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Crie conteúdo útil e relevante que ajude a educar e engajar seus clientes

Se você quer atrair os clientes para a sua marca saiba que a criação de conteúdo útil e relevante é a maneira certa, afinal, o marketing de conteúdo é uma ótima opção para impulsionar sua empresa no mercado. Crie conteúdo útil e relevante que ajude a educar e engajar seus clientes!

O marketing de conteúdo diz respeito a criação de conteúdos relevantes e valiosos para o seu público-alvo, o seu objetivo é educar e informar os leitores sobre os seus produtos ou serviços, fazendo com que eles sejam atraídos para sua empresa.

Quando uma empresa de bobinas de aço, por exemplo, investe nessa estratégia, consegue aumentar suas vendas e fazer com que sua marca seja reconhecida no mercado, ganhando uma certa autoridade.

Se você ficou interessado por esse assunto, continue lendo esse artigo e saiba como essa estratégia é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Importância do marketing digital

A criação de conteúdo é fundamental para as empresas, ainda mais nos dias de hoje onde o mercado se encontra cada vez mais competitivo, afinal, o cliente tem milhares de opções de marcas de cerca de arame, à sua disposição.

Mas o que faz com que ela escolha uma determinada marca, ao invés da outra? Além da qualidade, a presença que essa empresa tem no meio digital, pois nenhum cliente irá comprar um produto de um lugar que não confia ou não conhece.

Por isso que o marketing digital se torna tão essencial para a sobrevivência das empresas, pois ele permite com que os clientes fiquem mais próximos da marca, criando uma relacionamento entre eles.

Sendo assim, ao invés de simplesmente promover seus produtos e serviços, o marketing de conteúdo consegue oferecer informações e soluções valiosas que ajudam o seu cliente a tomar sua decisão com base em informações.

Dessa forma, quando ela jogar “usucapião rural” no Google, verá que a sua empresa cria conteúdos que ajudam o consumidor a se informar e não está preocupada em apenas vender o produto.

Nos dias atuais as marcas contam com inúmeras plataformas para entrar em contato com os seus clientes, como:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Aplicativos de conversa.

Porque não usar esses meios de comunicação para criar conteúdos de qualidade, com isso você mantém o seu cliente mais próximo e interessado nos seus produtos e serviços.

Uma empresa de gerenciamento de obras, ao criar conteúdos sobre o seu produto conseguirá informar o seu cliente e até mesmo entregá-lo de acordo com o formato que escolher.

Saiba que quando o seu negócio força uma barra querendo vender seus produtos a todo custo, pode acabar tendo o efeito contrário e com isso fazer com que o cliente tenha aversão da sua marca.

Ao criar conteúdos que chamem atenção deles, você consegue fazer com que ele se interesse pelos produtos e com isso sinta o desejo em adquiri-los, sem ao menos que você mencionou a venda daquele item no vídeo ou na foto.

Crie conteúdo útil e relevante que ajude a educar e engajar seus clientes

Práticas de Marketing de Conteúdo 

Agora que você já sabe como o marketing de conteúdo é importante para a sua empresa, veja algumas práticas e ferramentas que você pode aplicar ao seu negócio, para obter melhores resultados.

Identifique sua audiência-alvo

Antes de criar qualquer estratégia é fundamental que você  identifique quem é o seu público-alvo, só dessa forma será possível traçar as melhores práticas.

Afinal, o que funciona para os clientes de uma empresa de topografia com drone, não é o mesmo que funciona para uma floricultura, por isso conhecer a sua audiência é essencial para um bom marketing de conteúdo.

Para isso você precisa identificar alguns aspectos como:

  • Quem é o seu público;
  • Quais são seus interesses;
  • Quais são as suas necessidades.

Isso irá ajudar a sua empresa a garantir que os conteúdos sejam relevantes e valiosos para a sua audiência.

Crie um conteúdo educativo e útil

Para que você consiga chamar a atenção daquele usuário que está procurando por laudo spda, é preciso que o seu conteúdo seja educativo e útil, para isso você precisa se certificar que ele responda às perguntas e necessidades dos seus leitores. Por exemplo:

  • Para que serve um microscópio? 
  • Do que ele é feito? 
  • Como funciona o seu mecanismo?

Todas essas são dúvidas que giram em torno do seu produto, quando você cria conteúdos que a respondam, você faz com que o seu consumidor se interesse cada vez mais por aquele item.

Dessa forma, se aquele cliente tinha apenas uma curiosidade, ao saber mais sobre o produto, ficará cada vez mais instigado a comprá-lo e com isso ver de perto todas as funcionalidades que ele dispõe.

Use palavras-chave relevantes

As palavras-chave são responsáveis por impulsionar o seu conteúdo, fazendo com que ele apareça no ranking de pesquisas dos sites de busca como o Google.

Sabe quando você realiza uma pesquisa sobre onde encontrar serviço de assessoria esportiva, por exemplo? Pois bem, os primeiros resultados que aparecem estão lá por 2 motivos, um porque a empresa pagou pelo anúncio, dois porque eles usaram palavras-chave.

Por isso que quando a sua empresa cria conteúdos, é muito importante que ela use palavras-chave relevantes, para fazer com que os seus leitores consigam encontrar sua marca facilmente.

Essas palavras precisam levar em conta a forma como o seu cliente irá pesquisar o seu produto, para que ela funcione é importante que você certifique que elas estejam incluídas, no título, descrição e claro no corpo do texto.

Promova seu conteúdo

Para que as pessoas vejam seus conteúdos, é importante que você os promova, assim você terá um maior número de leitores, para isso é importante que você os compartilhe em suas redes sociais.

Além disso, você pode criar um e-mail marketing e enviar esses conteúdos para os seus clientes, dessa forma você sempre estará em contato com eles, alimentandos com conteúdos da sua marca.

Acompanhe seus resultados

Uma das coisas mais importantes do marketing de conteúdo é sem sombra de dúvidas, acompanhar os resultados para saber o que funcionou ou não, dessa forma você tem um panorama das suas estratégias e consegue analisá-las.

Essas informações são importantes para saber como o seu público reagiu entrar em contato com os seus conteúdos, dessa forma você pode descartar aquilo que não teve tanto engajamento e investir naquilo que teve bons resultados.

Para conseguir esses resultados você pode usar ferramentas analíticas, com isso você consegue medir o tráfego do seu site e o engajamento do seu público, além de todas as conversões.

Mantenha-se atualizado

Assim como qualquer estratégia de marketing a criação de conteúdo está em constante evolução, por isso a sua empresa precisa estar atenta a todas as tendências do mundo digital, dessa forma seu negócio não irá se tornar obsoleto.

Por isso a dica é se mantenha atualizado, veja todas as tendências, adapte sua estratégia de marketing, isso fará com que você siga em crescimento constante.

Estratégias para Marketing de Conteúdo

A criação de conteúdo exige tempo e dedicação, para que você consiga impactar os seus clientes é preciso que se construa algo que chame a atenção deles de alguma forma, para isso existem algumas práticas, veja a seguir quais são elas.

Crie vídeos

Não é atoa que as plataformas têm investido cada vez mais em conteúdos de vídeos, afinal, essa é uma forma didática de fazer com que os seus clientes conheçam sua marca e seus produtos, você pode entrar numa trend, usar um áudio em alta, ou criar desafios.

Saiba que esse tipo de conteúdo é perfeito para educar seus clientes, neles você pode mostrar como funciona o processo de levantamento planialtimétrico cadastral, assim o seu cliente terá contato com o serviço e aprenderá mais sobre ele.

Crie tutoriais

Os tutoriais são ótimos conteúdos, dessa forma você ajuda os seus clientes a aprenderem mais sobre seus produtos, esse tipo de marketing faz com que os consumidores engajem ainda mais com a sua marca.

Compartilhe o feedback dos seus clientes

As pessoas se inspiram com as histórias das outras, por isso aquela pessoa que está em dúvida se os seus produtos realmente são bons, irão usar como referências comentários dos seus clientes.

Por isso é tão importante publicar as experiências que seus consumidores tiveram ao usarem seus produtos ou serviços, essa é uma ótima forma de criar conteúdos de qualidade e que agreguem valor para as pessoas.

Crie conteúdo sazonal

Os conteúdos sazonais, são uma excelente opção para aqueles dias em que você não sabe ao certo o que publicar, por exemplo se você tem uma empresa de maquiagem, pode mostrar como determinados produtos são bons para os dias mais frios.

As publicações também pode gerar em torno de datas comemorativas como halloween, dia da amizade, entre outros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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