Como definir sua estratégia de negócio com base na análise SWOT?

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Você já ouviu falar na análise SWOT? Saiba que essa é uma ferramenta muito popular no marketing, ela diz respeito à avaliação de cenário que é feita antes de tirar um projeto do papel, o seu objetivo é garantir mais chances de sucesso.

Essa análise é muito importante para as empresa, afinal qualquer decisão feita de uma maneira errada, pode acabar colocando o seu negócio em risco, essa estratégia permite que você: 

  • Avalie a situação atual do seu negócio;
  • Reúna informações sobre as possibilidades;
  • Entenda os prós e contras da decisão;
  • Tome a decisão correta.

A análise SWOT é feita através de um método, que te ajuda a organizar suas ideias, sejam elas ampliar sua empresa de totem acrílico ou contratar mais funcionários, ficou curioso e quer saber um pouco mais dessa estratégia? Continue  lendo esse texto.

Separamos um material repleto de informações sobre o tema, aqui você terá um panorama dessa prática, além de dicas para aplicar ao seu negócio. Confira!

Afinal, o que é Análise SWOT

Podemos definir a análise SWOT, como uma ferramenta de planejamento estratégico no que diz respeito à gestão de projetos, ela é utilizada para analisar cenários e servir como base para tomadas de decisão.

Essa é uma estratégia usada pelas empresas, antes de implementar algum projeto que impacte o negócio, que pode ser um novo modelo de mochila saco nylon personalizada, um novo aplicativo, ou até mesmo uma expansão de mercado.

Através dessa análise a empresa terá um diagnóstico completo da situação da empresa, além do mercado no qual está inserido, dessa forma os gestores conseguem correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

Saiba que SWOT é a sigla formada pelas iniciais das palavras:

  • Strengths (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças). 

Essas palavras não existem à toa, pois elas identificam quais análises serão feitas, sendo assim quando uma empresa de aquecedor solar Campinas, por exemplo, utiliza essa técnica, irá analisar os pontos positivos e negativos do seu negócio ou do projeto em si.

Esses são fatores que, estão sob controle da empresa e por isso podem ser modificados por ela, já no que diz respeito ao ambiente externo, é analisado as oportunidades e ameaças, que são:

  • Análise de mercado;
  • Concorrentes;
  • Fornecedores;
  • Macroambiente político, econômico, social e cultural.

O resultado dessa análise é uma matriz 2×2, que chamamos de matriz SWOT, dessa forma elas são divididas em quatro pontos de análise, que são os fatores externos e internos e os positivos e negativos.

Dessa forma, quando uma empresa de etiquetas lacres de segurança, por exemplo, olha de dentro para fora da sua empresa, além dos pontos positivos e negativos, consegue obter informações completas que determinam seu sucesso.

Principais vantagens da matriz SWOT? 

Qualquer pessoa desejaria saber o impacto na sua vida das suas decisões não é mesmo? Se isso não é possível na vida real, afinal nossas escolhas criam diversas variáveis que não podem ser calculadas, no mundo do negócio isso é possível.

Afinal uma empresa de lembrancinhas, precisa saber se a necessaire personalizada madrinha, terá o rendimento que foi esperado.

Por isso que no momento em que se tem mapeadas todas as situações de riscos e oportunidades, além dos pontos fortes e fracos em relação ao mercado e a concorrência, a empresa consegue ter um panorama da situação.

Essa visão geral traz mais segurança para as escolhas, faz com que a empresa não perca dinheiro e acerte em cheio na criação dos seus produtos, projetos, entre outras situações, além disso podemos destacar algumas outras vantagens como:

  • Posição estratégica;
  • Melhora dos serviços e produtos;
  • Insights para solucionar problemas;
  • Oportunidade para novos produtos;
  • Tomada de decisão estratégica;
  • Priorização de ações;
  • Promoção de parcerias;
  • Análise das estratégias realizadas.

Isso mostra que as empresas que realizam a análise SWOT, são sempre um passo à frente dos seus concorrentes, afinal ele sabe exatamente como e quando realizar os seus projetos.

Como fazer a matriz SWOT?

Se você chegou até aqui e já sabe como a análise SWOT é importante, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar esse plano em prática.

É importante destacar que essa estratégia pode ser feita por qualquer empresa, seja de artigos religiosos ou troféu acrílico, basta adaptar a sua realidade e entender os dados do mercado.

Para criar uma matriz SWOT você precisa seguir esses passos, em primeiro lugar definir suas forças, logo em seguida você irá identificar suas fraquezas, feito isso você precisa listar as oportunidades do mercado e as ameaças do mercado.

Após realizar essa análise, você irá colocar todos os dados na planilha, a partir desse momento você terá um panorama das informações e com isso irá definir as correlações entre os fatores da matriz, para isso você precisa determinar:

  • Quais oportunidades as forças podem potencializar;
  • Quais ameaças  as forças podem combater;
  • Quais oportunidades podem ser prejudicadas pelas fraquezas;
  • Quais ameaças podem ser potencializadas pelas fraquezas.

Vamos a um exemplo, pense em uma empresa de tela alambrado galvanizada e que na análise o gestor encontrou os seguintes aspectos referente a forças:

  • Localização;
  • Produto;
  • Nicho de mercado.

Já as fraquezas desses negócio podem ser definidas como:

  • Falta de divulgação;
  • Atendimento precário.

Dessa forma as oportunidades poderia ser definidas como:

  • Crescimento do mercado;
  • Aumento de campos na sua região.

As ameaças poderiam ser definidas como:

  • Concorrência;
  • Alto custo do negócio.

Como dito, não existe uma regra, cada empresa sabe exatamente qual a situação do seu negócio, por isso é importante que você coloque essa análise em prática, para que defina os seus objetivos.

Exemplos de análise SWOT

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre essa estratégia, vamos apresentar um exemplo concreto para que você consiga ter uma referência para aplicar ao seu negócio.

Não iremos usar nenhum exemplo de uma empresa que existe, pois não sabemos a realidade desse negócio, iremos apresentar situações mais genéricas para ilustrar e te ajudar a entender um pouco mais sobre essa prática.

Banco

Agora vamos lá, imagine que você tem um banco e deseja ampliar e criar um novo aplicativo, para isso você precisa analisar alguns aspectos e saber se é um bom momento para essa empreitada ou não.

Suas forças são: Possuir uma marca forte e reconhecida no mercado, ter um ótimo time de analistas financeiros, além de claro ter um forte poder capital em suas mãos.

Porém suas fraquezas são: Plataforma tecnológica defasada, devido a isso quer criar um novo aplicativo para auxiliar os seus clientes, outra fraqueza são as agências com péssima localização, sem contar os poucos caixas eletrônicos.

As oportunidades que você tem no seu negócio, são: Novo programa do governo para financiar investimentos em tecnologia, os índices de queda na taxa de juros nos EUA, além da alta demanda por financiamento na indústria de construção.

Já as ameaças enfrentadas pelo seu banco são: a volta da CPMF, as turbulências políticas e o atraso nas reformas de infraestrutura no país.

Com todas essas informações a sua empresa conseguirá entender quais são os pontos positivos e negativos dessa nova implantação, sempre levando em consideração o mercado, os clientes e as oportunidades.

A análise SWOT é uma estratégia muito eficiente, ela pode ser feita várias vezes em diferentes cenários, afinal ela conseguiu trazer dados precisos, que irão auxiliar a empresa tenha o problema que for.

Por exemplo, uma empresa de portar pode analisar se as pessoas estão buscando por porta de vidro de correr preço, isso significa que esse produto está em alta e por isso ela pode fazer a ampliação.

Caso contrário, é melhor que a empresa busque outras formas de ampliação, essa é uma técnica essencial para o crescimento da sua empresa.

Sabemos que o mundo dos negócios oferece muitos riscos para os empreendedores, por isso se você tiver mecanismos para evitá-los, é um ótimo diferencial do mercado.

Sem contar que isso permite que você esteja atento às tendências, ao mercado e à concorrência, pois diferente dos seus adversários, você saberá quando investir e no que.

Seja você um pequeno, médio ou grande empresário, use a análise SWOT e veja a sua empresa decolar no mercado.

A análise do SWOT ajuda a sua empresa a compreender o novo perfil do consumidor, que tem se tornado cada vez mais exigente.

Afinal as pessoas adoram uma novidade, seja um produto novo, ou um novo jeito de usar as coisas, uma loja temática, enfim, a sua empresa precisa estar atenta a essas necessidades, para garantir cada vez mais a satisfação dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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