudado nesses últimos tempos.
O marketing, portanto, expande sua atuação em diversas áreas, além de criar e otimizar plataformas que facilitam o trabalho com dados e campanhas, também se aplicam ao desenvolvimento de técnicas de inbound e outbound marketing.
E sem dúvidas o neurodesign é um conceito que agrega a essas estratégias. Para exemplificar de forma mais concreta, podemos abordar o uso de anel de borracha para vedação, que o torna alguns tipos de máquinas e produtos industriais altamente funcionais.
Algo que há pouco tempo os empresários do ramos não imaginavam ser possível. Ou seja, são elementos da psicologia que se tornaram grandes aliados para as estratégias de marketing, com grandes resultados obtidos.
Existem formas, figuras e cores que estimulam nosso cérebro a realizar ações, funcionando assim como uma espécie de engate rápido, e tudo isso pode ser visto no neurodesign.
Então se você quer saber mais sobre o neurodesign e como essa técnica pode melhorar a performance das suas campanhas de marketing, confira todos os detalhes adiante!
O que é neurodesign?
É muito importante começar com essa definição, principalmente para saber se é uma estratégia que se aplica ao segmento de calibração de equipamentos ou qualquer outro segmento de mercado sem ser marketing, por exemplo.
Como mencionamos no início deste artigo, o neurodesign é baseado no estudo da neurociência e da psicologia, e é resultado de estudos de como nossa mente se comporta diante de determinados estímulos visuais.
Como o cérebro já é conhecido por responder a esses estímulos, os cientistas sempre estiveram procurando maneiras de aplicar essas respostas ao trabalho de designers e publicitários.
Com isso, seja para impulsionar as vendas de uma resistência cartucho ou para atrair novos clientes para uma agência de turismo, o neurodesign é a estratégia certa.
Essa ideia favorece fortemente o mercado em qualquer segmento, aumentando as vendas de produtos ou serviços, o que significa que o marketing como um todo se beneficia.
Benefícios do neurodesign
A resposta para essa pergunta é bem simples: é só pensar em campanhas de marketing engajadoras, com um design mais assertivo e coerente com o público-alvo.
E mais do que isso, é uma estratégia para fazer com que o público olhe para as imagens, para os produtos, e se sintam bem com eles. Isso certamente cria um desejo pelo produto.
Esse é o objetivo do neurodesign, fazer o cliente querer algo só de olhar, seja para uma embalagem para café ou para um carro. É uma questão de sentimento.
Portanto, o neurodesign veio para mudar, ou melhor, melhorar todas as estratégias de marketing que utilizamos hoje. E mesmo que as empresas ainda demorem a implantar esse tipo de estratégia, ainda vai crescer muito e ganhar espaço no mercado.
Isso significa que é essencial que as empresas busquem se qualificar nesse tipo de estratégia inovadora que chegou no mercado para atrair o público certo.
Como funciona o neurodesign na prática?
Um fato importante é que é preciso destacar que no Brasil, pouco se sabe sobre esse novo campo de conhecimento do design.
Mas não é porque não vemos que ele não existe, afinal, assim como somente profissionais sabem sobre o funcionamento, instalação e aplicação da esfera de aço 6mm, por exemplo, esse é um conceito novo que os profissionais de marketing devem buscar conhecer.
Mas atualmente existem vários centros de conhecimento ao redor do mundo que pesquisam esse tema. Por ser algo completamente novo no mundo acadêmico e profissional, o neurodesign é considerado a nova fronteira do design.
Na prática, a ideia do neurodesign se baseia em entender como nosso cérebro reage ao interagir com um produto, marca ou serviço. Isso torna o conhecimento essencial para o desenvolvimento de interações densas e intuitivas entre marcas e pessoas.
Em outras palavras, os pesquisadores estão tentando transformar emoções em dados. Isso permite entender profundamente a experiência entre consumidores e marcas usando tecnologias de leitura e reconhecimento de imagens cerebrais e sensores de estímulo.
Portanto, o neurodesign funciona como impulsionador de imagens, fotos e vídeos que são publicados todos os dias, buscando melhores resultados de engajamento.
Tendências populares e mídias sociais medem o chamado pulso psicológico global, e os resultados mostram o que as pessoas ao redor do mundo estão procurando, querendo, consumindo, pensando e provavelmente sentindo.
Por que o neurodesign é importante?
Hoje em dia, o mundo digital está cada vez mais visual, ou seja, as pessoas adoram fotos e boas imagens. Portanto, não é à toa que uma das maiores redes sociais do mundo, o Instagram, esteja repleta de conteúdo visual.
