A landing page surgiu como uma estratégia efetiva de marketing digital para criar uma página focada em uma única oferta, o seu principal objetivo é o de converter visitantes de um site ou qualquer outra plataforma digital, em leads ou clientes.
Com o crescimento do marketing digital, as landing pages se tornaram cada vez mais populares por sua efetividade em converter tráfego em resultados, que é um dos objetivos de qualquer empresa e empreendedor.
A partir do uso de ferramentas de criação de landing pages, as empresas podem criar páginas de destino customizadas e otimizadas para cada campanha de marketing, tornando a experiência do usuário mais personalizada e relevante.
As landing pages geralmente apresentam um formulário de captura de leads, permitindo que as empresas capturem informações de contato dos visitantes, com o objetivo de nutrir esses leads com conteúdo relevante e convertê-los em clientes.
Além disso, elas permitem que as empresas de tiristor e muitas outras acompanhem as métricas de conversão, como taxa de conversão, tempo na página e número de cliques, para avaliar a efetividade da campanha e fazer ajustes necessários.
Com o crescimento do marketing digital e a necessidade de converter tráfego em resultados, as landing pages se tornaram uma estratégia cada vez mais popular e importante para empresas de todos os tamanhos e setores.
Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais a fundo sobre a ideia das landing pages, como elas funcionam e, principalmente, como elas se relacionam com estratégias de marketing digital, como é o caso do e-mail marketing.
Entenda o que é uma landing page
Mesmo já tendo explicado um pouco sobre a landing page, é importante entendermos o seu conceito a fundo. Uma landing page, ou página de destino, é uma página web focada em converter visitantes em leads ou clientes, geralmente por meio de uma oferta específica.
Essa oferta pode surgir como um e-book sobre os cuidados com uma estufa de esterilização, webinar, desconto ou qualquer outro recurso que possa ser oferecido em troca de informações de contato do visitante.
As landing pages são criadas para serem altamente relevantes para o público-alvo, direcionando o tráfego de uma campanha de marketing específica para uma página com informações e chamadas à ação específicas.
Elas normalmente têm um design limpo e minimalista, com pouca ou nenhuma navegação para outras páginas do site, com o objetivo de focar a atenção do visitante em uma única oferta e convencê-lo de tomar alguma atitude a partir dela.
Geralmente, as landing pages contam com um formulário de captura de leads, permitindo que as empresas coletem informações de contato de visitantes interessados, como nome, e-mail, telefone e outros dados relevantes.
Essas informações de contato podem ser usadas para nutrir leads com conteúdo relevante, a fim de converter esses leads em clientes no futuro, como já faz a melhor empresa de válvulas rotativas através de seu site e seus conteúdos de qualidade.
Dentro do universo do marketing digital, as landing pages são usadas em diversos espaços, como:
- Anúncios de pesquisa pagos;
- Anúncios em mídias sociais;
- E-mails marketing;
- Técnicas de SEO;
- Vídeos e outras iniciativas que geram conversões.
A criação de uma landing page efetiva requer a escolha cuidadosa da oferta, uma mensagem clara e uma chamada à ação convincente, além de um design e layout efetivos para maximizar a conversão de visitantes em leads ou clientes.
Com isso, conseguimos entender mais a fundo o que são as landing pages, que muito mais do que apenas páginas de conversão, são espaços onde potenciais clientes podem se sentir ainda mais atraídos pelo produto ou serviço oferecido.
E-mail marketing e landing page: Entenda a relação
Como prometemos, vamos falar um pouco mais sobre a parceria que existe entre o e-mail marketing e as landing pages, que pode gerar ótimos resultados para uma empresa que vende painel elétrico industrial, por exemplo, pois são estratégias complementares.
O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação que permite que as empresas enviem mensagens personalizadas e relevantes para uma lista de contatos qualificados, seu objetivo é nutrir relacionamentos com clientes e aumentar o engajamento com a marca.
Já as landing pages, como bem vimos, são projetadas para converter o tráfego do site em leads ou clientes, usadas em conjunto com campanhas de publicidade digital, como anúncios de pesquisa pagos ou anúncios em mídias sociais.
A parceria entre ambas as estratégias pode até parecer algo inusitado, mas se trata de uma união poderosa, pois ao usar essas duas estratégias em conjunto, as empresas podem criar uma experiência de usuário personalizada e direcionada.
Por exemplo, uma empresa de acoplamento de engrenagem pode criar uma campanha de e-mail marketing com uma mensagem personalizada e uma chamada à ação que direcione os leads para uma landing page que ofereça uma oferta exclusiva.
Ao integrar o e-mail marketing com as landing pages, as empresas podem aumentar a taxa de conversão de visitantes em leads ou clientes, que são os ativos mais valiosos de uma marca e que geram a renda que ela precisa.
Além disso, a combinação dessas duas estratégias permite que as empresas capturem informações valiosas de contato do público-alvo e forneçam conteúdo personalizado e relevante para aprimorar ainda mais o relacionamento com os clientes em potencial.
Com isso, conseguimos entender que a relação entre email marketing e landing pages é mais próxima do que podemos imaginar, gerando processos e resultados que ajudem as marcas a construírem um verdadeiro patrimônio em seus devidos segmentos.
Dicas para criar landing pages em suas campanhas de email marketing
Partindo para a prática, chegou o momento de aprender a como unir esses dois conceitos dentro das campanhas do seu negócio, seja ela uma empresa de conduíte corrugado ou até mesmo em e-commerce de artigos de decoração. Confira:
Mantenha a consistência entre ambos
A primeira coisa a se fazer é entender que a sua landing page deve ter uma conexão clara e direta com o e-mail que o visitante acabou de abrir, ou seja, ambas as estratégias precisam ser consistentes e conversar entre si para manter uma coerência.
Dentro disso, é muito importante que a mensagem do e-mail esteja alinhada com a oferta e o design da landing page. Isso ajuda a criar uma experiência ainda melhor para o usuário, sendo essa, uma campanha consistente e que aumente a probabilidade de conversão.
Ofereça uma oferta clara e atraente
A oferta apresentada na landing page deve ser clara e atraente, assim como a oferta de qualquer outro produto ou serviço no mercado, afinal de contas, uma mensagem clara e atraente é o que trará cada vez mais potenciais clientes para a sua marca.
Por isso, certifique-se de que a oferta do seu serviço de análise de água ou do seu produto, seja atraente o suficiente para incentivar os visitantes a fornecer suas informações de contato e a seguir em frente no funil de vendas.
Simplifique o design
A landing page é uma página que trabalha não apenas com o conteúdo textual, mas também com o visual, que é uma parte extremamente importante em sua criação, e, por isso, o design deve ser um dos pontos mais importantes nesse meio.
Sendo assim, seu e-mail deve ter um design limpo e simplificado, para isso, evite distrações desnecessárias, como imagens ou menus, que possam desviar a atenção dos visitantes do objetivo principal da página. Mantenha ela simples e focada em torno da oferta.
Tenha uma chamada à ação clara
A call-to-action, conhecida como chamada à ação (CTA), trata-se de um dos elementos mais importantes da landing page. Por isso, é muito importante que a sua CTA seja clara e visível, com um texto que incentive o visitante a tomar a ação desejada.
Além disso, é importante que a CTA seja colocada em uma posição estratégica, como acima da dobra da página ou no final da descrição da oferta, levando o usuário a clicar no site e comprar o seu cabo de aço revestido ou tomar qualquer outra ação.
Otimize a página para dispositivos móveis
Por último, mas longe de ser menos importante, mais da metade dos usuários de internet acessam a web por meio de dispositivos móveis, por isso, é importante e necessário otimizar a landing page para exibição em dispositivos móveis.
Para isso, certifique-se de que a página seja responsiva e carregue rapidamente em dispositivos móveis. Isso ajuda a garantir que a experiência do usuário seja positiva em qualquer dispositivo em que o visitante esteja navegando.
Com simples dicas como essas, é mais do que possível trabalhar com as landing pages dentro de suas campanhas de e-mail marketing, provando que ambas podem ser uma dupla imbatível na produção de resultados.
Considerações finais
Dessa forma, verá que é mais simples do que se imagina unir dois conceitos poderosos do marketing digital e fazer com que a eficiência de cada um deles se una em prol de um bem maior e do sucesso da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.