Os avanços da tecnologia impulsionam o progresso de diversos setores do mercado e da sociedade, inclusive o setor financeiro. Entenda As mudanças que a tecnologia trouxe ao setor financeiro e seus impactos
Fundamentadas em inovação, muitas empresas estão desenvolvendo soluções que proporcionam facilidades para o dia a dia de seus clientes, mais segurança e serviços mais ágeis.
Dessa forma, a transformação digital no mercado financeiro também é uma realidade. Estratégias cada vez mais inteligentes são aplicadas para proporcionar uma experiência agradável aos consumidores.
Outros objetivos são a redução da burocracia nos processos e a facilitação para acesso a crédito, empréstimos e outros serviços básicos. Os bancos tradicionais ainda oferecem obstáculos aos clientes.
Preparamos este conteúdo para que você entenda melhor a importância da tecnologia no setor financeiro, as mudanças e seus impactos.
A importância da tecnologia no setor financeiro
Em uma companhia como uma empresa de embalagem para café a tecnologia é muito útil para a organização das finanças, dando maior visibilidade para todos os gastos da empresa.
Dessa forma, é possível checar quais áreas são viáveis para o corte de excessos e a realocação de recursos. A base para o sucesso de uma organização é que seus gestores saibam tomar as melhores decisões.
É frequente que, devido à agitação diária, as pessoas não consigam lidar com uma quantidade excessiva de informações, o que afeta negativamente a eficiência dos processos financeiros e a administração das tarefas e responsabilidades relacionadas ao setor financeiro.
Para o sucesso no mundo dos negócios, uma empresa necessita da gestão financeira. Com o avanço da tecnologia essa atividade se tornou muito mais do que o controle tributário ou a gestão do fluxo de caixa. Os diversos sistemas existentes podem:
- Reduzir riscos;
- Diminuir a dependência de recursos humanos;
- Permitir identificar oportunidades;
- Aumentar as vendas.
Podemos dizer que os benefícios da tecnologia aplicado nas empresas de máquina de corte a laser metal e nos mais diversos segmentos, tornam o mundo dos negócios mais rápido, acelerando as mudanças e tomadas de decisões.
Um dos grandes desafios na gestão financeira é manter a regularidade das operações, e são necessárias ferramentas tecnológicas para atingir resultados realmente eficazes.
Temos ainda as tecnologias antifraude, que podem ajudar sua empresa a melhorar os lucros com a confirmação dos dados. O fato é que a tecnologia trouxe muitas melhorias para nossas vidas, então vamos conferir seus benefícios no setor financeiro.
Redução de gastos
É comum que muitos empresários “torçam o nariz” quando se fala em investir em tecnologia, pois para eles isso significa um custo a mais.
Mas como uma empresa de parafuso para telha nos mostra, esse é um investimento que tem como diferencial o fato de aumentar a lucratividade da organização a médio prazo.
Reduzir custos é uma preocupação constante das empresas em qualquer setor que atuem, pois aumento das receitas não trará um bom lucro se as despesas continuarem aumentando.
Nesse sentido, a tecnologia ajuda muito na organização das finanças, propiciando mais visibilidade a todos os gastos da corporação. Assim é possível checar em quais áreas é viável realocar recursos e cortar excessos.
Um bom sistema de gestão financeira permite também a identificação de gastos excessivos e a visualização de desperdícios.
Aumento do controle de qualidade e produtividade no setor financeiro
Em processos de fabricação em larga escala, a utilização da tecnologia é essencial para garantir a qualidade dos produtos, pois as máquinas possuem uma menor margem de erro em comparação aos seres humanos.
Empresas de manutenção industrial devem saber que quando tratamos do setor financeiro e do atendimento ao cliente, um bom programa pode organizar e gerenciar as informações.
Ao mostrar um quadro completo do histórico do consumidor, temos como resultado um atendimento mais personalizado e satisfatório.
Assim como o controle de qualidade, a melhora da produtividade é outro desafio para os empresários que buscam as melhores maneiras de aumentar a receita obtida.
A utilização da tecnologia traz benefícios significativos ao permitir a redução ou mesmo a eliminação de processos manuais.
Com isso, há uma redução na ocorrência de falhas e necessidade de correções, além de uma diminuição no tempo necessário para a produção. Isso contribui para aumentar a competitividade da organização.
Centralização das informações
Existem diversas ferramentas disponíveis para compreender a relevância da tecnologia na administração financeira, como as planilhas que possibilitam o compartilhamento online.
No entanto, a opção mais abrangente é o sistema de gestão empresarial, que conecta todos os setores da empresa, automatiza processos e informatiza dados.
Entre os benefícios, pode-se destacar a centralização das informações financeiras do negócio, o que facilita a gestão e simplifica a execução das tarefas diárias.
Além disso, sua empresa de geradores deve observar que é altamente estratégico ter um grande fluxo de informações reunido em um só lugar.
A auditoria interna é uma ferramenta muito usada nas empresas, consistindo em um processo de avaliação das práticas realizadas internamente, com o objetivo de examinar práticas contábeis, políticas de gestão e o controle financeiro.
Melhoria da comunicação de dados internos
A comunicação de dados é cada vez mais eficiente e simples, seguindo lado a lado com o desenvolvimento da tecnologia.
Existem diferentes formas para a transmissão de dados financeiros. Compartilhar informações de forma rápida pode tornar a comunicação entre os colaboradores encarregados da gestão financeira da empresa mais ágil e eficiente.
A utilização de ferramentas tecnológicas também simplifica a interação entre os sistemas bancários e as organizações. Diversas empresas já adotaram soluções tecnológicas, o que tem gerado benefícios significativos tanto no aumento da receita quanto na gestão de recursos humanos.
A implantação de novas ferramentas em uma empresa de tanque de inox é fundamental para sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.
O processo de transformação digital no mercado financeiro
A transformação digital no mercado financeiro pode ser atribuída a dois fatores em específico: a conquista de espaço dos smartphones que foi alcançada entre a nova geração de consumidores ativos e a popularização da internet.
O fato é que nos dias de hoje, os dispositivos móveis já estão integrados à rotina de todos, de forma que é muito difícil viver sem eles, pois oferecem recursos como:
- Agenda de compromissos;
- Lembretes de tarefas;
- Aplicativos de troca de mensagens;
- Aplicativos para pedir comida.
As fintechs começaram a se desenvolver nesse contexto, e trouxeram uma série de inovações para o mercado financeiro. Por exemplo, o Nubank se tornou popular por oferecer ao consumidor um serviço eficiente e com custos baixos para o usuário.
Você pode pedir um cartão de crédito que, se for aprovado, é enviado diretamente para sua casa. Essa solicitação é feita diretamente no aplicativo da empresa, onde se pode alterar o limite de crédito e fazer o pagamento da fatura antes do prazo previsto.
Dessa forma, o usuário pode decidir o que fazer com seus gastos, contando com uma plataforma intuitiva e com uma interface amigável que permite que todas as demandas sejam atendidas.
Sua empresa de câmara fria para açougue deve observar que não é por coincidência que nos deparamos com poucos jovens em agências bancárias. Eles têm suas necessidades atendidas pelos bancos digitais.
Consequências da transformação digital no mercado financeiro
Com as facilidades que as fintechs têm proporcionado para o setor financeiro, uma das principais consequências que o mercado tem experienciado com a transformação digital é a migração dos consumidores dos bancos tradicionais para os digitais.
Muitas empresas que unem processos financeiros e tecnológicos estão conquistando um espaço que antes pertencia somente às grandes corporações bancárias, ao oferecer benefícios tanto para pessoas jurídicas quanto físicas.
Aspectos como taxas de juros mais justas, a redução da burocracia, autonomia dos clientes para administrarem suas contas e cartões de crédito sem anuidade, são alguns dos pontos trazidos pela transformação digital ao mercado financeiro.
Impactos da transformação digital no mercado financeiro
Para finalizarmos, agora que você já possui uma perspectiva mais ampla sobre esse tema, pontuamos aqui os principais frutos que o mercado financeiro está colhendo graças à transformação digital:
- Inteligência artificial e OCR;
- Automação de serviços com chatbots;
- Internet das Coisas;
- Open Banking;
- Melhoria no atendimento ao cliente;
- Blockchain.
Empresas de limpeza industrial são bons exemplos de corporações que estão tendo sucesso com essa estratégia.
Considerações finais
Para concluirmos, vale pontuar que a tecnologia no setor financeiro sempre ajudou o sistema a estar um passo à frente em termos de segurança e atendimento.
Com a chegada do 5G, big data, o avanço de IoT, entre outras inovações, se torna possível fortalecer ainda mais as instituições financeiras.
Em conjunto, as inovações do próprio mercado de finanças, como o Open Banking, vem de encontro a essa revolução tecnológica, modernizando ainda mais o setor.
Mas para que todas essas mudanças aconteçam da melhor maneira e sirvam para trazer mais oportunidades de negócios, é preciso estar preparado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.