Como criar uma estratégia de marketing para um lançamento de produto digital

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Lançar algo inovador no mercado é uma tarefa complexa. Seja uma atualização de serviço recente ou um novo produto físico, e a sua estratégia de marketing pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso.

Por mais habilidoso que seja o marketing, não há substituto para uma oferta bem planejada. Um produto digital de alta qualidade, capaz de fazer uma diferença real para seus clientes, pode ser prejudicado se ele não tiver estratégia de lançamento bem-sucedida.

Então, como você pode criar uma estratégia que realmente posicione seu produto no mercado? 

Neste artigo, você vai descobrir como incorporar automação de marketing e marketing de conteúdo como componentes-chave que agregam ainda mais valor à experiência de lançamento.

O que são produtos digitais?

Produtos digitais são itens que podem ser vendidos online e não requerem fabricação, envio ou espaço de armazenamento físico. Os produtos digitais fazem parte significativa do nosso consumo diário, desde arquivos para download a arte digital, assinaturas e associações, e cursos online. 

Qualquer um pode fazer um produto digital. Se você sabe ensinar sobre detector de fumaça, por exemplo, pode vender um curso online ou um livro sobre o assunto.

Eles ganharam enorme popularidade nos últimos anos, com o mercado para esses produtos crescendo exponencialmente, impulsionado pelo boom da economia dos criadores.

Como criar uma estratégia de marketing para um lançamento de produto digital

O que é um lançamento de produto digital?

Uma estratégia de lançamento de produto é uma oportunidade crucial para os empreendedores impulsionarem suas vendas e atrair clientes. É através dessa estratégia que a marca e os produtos da empresa são apresentados ao público.

Imagine que você esteja lançando um curso online para divisória drywall preço. É necessário garantir que a campanha de lançamento alcance o público-alvo e resulte em negócios bem-sucedidos, é fundamental implementar ações de marketing eficazes e direcionadas. 

Dessa forma, você conseguirá atrair a atenção para a novidade e despertar o desejo de consumo entre o público. É fundamental ter em mente que as empresas devem oferecer uma experiência agradável para seu público-alvo, de forma a deixar uma impressão positiva de sua marca e produto. 

Portanto, uma campanha de lançamento de produto não tem apenas como objetivo principal impulsionar as vendas. Se o seu produto ou marca forem novos, é importante se apresentar primeiro ao público. Os consumidores precisam compreender:

  • O propósito do produto;
  • As características exclusivas da marca;
  • As vantagens do seu produto;
  • Como esse produto pode resolver um problema.

Essa será a melhor forma de demonstrar o valor do seu produto.

Por que alguns lançamentos falham?

Uma rápida pesquisa no Google revela que o fracasso é uma ocorrência comum, e não uma exceção, quando se trata de lançamentos de produtos. As estatísticas apontam que a porcentagem de falhas varia entre 75% e 90%.

Não importa se é um produto bem barato ou um e-book de como comprar container. Existem várias razões para o fracasso de lançamentos. Pode ser que a empresa tenha tentado atender a uma necessidade que ainda não existia ou não tenha conseguido educar o mercado sobre a relevância de seu produto inovador. 

Talvez tenha sido uma ideia mal concebida ou uma leitura equivocada das tendências do mercado e do consumidor. 

O preço do produto pode ter sido um fator, ou talvez tenha sido uma questão de timing inadequado, com um concorrente lançando um produto melhor ou com uma estratégia mais eficaz.

No entanto, um grande problema é a falta de preparação. Muitas empresas se concentram apenas no desenvolvimento do produto, como um curso de manutenção industrial, por exemplo, acreditando que somente isso basta para atrair pessoas interessadas nele.

A solução é utilizar uma abordagem iterativa de lançamento que permita definir e aprimorar o que funciona para a empresa e seu público, criando um processo previsível e repetível à medida que avança.

Dicas para criar uma estratégia de marketing para lançamento

Todo lançamento de produto digital requer um plano cuidadoso; esse plano deve abranger metas e objetivos de alto nível, além de táticas, cronograma, suposições, riscos, recursos, orçamento, KPIs e critérios de sucesso.

Imagine que você está lançando um produto digital sobre cobertura retrátil. Para chegar ao público interessado nele, você precisa de um plano.

Um plano detalhado de lançamento de produto pode economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que assegura que toda a equipe esteja alinhada (com relação à visão, metas, etapas, responsabilidades, KPIs, etc.).

Invista no conteúdo

Uma opção interessante para começar é o Marketing de Conteúdo, uma metodologia que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o público-alvo de seu negócio. 

Isso permite construir um relacionamento de confiança entre sua empresa e potenciais clientes, estabelecendo sua marca como uma referência no tema e ganhando credibilidade perante o mercado.

Se você quer lançar um curso online sobre escada plataforma industrial, por exemplo, vai se surpreender com a quantidade de pessoas que pesquisam sobre o assunto e encontram suas respostas em artigos.

Por meio do conteúdo, é possível construir uma lista de e-mails e manter uma comunicação constante com essas pessoas. Quando estiverem prontos para comprar, há uma maior probabilidade de escolherem sua empresa como opção.

Existem várias opções de formatos para suas estratégias de Marketing de Conteúdo – e diversificar é uma ótima ideia, afinal, nem todos consomem o mesmo tipo de conteúdo. 

Você pode criar um blog para publicar artigos, compartilhar dicas nas redes sociais, lançar um e-book ou vídeos ensinando como fazer algo relacionado ao seu produto ou serviço.

Busque por influenciadores

Inicie sua divulgação o mais cedo possível. Os influenciadores podem ser seus clientes de longa data, parceiros, jornalistas, blogueiros, personalidades de mídias sociais, entre outros. 

Existem diversos influenciadores para cada tipo de produto. Você pode encontrar um influenciador até para um produto como tapete de vinil.

Certifique-se de que todos estejam cientes do seu produto (pré-lançamento) e os motive a falar e escrever sobre ele.

Essa divulgação deve ocorrer em semanas, ou até meses, antes do seu lançamento oficial. Para obter menções de influenciadores sobre sua marca, existem várias estratégias, sendo as mais comuns a organização de eventos e o envio de amostras gratuitas. 

No entanto, é importante lembrar que você não deve comprar opiniões ou recomendações. 

É fundamental dedicar tempo para pesquisar quais influenciadores são mais adequados para seu produto ou serviço e construir relacionamentos genuínos com eles.

Solte prévias

Desperte a curiosidade e o interesse com campanhas de teaser como “Em breve”, “Recém-anunciado”, “Prévia”, “Vazamento de informações sobre o produto”, “Primeira visão”, entre outros.

Independentemente das táticas de sua “campanha de provocação”, o objetivo fundamental é sempre criar intriga e interesse ao fornecer informações sobre seu produto, tais como recursos, benefícios e casos de uso.

Faça uma campanha de remarketing 

Uma estratégia de marketing abrangente orienta os usuários ao longo do funil de conversão. Os consumidores estão em diferentes estágios do processo de compra e podem não estar prontos para fazer uma compra logo na primeira vez em que ouvem falar da sua marca. 

No entanto, isso não significa que eles não sejam clientes em potencial! Você pode nutri-los ao longo do tempo usando diversas táticas de remarketing.

O remarketing também pode ser aplicado aos seus seguidores regulares. Mantenha-se em contato com seus clientes mais fiéis (por meio de newsletters, por exemplo) e não se esqueça de informá-los sobre os lançamentos futuros.

Forneça um bom atendimento ao cliente

Os clientes têm expectativas de obter respostas das empresas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por isso é fundamental garantir que você tenha um sistema confiável para que eles possam entrar em contato sempre que precisarem.

O atendimento ao cliente é uma área crítica onde a seleção cuidadosa de funcionários é essencial. Os representantes da sua empresa devem ser pacientes e empáticos, proporcionando aos clientes a experiência que eles merecem. 

Eles são os embaixadores da sua marca e desempenham um papel fundamental na satisfação do cliente. Mantenha em mente que os problemas geralmente não surgem apenas no atendimento ao cliente, mas em diferentes pontos do processo de compra. 

Por isso, é importante dedicar tempo e esforço para garantir que todas as etapas do processo de compra estejam bem organizadas e que haja protocolos estabelecidos para resolver prontamente os problemas que possam surgir. 

Conclusão

Seja você um professor de química que quer levar suas aulas para a internet, ou alguém que quer ensinar sobre locação de plataforma elevatória, os lançamentos vão servir para o seu produto.

O lançamento de um produto digital não é uma tarefa simples como pode parecer; envolve muitas peças em movimento e passos cruciais que precisam ser seguidos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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