A automação de marketing é um recurso cada vez mais presente e necessário no dia a dia corporativo. Com o aumento do volume de tráfego e atendimentos, é necessário otimizar todos os processos possíveis e garantir um serviço de qualidade.
Da mesma forma que a instalação de uma parede drywall agiliza o andamento de uma obra, o uso de recursos de automação permitem que o relacionamento com o cliente seja alimentado de forma constante e eficiente.
Confira o que é automação de marketing e quais são os erros que a sua empresa deve evitar cometer ao utilizar esses recursos.
O que é automação de marketing?
Automação de marketing é o processo de usar tecnologia para automatizar tarefas e processos de marketing. Essas tarefas podem incluir o envio de e-mails de marketing, a criação de campanhas de anúncios, a segmentação de clientes, entre outros.
A automação permite que uma empresa de caçamba de entulho seja mais eficiente e eficaz em suas campanhas de marketing, atingindo o público certo com a mensagem certa, no momento certo.
Ela também ajuda as empresas a melhorar a sua produtividade, reduzir custos e aumentar a receita, pois as equipes de marketing podem concentrar seus esforços em atividades mais estratégicas.
As ferramentas de automação de marketing podem ser integradas com outras ferramentas de tecnologia, como CRM, software de análise de dados e plataformas de mídia social, oferecendo uma visão mais completa e precisa do desempenho de suas campanhas.
Entenda os erros mais cometidos nesse processo
Assim como na construção de um deck de madeira para piscina, evitar erros na sua estratégia de automação de marketing é essencial. Mas, para isso, é importante entender quais são os erros mais cometidos e se atentar a eles.
Não definir claramente os objetivos e metas
A primeira etapa do desenvolvimento de qualquer estratégia é definir metas. Sem objetivos claros, a automação de marketing pode se tornar uma solução em busca de um problema, sem um propósito claro para a empresa e sem métricas para avaliar o sucesso.
As campanhas de marketing se tornam pouco eficazes e a segmentação de clientes pode ser feita de maneira inadequada, resultando no envio de mensagens para as pessoas erradas.
Além disso, não há como avaliar o sucesso da automação de marketing. Sem métricas para avaliar o desempenho, as empresas não saberão se estão tendo sucesso ou não e poderão desperdiçar recursos valiosos em uma ferramenta ineficaz.
Não entender as necessidades do cliente
A automação de marketing é uma ferramenta que pode ajudar as empresas a alcançar seus clientes de maneira mais eficiente, mas apenas se for usada corretamente. Sem entender as necessidades dos clientes, a comunicação com o público pode ser irrelevante.
Isso leva a uma baixa taxa de engajamento do cliente e pode prejudicar a imagem da marca. É como oferecer um pacote de biscoitos para um público interessado em expositor de acrílico.
A taxa de conversão também cai significativamente quando a empresa não entende as demandas do seu consumidor. Além disso, se os clientes receberem comunicações irrelevantes e inoportunas, pode haver prejuízo à reputação da marca.
Quando os clientes não se sentem ouvidos e compreendidos, eles podem optar por procurar produtos ou serviços de uma empresa concorrente que ofereça uma melhor compreensão de suas necessidades.
Ignorar a personalização
A personalização é uma das principais vantagens da automação de marketing e permite que as empresas enviem mensagens mais relevantes e envolventes para seus clientes.
Mas, assim como quadros de gestão, a comunicação deve ser personalizada e assertiva para funcionar corretamente. Mensagens genéricas podem levar a uma menor taxa de conversão e a uma menor taxa de retorno sobre o investimento em marketing.
Ainda há de se considerar que a personalização é uma das principais maneiras pelas quais as empresas podem criar fidelidade do cliente. Sem esse recurso, os clientes podem sentir que a empresa não se importa com eles e buscar o serviço de um concorrente.
Não testar as técnicas
Toda novidade deve ser testada antes de ser aplicada oficialmente a uma empresa, seja a instalação de telha sanduíche preço ou ferramentas de automação de marketing.
Sem testar as técnicas de automação, as empresas perdem oportunidades de melhorar a eficácia de suas comunicações e de aumentar a conversão de clientes.
A reputação e competitividade da marca também ficam em risco quando as ferramentas apresentam falhas, ainda mais quando elas são o único canal para determinado tipo de contato, como chats de suporte ao cliente.
Não acompanhar os resultados
Além de definir objetivos, acompanhar os resultados também é fundamental para qualquer estratégia de marketing, e não seria diferente com a automação. Assim como as análises físico químicas, gerir as métricas permite fazer ajustes e corrigir as ações da empresa.
Quando a empresa não acompanha os resultados, ela deixa de observar dados e tendências importantes no comportamento do público. Isso pode levar a decisões inadequadas sobre futuras campanhas de marketing.
As empresas também não saberão quais aspectos de suas campanhas de automação precisam ser otimizados, resultando em uma baixa taxa de conversão e de retorno sobre o investimento em marketing.
É importante que as empresas acompanhem regularmente os resultados de suas campanhas de automação de marketing para garantir que elas estejam funcionando de maneira eficaz.
As métricas ajudam as empresas a fornecer comunicações mais relevantes, aumentar a taxa de conversão e evitar desperdício de recursos valiosos.
Não manter uma comunicação humana
A principal função da automação é otimizar o trabalho feito por humanos sem nenhum prejuízo à atividade. O fator pessoal da comunicação tem forte impacto nos clientes e não pode ser perdido com a implementação de robôs e máquinas.
A falta de personalização e empatia dificulta a construção de uma conexão emocional com o cliente, o que é importante para criar lealdade e confiança na marca.
Os recursos de automação também podem ser insuficientes para lidar com perguntas e preocupações mais complexas. Sem uma comunicação humana adequada, os clientes podem se sentir frustrados e insatisfeitos.
Automatizar o marketing, assim como fazer a reciclagem de lixo eletrônico, é útil para segmentar os clientes e enviar mensagens relevantes, mas é importante equilibrar a automação com a personalização.
Se as mensagens forem muito genéricas ou impessoais, os clientes podem se sentir menos valorizados e menos propensos a se envolver com a marca. Além disso, há o risco de soar como spam e fazer o público começar a ignorar ou até mesmo denunciar as mensagens.
Uma consequência desse processo é a perda de fidelização dos clientes, que se tornam menos propensos a se envolver com a marca, indicá-la a amigos e familiares e ainda buscam outras opções no mercado.
É fundamental que as empresas usem a automação de marketing com cuidado e mantenham uma comunicação humana adequada com os clientes.
Isso significa equilibrar a automação com a personalização, fornecer suporte e atendimento ao consumidor e manter um tom de voz autêntico e empático em todas as comunicações com os clientes.
Ao fazer isso, as empresas podem garantir que seus processos de automação de marketing sejam eficazes e agradáveis para seus clientes.
Casos de sucesso para se inspirar
Recursos frequentemente utilizados podem causar confusão quando estamos procurando por referências para nos inspirarmos. Por isso, listamos algumas empresas que trabalham muito bem com a automação de marketing. Confira:
- Amazon;
- Spotify;
- Hubspot;
- Uber;
- Coca-cola.
A Amazon é um excelente exemplo de uma empresa que usa a automação de marketing de forma inteligente. Eles coletam dados de clientes e usam esses dados para personalizar as recomendações de produtos, além de enviar e-mails e notificações personalizadas.
O Spotify também usa a automação para personalizar suas recomendações de música e playlists para cada usuário com base em seus gostos e histórico de streaming.
A Hubspot é uma empresa de software de marketing e vendas que usa a automação para automatizar processos de geração de leads, segmentação de clientes, nutrição de leads e muito mais.
Já a Uber usa a automação para enviar e-mails personalizados para seus motoristas e passageiros com base em seu comportamento no aplicativo. Eles também enviam mensagens de texto com atualizações sobre os motoristas e suas viagens.
A Coca-Cola é uma referência para diversos assuntos relacionados ao marketing. A empresa usa a automação para segmentar seus clientes com base em seus interesses e comportamentos.
Diversas outras empresas têm sucesso com a automação de marketing. Ao implementá-la de forma estratégica e personalizada, as companhias podem alcançar melhores resultados em termos de geração de leads, conversão de vendas e fidelização de clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.