E essa tendência ganha força com a chegada de novas fontes, sempre exigindo maior intensidade visual, como:
- Reels do Instagram;
- Fotos do Pinterest;
- Imagens do Twitter;
- Facebook.
Portanto, independentemente da rede social escolhida e de um produto ou serviço que se quer vender, o neurodesign é a solução concreta para construir melhores resultados dentro dessa estratégia.
E se você quiser entender ainda mais desse estudo do neurodesign, é só pensar que a percepção visual ocupa mais espaço no cérebro humano do que adquirir outro tipo de informação.
Então codificar imagens é algo que as pessoas percebem muito mais rápido e com mais significado. São as imagens que estimulam os visitantes das redes sociais e sites a lerem a mensagem, além de facilitar o entendimento e dar direção para seguir em frente.
Resumidamente, são os conteúdos visuais de qualidade que possibilitam a tão esperada viralização. E para provar esses pontos, vale destacar um fato de estudo realizado:
Cerca de 80% das pessoas são mais propensas a ler conteúdo que inclui imagens coloridas.
Com base nisso, os infográficos atraem três vezes mais curtidas e compartilhamentos nas mídias sociais do que outros tipos de conteúdo.
E claro, artigos com pelo menos uma imagem para cada 100 palavras têm duas vezes mais chances de serem compartilhados nas mídias sociais.
Portanto, independentemente se você quer construir uma estratégia matadora de marketing para uma empresa distribuidora de filtro para remoção de ferro e manganês ou promover uma marca de perfumes, é essencial utilizar conteúdo visual estratégico com neurodesign.
Como aplicar o neurodesign?
O neurodesign pode ser aplicado com equipamentos especializados, são eles que permitem acesso a dados extremamente precisos sobre as necessidades, desejos e preferências do consumidor.
Ou seja, são tecnologias de ponta que garantem resultados assertivos em conteúdo visual. Essas tecnologias podem ser:
- EEG (leitor de impulso elétrico cerebral);
- Eye Tracking (leitor de olhos);
- GSR (leitor de suor da pele);
- Análise de frequência cardíaca e reconhecimento facial.
Tudo isso combinado com um software poderoso para coletar dados em tempo real conforme uma pessoa passa por uma determinada experiência.
Outras métricas, como nível de atenção, resposta emocional e memória, também podem ser extraídas usando essas tecnologias. Eles produzem insights perceptivos em um nível subconsciente.
Os pesquisadores já estão estudando essas novas tecnologias e aplicando-as nos processos de design de forma muito primária. Vale ressaltar que tais equipamentos são de difícil obtenção para as empresas brasileiras.
É por isso que buscar por agências e empresas que realizam esse tipo de serviço é a melhor solução para alcançar resultados com essa estreia.
Além disso, algumas dicas importantes para você aplicar o neurodesign a sua marca são:
Busque simplificar
Se puder simplificar, simplifique! Isso porque o cérebro “não gosta” de gastar energia, e a simplicidade contribui para evitar gasto desnecessário para decifrar a imagem.
Se nosso cérebro pode processar uma imagem fluentemente, o processamento pode ocorrer através de inconsciente e pode ser intuitivo – uma imagem ativada em nosso inconsciente oferece várias oportunidades para satisfazer o neuromarketing.
Utilize formas suaves
Nosso cérebro tende a perceber linhas retas e formas angulares como perigosas, estranhas quando observadas. Se você pode usar formas simples, faça isso! Combine o prazer estético do seu design com soluções atraentes para o seu produto.
Pense na simetria
A simetria é um fenômeno que recebe muita atenção. Existem muitos estudos e teorias a respeito, mas sob a ótica do neurodesign, tudo é bastante simples. Estudos afirmam que o cérebro humano gosta de simetria devido à fluência do processamento.
Contraste
Quanto maior o contraste de um objeto, mais fácil é para o cérebro distingui-lo do fundo.
Mais contraste aumenta a facilidade de percepção, então nosso cérebro achará objetos contrastantes mais atraentes, assim como linhas nítidas serão vistas por nosso cérebro como mais elegantes do que linhas borradas.
Cor
Se você quiser se destacar, use cores brilhantes! Porém lembre-se que só vai chamar a atenção se as cores forem usadas em contexto.
Por exemplo, um produto de cores vivas na prateleira de uma loja atrairá a atenção, mas se essa cor entrar em conflito com o produto e a marca, o interesse pelo produto será significativamente menor.
Essas estratégias são tão boas que várias empresas renomadas a utilizam, e nós podemos citar algumas, sendo elas:
- Cheetos;
- Hyundai;
- Yahoo;
- PayPal.
Mas existem outras no mercado que utilizam a mesma estratégia. Faça como elas para ver as suas vendas alavancarem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.