Como escolher a carreira certa, incluindo testes vocacionais e orientação profissional

PUBLICIDADE

Se você está prestes a prestar vestibular e se sente mal por não conseguir decidir entre as profissões, não se preocupe, é mais comum do que você imagina, e os testes vocacionais existem para ajudar você nesse processo de escolha.

Eles são os principais meios para descobrir qual a carreira e profissão mais condizente e próxima de suas afinidades e habilidades, e hoje em dia existem vários testes na internet que são gratuitos para quem quiser fazê-los.

No entanto, por mais que tenham muitos testes disponíveis para serem feitos, muitas pessoas ainda ficam com dúvidas na hora de realizá-los.

Com isso, acabam ficando em dúvida se querem fazer ciência contábeis e trabalhar como gerente em uma empresa de contabilidade em Blumenau ou fazer medicina, por exemplo.

Para ajudar você que está indeciso sobre como tomar a melhor decisão, preparamos este guia rápido com algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão. Siga nossos passos, pense bem e boa sorte!

Como escolher a carreira certa, incluindo testes vocacionais e orientação profissional

O que é um teste vocacional?

O teste profissional é uma ferramenta utilizada no aconselhamento profissional para conduzir os estudantes ou mesmo quem já é profissional e está em transição de carreira.

Ou seja, é uma ferramenta que ajuda as pessoas, principalmente as que estão iniciando no mundo profissional, e quer entender qual carreira seguir.

Assim como as placas pvc personalizadas são feitas para cada empresa em específico, os resultados dos testes vocacionais são específicos para cada pessoa que o realiza.

Você deve estar se perguntando como saber qual o melhor teste vocacional/profissional vai ajudar a chegar à conclusão tão importante para a sua vida, não é?

O fato é que é preciso realmente fazer os testes para saber qual você se identifica mais, seja em empreender na área de aluguel de carros executivos ou seguir carreira acadêmica na área da educação, fazendo pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.

Então pesquise e escolha bem seu teste vocacional e se dedique a ele. Essa é a nossa primeira dica para você escolher sua profissão.

Afinal, as perguntas objetivas desses testes ajudam a delinear suas habilidades e características mais fortes. Com base nelas, você pode definir possíveis áreas de conhecimento nas quais você pode atuar.

Afinal, em um mesmo curso de faculdade é possível se especializar em uma determinada área.

Por exemplo, quem faz faculdade de química pode se especializar em produção de soluções para limpeza de feridas, quem faz medicina pode se especializar em cardiologia ou geriatria, e assim sucessivamente.

Por que escolher uma carreira é sempre um desafio?

Pesquisas mostram que a maioria dos jovens tem dificuldade em escolher uma carreira, e os motivos para essa grande indecisão são diversos, como:

  • Conflitos internos e externos;
  • Grande variedade de cursos e profissões;
  • Dificuldades financeiras;
  • Falta de liderança e apoio familiar adequado;
  • Falta de autoconhecimento.

Dentre muitos outros motivos. Nesse sentido, escolher uma carreira é um desafio porque normalmente temos que tomar uma decisão sem saber os aspectos práticos do que estamos escolhendo.

Isso acontece quando decidimos qual curso fazer para o vestibular ou quando precisamos nos aplicar no mercado de trabalho.

Há pessoas mais maduras que, embora já tenham formação universitária, não atuaram e pegaram o conhecimento e o espírito empreendedor e montaram um negócio, seja de serviço de corte a laser, uma confeitaria, um e-commerce, etc.

O fato é que não há uma regra ou um só caminho, ainda que você escolha a mesma faculdade de quem decide atuar na área do curso. É preciso ter mente aberta e entender que a faculdade em si não definirá seu futuro.

Mas o que acontece normalmente é que muitas pessoas que escolhem um curso tentam se adaptar e entender as exigências atuais, imaginam uma carreira e principalmente uma faixa salarial, o que pode não fazer parte da realidade do mercado de trabalho.

Muitas dessas pessoas acabam mudando de carreira, escolhendo outra profissão.

Às vezes acabam montando um negócio totalmente diferente do curso que fez. Por exemplo, existem pessoas que fizeram o curso de bacharel em Ciências Biológicas e abriram um negócio de aluguel de van em Salvador ou vão trabalhar como motorista particular.

Portanto, se você quer saber outras dicas além do teste vocacional para escolher sua profissão, então continue lendo e confira as dicas a seguir!

Dicas práticas para escolher uma profissão

A principal dica para escolher uma profissão é de fato fazer o teste vocacional, como já mencionamos no início do artigo e explicamos até agora.

 No entanto, existem outras soluções que você pode fazer junto com o teste vocacional para decidir melhor qual a profissão que você deve seguir.

Portanto, confira as dicas que daremos adiante e utilize-as junto com o resultado do seu teste vocacional para mapear de forma mais assertiva a escolha de sua profissão.

Informe-se sobre profissões e carreiras

Ao concluir um teste vocacional, geralmente ele fornecerá uma lista com as profissões e cursos que você pode fazer que mais se encaixa ao seu perfil.

Portanto, pegue essa lista, pesquise por cada um desses cursos e profissões, o mercado de trabalho e tudo que diz respeito a todas as indicações dos resultados do seu teste.

Esse é um passo muito importante para ajudar a desfazer mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões.

Procure saber o que esse profissional faz no seu dia a dia, qual é a sua área de especialização, qual é o mercado para essa profissão, qual é o curso, etc, assim será mais fácil identificar o que de fato você quer.

Afinal, se em um dos resultados der, por exemplo, consultoria em gestão de pessoas, mas você não quer trabalhar com pessoas diretamente e prefere um segmento mais isolado, então não é uma carreira que se encaixa ao seu perfil.

Por isso a importância de analisar cada profissão a fundo e entender o mercado.

Converse com profissionais qualificados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais capacitados para aprender sobre a parte prática.

Se você quer estudar medicina, por exemplo, visite hospitais e clínicas, acompanhe a rotina dos médicos e, se possível, pergunte aos especialistas.

Se você quer trabalhar na área de pesquisa no setor ambiental, pesquise informações com profissionais que atuam no setor de emissão de tcra ambiental, por exemplo. Na hora de escolher uma carreira, lembre-se que todas têm seus prós e contras envolvidos.

No exemplo da medicina, pode ser uma bela carreira que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir muito esforço e sacrifício, como estudar vários anos e muitas vezes ter que deixar sua casa e família para cuidar de emergências.

Escolher a carreira certa depende muito do estilo de vida que você deseja levar.

Escolha sua profissão com calma

Sua profissão deve de fato ser escolhida com muita cautela. Afinal, por mais que seja algo que se possa trocar, o contratempo, o tempo gasto e os recursos investidos não são coisas que alguém queira desperdiçar, certo?

Não é interessante deixar para a última hora no preenchimento do formulário de admissão. Pense no assunto com muito cuidado.

Claro, nada dura para sempre, e uma escolha profissional também não. Existem muitos casos de pessoas que trabalham em uma profissão por anos e depois largam tudo para começar uma nova carreira.

De qualquer forma, mesmo que futuramente você mude de profissão, não vale a pena perder tempo fazendo um curso que você não gosta. Portanto, pense bem na sua escolha.

Conheça suas áreas de interesse (profissional e pessoal)

O autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, e na escolha da carreira certa não é diferente. Tente se conhecer bem, tente listar seus principais interesses, talentos e deficiências (ou melhor, pontos que precisam ser melhorados).

Liste quais atividades você gosta de fazer no seu tempo livre, quais tipos de filmes você mais gosta, assuntos que você gosta de conversar e suas principais qualidades.

Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te incomodam e também quais são os seus principais pontos que você deve melhorar. Um bom conhecimento de si mesmo certamente ajuda na escolha da profissão certa.

Vestibular não é o fim do mundo

Momentos importantes da vida, como o vestibular, sempre causam medo e ansiedade, mas é preciso manter tudo sob controle. Se você quer começar uma carreira de sucesso, você tem que enfrentar isso. Portanto, aceite o fato e faça o que precisa ser feito: estude.

Não se esqueça de fazer atividades extras também, como se divertir fazendo o que mais gosta e cultivar seus hobbies. Além disso, sempre se permita tempo para descansar.

A escolha da profissão é com você

As melhores intenções nem sempre levam às melhores decisões. São raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando positivamente na escolha da profissão.

Muitas vezes encontramos alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a carreira que escolheram. Muitas dessas situações acabam acontecendo porque o curso foi escolhido levando em consideração os gostos de terceiros.

Portanto, ao escolher um caminho a seguir profissionalmente, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência. A carreira quem vai trilhar é você, o sonho deve ser de acordo com os seus gostos, então a escolha da profissão certa só depende de você.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima