Posted inCotidiano / Geral

Como utilizar materiais sustentáveis e ecologicamente corretos na construção da sua casa?

A pauta da sustentabilidade vem ganhando um destaque cada vez maior na sociedade, sendo importante estar atento em tal sobre como trabalhar com esse tema frente às mais diversas situações, o que pode incluir até os materiais usados em uma construção.

A partir dessas práticas, aos poucos podemos conviver em um ambiente muito mais sustentável, o que pode ser positivo não apenas para o planeta em si, como também para todos que residem nele. Nesse caso podemos falar tanto do público como das empresas.

Esse tipo de atenção passa a ser maior por causa também dos impactos cada vez mais claros do aquecimento global e de outras consequências que partem da extração excessiva de matérias-primas, fora o alto nível de poluição ao que o planeta é exposto diariamente.

As pessoas como um todo vem dando uma maior destaque ao assunto, o que faz com que o mesmo tenha que ser feito por parte das empresas, até mesmo para ficar alinhadas ao seu público e assim não perder a chance de se relacionar bem com todos os seus clientes.

É por coisas do tipo em que ao procurar por levantamento topográfico preço, por exemplo, o público esteja disposto a pagar por um valor maior, contanto que as empresas responsáveis por um serviço se mostrem empenhadas em cuidar do meio ambiente.

De um modo geral a preocupação se mostra principalmente em relação ao futuro do planeta, já que os impactos causados ao meio ambiente podem tornar a vida na Terra pior em diversas maneiras, a começar pelo aumento da temperatura nos últimos anos.

Para as empresas é possível enxergar um certo esgotamento dos recursos naturais, impedindo até mesmo que uma companhia possa crescer, tudo isso sendo resultado da forma em que lidador com o planeta hoje, destacando mais o valor da sustentabilidade.

Ao falar sobre como viver de acordo com as práticas sustentáveis podemos olhar até mesmo para a reforma residencial a ser feita em sua casa, levando em conta como uma obra, diante de todos os materiais usados, pode trazer certos danos ao ambiente.

O ponto a ser levantado aqui é que diversas soluções vêm sendo desenvolvidas pela sociedade pelo mercado, tudo de forma a garantir com que a sustentabilidade seja um tema a  ser garantido junto aos mais diversos tipos de temas e de segmentos.

O mesmo pode ser dito até na área de construção e reformas, sendo importante para quem trabalha na área ou então pensa em melhorar o visual da sua casa e estar atento ao tema, de modo a garantir com que tais práticas sustentáveis possam ser melhor adotadas.

O que compõe a construção sustentável?

A ideia por trás de uma construção sustentável nos faz levantar a dúvida sobre a existência de uma obra que possa ser destrutiva ao planeta e, infelizmente, esse tipo de afirmação pode estar associada às mais diversas obras que podem ser realizadas atualmente.

Para entender isso basta olhar para a forma em que certos itens podem ser descartados de forma errada, como é o caso dos escombros de uma obra, com isso se expandindo também para a própria origem dos materiais a serem usados em uma reforma em particular.

É por coisas assim que devemos ter certa atenção em sobre como essas obras são realizadas, afinal, o desenvolvimento da sociedade faz com que todos os dias novas casas e prédios sejam erguidos, tudo podendo causar algum tipo de dano ao meio ambiente.

Diante disso, ao instalar uma manta térmica para telhado para melhorar o seu conforto em casa, reduzindo a temperatura do imóvel, é importante olhar também para como esse tipo de atividade pode ser otimizada, de modo a não causar nenhum impacto ambiental.

Da mesma forma em que esse pensamento deve ser adotado por cada pessoa de modo individual, o mesmo precisa ser feito por parte das construtoras e empresas especializadas em reforma, tudo por causa dos danos a longo prazo que o planeta pode sofrer .

Uma maneira de se garantir uma prática mais sustentável dentro dessa realidade, permitindo reformar seu imóvel com um belíssimo piso laminado durafloor sem causar nada ao meio ambiente, é através do uso de materiais que sejam também sustentáveis.

Benefícios de lidar com uma construção sustentável

Ao adotar o uso de materiais sustentáveis é possível garantir uma relação mais positiva com o meio ambiente, permitindo assim uma reforma geral sem que isso signifique nenhum tipo de impacto a ser causado ao ambiente de um modo geral.

Junto a isso existem outras vantagens associadas ao uso de materiais de origem sustentável, incluindo:

  • Redução de impactos ao planeta;
  • Melhor visão por parte do público;
  • Economia a longo prazo;
  • Incentivo fiscal para obras sustentáveis.

Apesar de toda a relevância de atuar alinhado ao meio ambiente, os últimos tópicos acabam por destacar vantagens comerciais que uma empresa pode conquistar ao trabalhar com esse tipo de estratégia, fazendo até mesmo uma oferta diferenciada de tapete de vinil.

Tal economia pode partir tanto da resistência de certos materiais como também dos incentivos que os governos vêm dando para a adoção de práticas sustentáveis, o que inclui a redução de impostos para edificações que trabalhem com o tema da sustentabilidade.

Se isso o interessou, a ponto de trabalhar com tais matérias dentro de suas reformas ou construções, vale destacar então alguns itens que podem ser aplicados em suas obras, garantindo assim o encontro de uma edificação sustentável.

Construindo uma casa sustentável

Para garantir que sua casa conte com um projeto sustentável é importante recorrer a uma série de etapas que podem deixar o seu imóvel até mesmo com um estilo especial, destacando assim a ligação da sua residência com a causa ambiental, por exemplo.

Para que isso seja possível é importante adotar diferentes materiais e estratégias durante a construção do seu imóvel, indo desde uma cobertura retrátil até mesmo ao estilo de piso a ser escolhido, isso ao lado de uma série de ações sustentáveis, o que pode incluir:

Madeira reflorestada

O estilo amadeirado pode trazer um estilo especial para sua casa, destacando inclusive a sensação de estar em um imóvel com um design favorável ao meio ambiente. Contudo é importante ter cuidado em relação ao fornecimento desse material em questão.

Para garantir de fato estar lidando com um projeto sustentável, indo muito além da imagem, é importante trabalhar apenas com madeira reflorestada, contando com um selo de certificação a ser oferecido pelos órgãos responsáveis por tal verificação.

Madeira plástica

Para não depender da derrubada de árvores é possível recorrer então ao uso da madeira plástica, sendo esse um material feito por meio de plástico reciclado, reduzindo dessa forma até mesmo o descarte desse tipo de substância na natureza.

Painel fotovoltaicos

A fonte de energia da sua casa é algo que também pode ser adaptada para a criação de um projeto mais sustentável, sendo indicado ficar atento ao uso da energia solar, uma das fontes renováveis de energia que se encontra na natureza.

Para se ter acesso a ela basta instalar placas fotovoltaicas em seu teto, garantindo assim o armazenamento desse tipo de energia, alimentando o seu imóvel com uma fonte de energia limpa e sustentável.

Iluminação de LED

Ainda sobre iluminação, se inicia também a troca de lâmpadas comuns pelas de LED, isso por causa do baixo consumo de energia por parte desses materiais, fora o visual de destaque trazido por elas, capazes de iluminar até uma escada plataforma industrial.

Tinta ecológica

A escolha da tinta a pintar suas paredes deve ser feita não apenas de acordo com suas preferências de cor, mas também pela origem desse material, existindo no mercado hoje opções feitas à base de pigmentos naturais, o que é mais amigável ao meio ambiente.

Tijolo ecológico

Dentro de um projeto sustentável até mesmo o material de base da sua casa pode contar com uma melhor relação com a natureza, nesse caso através do uso de tijolos ecológicos. 

Esse tipo de elemento se diferencia do tijolo comum principalmente por causa de sua produção, feita a partir de um processo de compactação, diferente do uso de fornos especiais, o que pode acabar poluindo o ar através da fumaça produzida.

Tudo isso deve ser considerado para a criação de um ambiente bem associado ao meio ambiente, com tal regulação valendo tanto para a sua casa como para um estabelecimento comercial, a contar com uma Avcb consulta que permita o seu funcionamento.

De um modo geral, além da adequação aos órgãos legais é importante que o seu projeto de construção esteja alinhado também à causa ambiental, criando dessa forma uma estrutura sustentável que seja positiva tanto à natureza como aos que irão morar em tal residência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: