Os objetivos estratégicos são muito importantes para as empresas, pois auxiliam para que as tomadas de decisão sejam feitas de maneira mais assertiva e eficiente, tornando o desenvolvimento e crescimento do negócio mais eficiente.
Por isso é fundamental, que os empreendedores estabeleçam metas que pretendem alcançar, esses objetivos fazem parte do planejamento estratégico, que envolve:
- Missão;
- Visão;
- Valores do negócio.
É fundamental que você saiba que essa é uma ferramenta muito valiosa, para que uma empresa de Empresa de monitoramento de alarmes, por exemplo, tenha uma visão do futuro.
Se você tem um negócio e não sabe como realizar esse planejamento, veio ao lugar certo, separamos um material repleto de informações importantes, além de dicas para te ajudar nessa missão. Confira!
Afinal, o que são objetivos estratégicos?
Os objetivos estratégicos são responsáveis por fornecerem uma visão de futuro, além de direcionar a sua empresa de forma clara e precisa para o caminho que você deseja, com isso você estabelece as metas que pretende atingir dentro de um período.
Esses objetivos são utilizados para definir o planejamento estratégico, com isso você o transforma em metas atingíveis e mensuráveis por meio de indicadores de desempenho, que são chamados de KPI´s.
A partir dessa ações uma empresa de mangueira incêndio, por exemplo, consegue fazer com que:
- Diretores;
- RH;
- Líderes;
- Sócios.
Tenham uma visão abrangente do negócio e promovam o crescimento de maneira estratégica.
Importância dos objetivos estratégicos nas empresas
Saiba que os objetivos estratégicos conseguem dar suporte em diversas questões organizacionais que são relacionadas ao:
- Desempenho;
- Finanças;
- Satisfação de clientes;
- Bem-estar dos colaboradores.
Pois é a partir dos objetivos, que você consegue analisar os índices de desempenho e com isso mensurar os resultados, sejam eles relacionados aos clientes, empresa, parte financeira ou aos funcionários.
Sem contar que o planejamento faz com que você consiga visualizar o momento atual da sua empresa, sabendo se está na hora de realizar a busca por Porta de enrolar preço, para que consiga investir nesse aspecto, por exemplo
Além disso, visualizar o momento da sua empresa te ajuda a entender oportunidades de negócio, sabe se você pode ou não ampliar sua loja ou contratar mais funcionários.
Benefícios do planejamento estratégico
Como você pode perceber, o planejamento estratégico é crucial para o sucesso de uma empresa, afinal, somente com metas definidas o seu negócio saberá quais passos deverá dar em direção ao crescimento.
Seja uma loja de sapatos, ou uma empresa de Cartão de Proximidade, saiba que quando o seu negócio criar um planejamento estratégico consegue se beneficiar de diversas formas, como:
- Alinhamento de toda equipe em direção a um propósito compartilhado.
- Avaliar a situação atual;
- Avaliar as oportunidades ou riscos;
- Aumentar a estabilidade da empresa;
- Aumentar a motivação e o engajamento.
Esses aspectos fará com que você se sinta mais seguro na hora de tomar as decisões, tornando esse momento mais eficiente, sem contar que a sua empresa sempre estará um passo à frente, planejando os passos seguintes.
Definir missão, visão e valores
Antes de mais nada, é fundamental que a sua empresa defina a missão, visão e valores, pois são esses pilares que irão ajudar com que uma Fábrica de Toldos, por exemplo, consiga encontrar o melhor caminho, seja ele a curto, médio ou longo prazo.
Para que esses aspectos sejam definidos de uma melhor forma, você precisa entender que a missão estabelece o propósito do negócio e o motivo pelo qual ele existe, ou seja, por que você fundou a sua empresa?
Já quando nos referimos a missão, estamos falando do futuro em que você deseja chegar, ou seja, o que você pretende alcançar daqui há alguns anos? É importante ressaltar que a missão pode mudar com o passar dos anos.
Por último, os valores são as crenças e princípios que guiam as ações da sua empresa, por exemplo, uma marca de Chapas finas a frio, pode definir como valores do seu negócio, respeito, comprometimento, entre outros.
Definir os objetivos estratégicos
De acordo com a visão que foi estabelecida, agora é o momento de definir os objetivos estratégicos para o seu negócio, eles são metas globais e amplas, e devem estar diretamente relacionadas à missão.
Dessa forma a cada objetivo estratégico alcançado, sua empresa estará mais perto de alcançar a visão, por isso as definições anteriores são tão cruciais, pois elas servem como base para todo planejamento.
Cada empresa terá seu próprio objetivo estratégico, afinal só ela saberá ao certo o que o seu negócio precisa melhorar, mas geralmente essas metas costumam ser:
- Aumento de vendas;
- Redução dos custos produtivos;
- Contratar mais funcionários;
- Abrir filiais;
- Aumentar a empresa.
Entre diversas outras coisas, não existe um jeito certo ou errado, até porque cada negócio possui uma realidade diferente, existem empresas que desejam a expansão, outras que só querem se formar no mercado.
Crie um mapa estratégico
Para criar o seu mapa estratégico você pode usar o método Balanced Scorecard (BSC), traduzido para o portugês como indicadores balanceados de desempenho, essa é uma metodologia que irá te ajudar e apresenta quatro perspectivas do negócio, são elas:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizagem e crescimento.
Com esse método, você consegue analisar cada um desses itens mais a fundo, para firmar objetivos realistas para o aspecto, usando como base dados que irão te trazer uma maior segurança.
Analise os registros da sua empresa
É muito importante que você realize uma análise dos registros e do desempenho do seu negócio, através dessa avaliação, você terá um panorama de todo caminho que a sua empresa traçou.
Além disso você irá visualizar novas estratégias, levando em consideração essas informações, que são:
- Sazonalidade;
- Períodos de lucro;
- Meses com baixa.
De acordo com essas informações, você consegue identificar padrões e ter uma visão clara sobre os próximos meses, para que sua empresa de Conversor dc, por exemplo, não sofra com surpresas ou erros do passado.
Entenda o momento do mercado
O mercado é muito importante para um negócio, pois suas ações refletem diretamente nas empresas que estão incluídas nele, por isso é fundamental que você compreenda a realidade do segmento em que o seu negócio está inserido.
Para te ajudar a entender um pouco mais essas questões, você pode realizar pesquisas de tendências de mercado, além de analisar os seus concorrentes, dessa forma você terá uma ideia de como está o seu segmento.
Isso ajuda a empresa obter uma maior vantagem competitiva, por exemplo, se você é dono de uma loja de ferragens saberá se as pessoas estão buscando por fechadura tetra preço ou fechaduras eletrônicas.
Sem contar que você irá conseguir identificar os desafios que são enfrentados pelos seus concorrentes e com isso propor soluções.
Exemplos de empresas
Para te ajudar a criar o seu próprio plano estratégico, trouxemos exemplos de algumas empresas que são referência no mercado e utilizam essa estratégia, dessa forma você consegue se inspirar.
É importante ressaltar que o plano de objetivos estratégicos, podem e devem ser feitos por todas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, pois são essas metas que irão alavancar o seu negócio.
Nestlé
A Nestlé é uma empresa do setor de alimentos e bebidas, fundada em 1866, e foi considerada a maior empresa de alimentos do mundo.
A empresa define que a sua missão é oferecer ao consumidor produtos que tenham qualidade, valor nutritivo, além de contribuir para uma alimentação mais saudável, além disso eles sempre oferecem oportunidades de negócios para as empresas.
Já os seus valores são definidos como:
- Pessoas em primeiro lugar;
- Qualidade de nossos produtos e serviços;
- Segurança é inegociável;
- Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
- Responsabilidade em toda decisão;
- Paixão pelo que fazemos.
Não é atoa que a empresa é considerada uma das maiores do mundo no seu ramo, pois ela tem sua missão e valores bem definidos, o que faz com que ela saiba exatamente quais passos precisam ser traçados.
Grupo Pão de Açúcar
Eles são os maiores varejistas alimentares da América do Sul, são controlados pelo grupo francês Casino, o Pão de Açúcar segue um modelo de multicanal e multi região, onde reúne várias das principais marcas do setor brasileiro.
Segundo a empresa, sua missão é garantir a melhor experiência para todos os clientes, em cada uma de suas lojas.
Já a visão do Grupo Pão de Açúcar é ampliar sua participação no mercado brasileiro de varejo e com isso se tornar uma empresa admirada pelo seu valor, inovação, eficiência, além da responsabilidade social.
Seus valores são:
- Valores
- Humildade;
- Disciplina;
- Determinação e garra;
- Equilíbrio emocional.
Por isso é muito importante que a sua empresa tenha visão, missão e valores bem definidos, dessa forma vocês terão mais chances de se projetar no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.