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Conheça mais sobre metaverso e veja empresas que já utilizam a novidade

O metaverso já está tomando conta do mercado e as suas inovações no modo de trabalho, divulgação e interação prometem mudar completamente os modelos de negócios.

Desde que algumas empresas começaram a anunciar que estavam trabalhando em seu próprio metaverso, a realidade dessa nova forma de interação foi tomando força.

Esse novo universo que conecta o real e o virtual de uma forma nunca antes vista merece a atenção das empresas o quanto antes, uma vez que, assim como a internet foi um dia, promete ser o futuro das interações.

Continue lendo este artigo e descubra o que é e como funciona o metaverso.

O que é metaverso?

O metaverso é basicamente um universo virtual 3D onde as pessoas irão possuir a capacidade de interagir entre si através da utilização de avatares. Esse mundo será criado a partir de quatro tecnologias principais:

  • Realidade virtual;
  • Realidade aumentada;
  • Redes sociais;
  • Criptomoedas.

A ideia principal dessa nova tecnologia é possuir a capacidade de interagir virtualmente, de maneira em que pareça que se está literalmente dentro dessa realidade.

Dessa forma, uma empresa de equipamentos de construção pode realizar a venda de conduíte industrial, por exemplo, de maneira totalmente virtual, onde as pessoas que realizarem a compra podem ver e interagir durante o processo de maneira nunca antes vista.

Através da RV, Realidade Virtual, e da RA, Realidade Aumentada, será possível mergulhar em um ambiente totalmente virtual, onde se poderá frequentar shows, realizar confraternizações com os amigos e parentes e até mesmo realizar reuniões de trabalho.

Com essa nova tecnologia será possível realizar a sua rotina de trabalho na empresa de recapeamento de asfalto, por exemplo, através da utilização de avatares em uma realidade aumentada.

Com isso, diferente do home office, que se encara uma tela de computador para realizar as tarefas, será possível interagir com seus colegas de trabalho e realizar reuniões através dessa nova realidade.

Além disso, as interações em redes sociais possuirão um novo formato, onde até mesmo o Facebook, agora Meta, anunciou que está trabalhando em seu próprio universo no metaverso.

Essa realidade poderá ser acessada através de smartphones, PC, notebooks, tablets e óculos de realidade virtual.

Por fim, esse universo virtual pretende utilizar as moedas digitais, criptomedas, para a comercialização dentro do espaço. Uma criptomeda é um tipo de dinheiro que, diferente das outras moedas, possui a característica de ser totalmente digital.

Além disso, ela não é emitida por nenhum governo, ou seja, não pode ser impressa e inserida na sociedade como as moedas comuns, pelo contrário, existe um número específico de criptomoedas no mundo, se assemelhando mais ao ouro nesse quesito.

Existem muitos tipos de criptomoedas no mundo, onde cada uma possui uma quantia única. Entretanto, as principais e mais conhecidas no mercado são:

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • Tether;
  • Ripple;
  • Litecoin.

Através das criptomoedas será possível realizar transações no universo virtual, como realizar a compra de um bastão de ronda, roupas, tênis, maquiagem, entre outros itens de forma totalmente digital e sem a necessidade de um terceiro para controlar as transações.

A origem do metaverso

O termo metaverso surgiu pela primeira vez através do autor estadunidense Neal Stephenson, no ano de 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash”. No livro, as pessoas utilizam o metaverso para escaparem de uma realidade distópica.

Ao ser questionado sobre esse universo e de onde surgiu a sua ideia, Stephenson explica que ela teve início através de sua participação em um projeto de arte que utilizava a computação gráfica.

Na época em que participou do projeto, ele obteve alguns questionamentos relacionados a como esse tipo de tecnologia 3D se tornaria popular.

Para ele, isso aconteceria através do desenvolvimento de um tipo de produto em massa que possui a capacidade de fazer com que os equipamentos baixassem o preço elevado da época, se tornando onipresentes.

Com o passar das décadas, os avanços tecnológicos tornaram possível o potencial do metaverso e as suas inúmeras possibilidades.

Através da conexão 5G, que permite uma melhor conectividade, com uma maior consistência e móvel, além de uma maior capacidade de processamento dos dispositivos atuais e hardware mais robusto como um todo.

As maiores empresas da tecnologia já estão investindo nesse novo universo e os perfis de consumo também já estão se adaptando a tendência do mercado.

Entretanto, quais são as empresas e metaversos que já estão realizando o desenvolvimento dessa nova tecnologia para o seu negócio?

As empresas que utilizam que já utilizam o metaverso

Existem algumas empresas que já estão à frente do mercado e estão desenvolvendo o seu próprio mundo dentro do metarverso a fim de aproveitar a oportunidade e se ajustar às tendências do mercado.

Dentre as principais empresas que estão desenvolvendo e utilizam essa tecnologia, podem-se citar:

  • Epic Games;
  • Roblox;
  • Microsoft;
  • NVIDIA;
  • Meta;
  • Decentraland.

Esses são os principais negócios que já utilizam a nova tecnologia e estão desenvolvendo formas de comercializar, divulgar, interagir e experienciar através da realidade virtual do metaverso.

Epic Games

O mercado de jogos é um setor que possui grande potencial no universo do metaverso, uma vez que os seus jogos podem proporcionar uma experiência completamente nova aos seus usuários.

Os universos 100% digitais e interativos presentes nos jogos possuem a capacidade de demonstrar um pouco o que o futuro próximo poderá realizar.

A Epic Games, empresa voltada para o mundo dos jogos virtuais e muito famosa por seu jogo “Fortnite”, realizou um investimento de US$ 1 bilhão no mês de abril, demonstrando a sua visão de longo prazo para o universo do metaverso.

Além disso, a Sony Group Corporation também realizou um investimento junto a Epic Games, fortalecendo assim o relacionamento entre as duas empresas. O seu investimento foi de um total de US$ 200 milhões.

Ambas as empresas possuem o intuito e a missão de avançar o estado da arte em tecnologia, entretenimento e serviços online socialmente conectados.

Através do metaverso essas empresas podem criar um jogo de detonação de rochas, por exemplo, em que através da realidade aumentada será possível sentir os efeitos desse ato de forma a parecerem reais aos olhos do usuário.

O próprio Fortnite já realizou a promoção de shows e eventos de marcas em seu mundo digital, onde a cantora Ariana Grande realizou apresentações dentro do jogo para milhões de pessoas.

Roblox

A Roblox Corporation é uma plataforma global que reúne milhões de pessoas através de experiências compartilhadas.

Essa é mais uma empresa que já está investindo no universo do metaverso e o seu objetivo principal com isso é proporcionar um espaço onde as pessoas possam se reunir em milhões de experiências 3D com o intuito de aprender, trabalhar, jogar, criar e socializar.

Através do metaverso será então possível a compreensão de como realizar um plano de controle de emissões atmosféricas, por exemplo, através de aulas e interações realistas.

A empresa já realizou estratégias de divulgação através do lançamento inédito de um recurso que consegue o metaverso a lançamentos musicais.

Em setembro, a marca anunciou a criação do “Roblox Listening Party”, ou seja, festa da escuta, onde será possível que artistas lancem novas músicas ligadas à experiências selecionadas.

Dessa forma, milhões de fãs podem ouvir as suas músicas enquanto saem com seus amigos dentro da plataforma.

Microsoft

A empresa Microsoft pretende permitir que as reuniões realizadas através do Teams aconteçam no metaverso através da utilização de avatares 3D.

Essa novidade recebeu o nome de Microsoft Mesh e permitirá que personagens animados sejam utilizados durante videoconferências quando o usuário quiser ligar a sua câmera.

Dessa forma, será possível realizar reuniões referente a durabilidade de uma chapa de aço carbono, por exemplo, de forma interativa e completamente virtual.

NVIDIA

A NVIDIA, empresa de tecnologia, muito conhecida por suas placas gráficas, é mais uma empresa que está investindo no metaverso.

O seu universo dentro do metaverso foi batizado de NVDIA Omniverse, e ele possui o intuito de possibilitar que diversos designers, artistas e revisores trabalhem juntos e em tempo real em aplicações de softwares.

Ele será realizado em um mundo virtual e com a possibilidade de ser compartilhado de qualquer lugar.

Dessa forma, os profissionais da área poderão realizar o design de qualquer coisa, como um bloco hidráulico, por exemplo, de forma completamente online e muito mais fácil.

Meta

A empresa Meta, dona de muitas redes sociais como o Facebook e o Instagram, também está investindo no metaverso.

O seu universo virtual possui o nome de Horizon e possui o intuito de revolucionar a experiência do home office e da convivência social.

Com o objetivo de melhorar as formas de interação, o Horizon Workrooms pretende fornecer um espaço virtual para que as pessoas, através de seus avatares, se reúnam em salas de realidade aumentada.

O intuito dessas empresas é evoluir o modo de interação, trabalho e comercialização do mercado.

Dessa forma, ao pesquisar “mangueira de incêndio tipo 1 preço”, por exemplo, no Google, será possível realmente testar o produto através da inteligência artificial e realidade aumentada.

O mercado está mudando drasticamente com o objetivo de proporcionar melhores experiências através do meio digital. O seu acompanhamento é extremamente importante tanto para o crescimento do seu negócio quanto para o seu próprio crescimento profissional.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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