Posted inCotidiano / Geral

Como criar um jardim vertical dentro ou fora de casa?

O jardim vertical é uma tendência que vem crescendo ano após ano no Brasil, e está presente nos mais conceituados projetos de arquitetura e decoração em vários lugares do mundo.

Mas e se eu te falar que o conceito de jardim vertical é bem mais antigo do que você pensa, bom, os primeiros registros deles na história, são datados de 450 a.C, se sabe que o rei Nabucodonosor presenteou sua esposa, a rainha Amytis, com uma montanha artificial.

Essa estrutura foi revestida por jardins, naquela época a vegetação era cultivada em terraços superpostos, nos quais eram erguidos sobre pilares ocos em forma de cubos e preenchidos com terra.

Os anos se passaram e os jardins verticais continuam presentes em nossas vidas, seja em uma restauração de fachada predial, nas casas, ou até em shoppings, se você quer saber mais sobre esse tema, é só continuar lendo esse texto.

Preparamos um artigo com muitas informações sobre o assunto, além de dicas para que você consiga de uma vez por todas colocar a ideia de ter um jardim vertical em prática. Boa leitura!

O que é um jardim vertical?

Podemos definir um jardim vertical, como uma estrutura especial montada em uma parede, que contém diversos tipos de vegetação, sua estrutura é feita de materiais leves que se adaptam a qualquer lugar.

Esse jardim conta com um sistema inteligente e automatizado de fertilização e rega, o principal objetivo desse sistema é fazer com que espaços pequenos ganhem mais vida, graças à vegetação.

Dessa forma, você não precisa ter um grande quintal ou trabalhar com consultoria ambiental, afinal, esses jardins são bem fáceis e ficam lindos em todos os espaços.

Entre as vantagens em ter um jardim vertical na sua empresa, podemos destacar o isolamento entre ambientes internos e externos, proporcionando assim a integração do verde, em lugares que não seria possível ter um jardim convencional. 

Com isso você não precisa necessariamente realizar o fechamento de áreas externas com vidro, você pode criar um jardim vertical e adicionar mais verde ao seu espaço.

Uma outra vantagem é a valorização estética dos ambientes, afinal o jardim vertical não ocupa muito espaço, e você consegue criar um ambiente aconchegante, saiba que incluir o verde em sua casa lhe proporcionar muitos benefícios como:

  • Auxilia na redução do stress;
  • Fadiga mental;
  • Produz efeitos psicológicos positivos;
  • Oferece bem-estar e tranquilidade.

Com isso você terá um ambiente bonito, aconchegante e que proporciona bem-estar tanto para você, como para os seus familiares.

É importante ressaltar que os jardins verticais não são usados apenas em residências, muitas empresas estão optando por esse estilo, sejam elas prédios comerciais, empresa de caçamba de entulho, clínicas estéticas, enfim.

Cuidados com o seu jardim vertical

Assim como qualquer outro jardim, o vertical precisa de cuidados, afinal ele é formado por vegetações que exigem uma atenção especial, isso é necessário para que as plantas durem mais tempo e consiga oferecer bem-estar para o seu espaço.

É muito importante que você regue o seu jardim, periodicamente, como esse espaço conta com uma série de vegetações, esteja atento às necessidades de cada planta, uma dica é colocar o dedo na terra e perceber se o solo está seco, assim você saberá quando regá-lo.

Se você trabalha o dia todo em uma empresa de limpeza pós obra, por exemplo, e não tem tempo para regar as plantas com frequência, ou costuma viajar sempre, uma alternativa é optar por sistemas de irrigação mais complexos.

Nesses casos a água é distribuída de forma automática e periodicamente, dessa forma você não precisa se preocupar com essa questão.

Além das regas é muito importante que você esteja atento à adubação, pois ela é responsável pela saúde da sua planta, só com uma boa adubação suas plantas irão crescer bonitas e saudáveis.

Por isso você precisa manter o solo com nutrientes essenciais para as plantas, você pode comprar essas vitaminas, que vendem em floriculturas e basta apenas misturar com água e borrifar em suas plantas.

Ou até mesmo criar o seu próprio substrato com o uso de alimentos batidos no liquidificador acrescidos de homo, ou colocar substratos que já possuem adubos, dessa forma quando você regar o fertilizante será liberado.

Além desses cuidados, é importante que você realize a poda frequentemente, saiba que mesmo sendo um jardim vertical e não correndo o risco de deixar cair folhas em uma tela alambrado, por exemplo, as podas precisam ser realizadas.

Por isso, você precisa eliminar as folhas secas e os galhos, isso ajuda os ramos saudáveis a crescer livremente, ou seja você corta aquilo que já está morrendo, para que possa nascer algo novo.

Como criar o seu jardim vertical?

Bom, agora que você já sabe tudo sobre o jardim vertical, chegou a hora de colocar a mão na massa fazer a forração para jardim e começar a desfrutar desse espaço, veja a seguir algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Escolha o espaço

Antes de mais nada é fundamental que você escolha onde será a base para o seu jardim, para isso você precisa levar em consideração alguns aspectos como:

  • Luz;
  • Ventilação;
  • Um lugar onde seja possível fazer a irrigação das plantas.

É importante que o lugar escolhido para o jardim vertical, não corra o risco de ser danificado, pense que você irá regar e mexer com terra constantemente.

Você pode usar como base para o seu jardim um deck de madeira para parede, ou algum outro material que combine com a sua decoração.

Saiba que se a sua casa não tiver nenhuma parede que receba luz do sol de forma direta, mesmo assim você consegue montar o seu jardim vertical, pois existem algumas espécies que se adaptam apenas a claridade solar.

Escolha as plantas 

Com o local definido, chegou a hora de definir as espécies de plantas que você terá em seu jardim, para isso você precisa escolher as que mais combinam com as condições do local, além do seu gosto pessoal, claro.

Por isso, se no espaço em que você escolheu bater muito sol, escolha as espécies mais resistentes e que precisam do sol, já para as paredes dentro de casa, é preferível as plantas que não precisam de sol. 

A escolha da vegetação, depende unicamente do espaço em que o seu jardim vertical irá ficar, pois praticamente todas as plantas, podem ser cultivadas nesse espaço, o único requisito é ter espaço para que as raízes cresçam.

Escolha a estrutura 

Saiba que a estrutura de um jardim vertical é muito importante, afinal é nela que as plantas vão se desenvolver, existem diversas opções, basta escolher a que melhor combina com o seu espaço e com o seu orçamento. Veja a seguir algumas opções.

Bloco de madeira ou pallet

Essa é uma opção bem simples e acessível, você pode comprar um bloco de madeira já pronto com as tábuas montadas, ou comprar as tábuas individuais e fazer do seu jeito, existem uma série de tutoriais.

Uma outra opção é usar os pallets, basta apenas lixá-los, e fixá-los na parede, com isso você terá um espaço lindo para as suas plantas.

Canos de PVC

Saiba que com alguns canos de PVC você consegue montar um lindo jardim vertical, para isso você só precisa fazer buracos no cano e prender as plantas neles, não subestime essa técnica, pois ela fica linda e você pode decorar os canos se desejar.

Blocos de cerâmica

No caso dos jardins verticais de cerâmica, você precisa pintá-las e usar argamassa para instalar na parede ou você pode contar com uma prateleira e com isso instalar os seus vasos. 

Vasos individuais

Se você não quer comprar uma estrutura ou mexer na sua casa, uma ótima opção é encaixar vasos individuais diretamente na parede, usando ganchos e grades, essa é uma forma bem simples e que funciona muito bem.

Melhores plantas 

Como dito a escolha das plantas depende muito do espaço em que o seu jardim estará instalado, por isso que em ambientes de sol pleno, as espécies mais recomendadas são:

  • Aspargo-pluma;
  • Barba-de-serpente;
  • Colar-de-pérolas;
  • Clorofito;
  • Flor-canhota;
  • Hera-inglesa;
  • Jibóia;
  • Orquídea-grapete;
  • Trapoeraba-roxa.

Já para os ambientes que recebem pouca luz, é importante que as espécies escolhidas se adaptem a esse ambiente, são elas:

  • Antúrio;
  • Asplênio;
  • Babosa-de-pau;
  • Barba-de-serpente;
  • Bromélia;
  • Chifre-de-veado;
  • Dedo-de-moça;
  • Falenópsis;
  • Peperômia;
  • Samambaia;
  • Singônio.

Independentemente da espécie escolhida, o jardim vertical irá transformar a sua casa, te proporciona um espaço verde trazendo um bem-estar enorme, afinal você terá contato com diversas plantinhas todos os dias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: