Posted inMarketing / Negócios

Como a computação em nuvem está mudando a maneira como as empresas gerenciam e armazenam seus dados?

Todos os dias podemos ver novas aplicações disponíveis no mercado, sendo importante conhecer todas essas ferramentas de modo a garantir a melhor gestão dos seus negócios, o que pode incluir o uso da computação em nuvem junto às suas atividades.

Inicialmente se pensava no uso dessas novas ferramentas apenas para negócios exclusivos do meio digital, mas o crescimento desse universo, assim como de suas oportunidades, fez com que todo o mercado olhasse com atenção para essas novas práticas disponíveis.

Nesse sentido, podemos pensar em coisas simples, como a presença de um negócio na internet, onde mesmo uma empresa que atua no meio virtual deve contar com algum tipo de endereço nesse espaço, tal como um site institucional, facilitando o encontro do público.

Ao se preocupar com a sua presença na internet um fornecedor de cilindro de borracha para a indústria pode até mesmo ver os seus resultados ampliarem, sendo necessário se destacar diante de todos os concorrentes que podem também estar ali disponíveis.

Esse tipo de atenção às novas tecnologias disponíveis se mostra importante principalmente quando falamos sobre o estado atual do próprio público, que com ajuda dos meios digitais, cada vez mais se mostra informado sobre novas ferramentas.

Estar conectado a todas as oportunidades disponíveis deixa de ser apenas uma possibilidade positiva para se tornar quase que uma obrigação, de modo a melhor responder às demandas a serem levantadas pela sua audiência de interesse.

Oferecer a melhor experiência ao público, contando com o auxílio das novas ferramentas disponíveis deve ser então uma responsabilidade a ser compartilhada por qualquer tipo de negócio, indo desde empresas de injeção plástica até empreendimentos de menor porte.

E quando falamos sobre essas novas tecnologias, o número acaba sendo cada vez mais amplo, sendo importante contar com ferramentas específicas até para lidar com todos os dados e possibilidades que se mostram disponíveis a quem gerencia um negócio.

Levando em conta esse desafio específico descrito acima existe uma aplicação que merece ser vista com atenção, com a computação em nuvem sendo capaz de auxiliar um negócio de diversas maneiras, o que inclui a sua possível expansão dentro de um mercado.

O que é computação em nuvem?

Esse conceito recebe um nome específico chamado de cloud computing, sendo uma tecnologia que transfere todas as atividades e dados que antes ficavam armazenadas em um computador físico para um sistema digital de amplo acesso.

Desse modo se torna possível, por exemplo, começar a assistir um vídeo no Youtube na sala de casa e depois, com esse usuário já na rua, dar continuidade ao conteúdo diretamente do seu celular, com o momento pausado do vídeo ficando salvo no sistema.

O exemplo pode parecer muito simples, mas consegue explicar de forma clara como funciona um sistema de computação de nuvem, onde se apresenta um programa onde diversas podem ser gerenciadas independentes da posição dos seus usuários.

É justamente daí que surge a ideia da nuvem, ou seja, um material não palpável mas que pode ser visualizado em qualquer local aberto, sendo necessário nesse caso apenas contar com algum tipo de conexão digital, que permita se conectar a algum tipo de sistema.

Estamos falando de uma aplicação que pode ser positiva até mesmo para o público, sendo capaz de iniciar a compra de uma válvula globo por meio do seu celular, finalizando esse processo no computador do seu escritório, onde tal indivíduo se mostra mais seguro.

Não é como se todas essas informações ficassem realmente salvas em nossas cabeças, sendo armazenadas em grandes servidores, desenvolvidos justamente para dar conta desse grande volume de dados, colocando-os disponíveis ao público a todo momento.

Diante dessa nova ferramenta as empresas cada vez mais vem mudando suas estratégias em torno do que envolve não apenas o armazenamento dos seus dados e do seu público, mas também a maneira com que tais informações são trabalhadas no mercado.

Como o cloud computing vem afetando o mercado?

Antigamente uma empresa tinha que armazenar de forma física todas as informações relacionadas às suas atividades e clientes, como uma empresa de usinagem torno cnc tendo que expandir seus armazéns na medida que o negócio crescia.

A realidade atual já é um pouco diferente, levando em conta que todas essas informações podem agora ser manuseadas de maneira prática, diante do uso dos serviços de cloud computing, modificando até mesmo como as empresas gerenciam suas informações.

Como exemplo, ao invés de ser necessário lidar com diversas pastas, cada um com informações do seu cliente, agora o setor de marketing pode compartilhar informações com a área de vendas sobre um pedido de equipamentos de proteção individual.

A partir disso podemos destacar a presença de um mercado cada vez mais prático e conectado, garantindo até mesmo uma experiência diferenciada ao seu público, com o cloud computing se mostrando positivo e diversas maneiras.

Para entender um pouco mais sobre o crescimento desse tipo de tecnologia no mercado é válido acompanhar tudo o de positivo que ela pode trazer a um negócio, assim como os pontos que também são debatidos como as desvantagens em se colocar tudo na nuvem.

Vantagens e desvantagens da computação na nuvem

O crescimento do uso do cloud computing se dá principalmente por causa dos diversos benefícios que uma companhia pode vir a ter acesso, com destaque para pontos como:

  • Custo-benefício;
  • Acesso remoto;
  • Segurança;
  • Backups automáticos.

Todos esses são tópicos que devem ser vistos atentamente, de modo então a entender sobre como uma empresa que trabalha com a produção de equipamentos usados em um serviço de conexão hidráulica pode se beneficiar com a computação em nuvem.

Custo-benefício

Primeiro é preciso falar sobre as economias que uma empresa pode ter ao trabalhar com esse sistema em nuvem, retirando a necessidade de alugar armazéns para guardar uma série de documentos, além de outras demandas que podem ser requisitadas.

Com a ajuda desse acesso mais prático até mesmo ao seu sistema de gestão, um negócio pode economizar com o aluguel de computadores próprios para armazenar dados exclusivos da empresa, com o custo de programas na nuvem se mostrando o suficiente.

Acesso remoto

Outro ponto positivo é a possibilidade de um negócio em ter suas atividades podendo ser executadas à distância, retirando a necessidade, por exemplo, de que todos os seus funcionários tenham que comparecer de modo presencial em seus escritórios.

Tal tipo de ação pode ajudar na escala global de um empreendimento, permitindo assim com que uma marca de equipamentos, como um climatizador evaporativo, possa lidar com funcionários que estejam presentes no mundo inteiro, atuando de forma remota.

Segurança

A computação em nuvem se trata de uma ferramenta que se destaca também por causa do seu nível de segurança, contando com sistemas criptografados, além da exigência de senhas e diferentes códigos de acesso para se ter acesso a qualquer tipo de plataforma.

Cada vez mais novas práticas de segurança são oferecidas nesse sentido, o que pode incluir até mesmo um sistema de análise de biometria facial por parte de um aplicativo no celular, para só assim liberar a edição de qualquer documento de forma online.

Backups automáticos

Por fim se destaca a possibilidade de salvar qualquer tipo de movimentação digital de modo automático, evitando assim perder todo um trabalho por causa de uma falta de energia ou qualquer tipo de problema que pudesse acontecer diante do uso de um computador.

Todos esses são pontos que dão destaque ao porquê da computação em nuvem se tratar de um conceito cada vez mais popular entre as empresas, por mais que existam algumas desvantagens a serem levadas, com um destaque para uma possível falta de domínio.

A não ser que essa tal empresa seja responsável por gerenciar todo o sistema de nuvem, algo que pode se mostrar muito caro, ela se coloca disposta a confiar nos serviços de companhias especializadas no armazenamento e computação no universo digital.

Desse modo, uma empresa que lida com mesa pantográfica pode se sentir receosa ao ver os seus dados privados sendo armazenados por empresas terceiras, sendo importante então ter bastante confiança nas companhias a serem contratadas neste sentido.

Por outro lado, por mais que seja uma preocupação justa, ela pode se mostrar também desnecessária, diante da já citada segurança que envolve esse serviço, fazendo então com que o cloud computing seja algo empregado em várias companhias de tecnologia, como:

  • Google;
  • Facebook;
  • Microsoft;
  • Apple.

E se até mesmo grandes empresas como essas já estão trabalhando com a computação em nuvem, não existe motivo para se preocupar com o uso dessa tática, sendo mais importante estar atento a todos os benefícios que podem então ser acessados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: