As linguagens de programação são muito importantes, principalmente para quem deseja se tornar um profissional da área de T.I
A área da programação e da tecnologia já é nos dias de hoje e ainda promete ser muito mais importante para a sociedade, uma vez que as tecnologias vêm evoluindo e os indivíduos vêm se tornando cada vez mais dependentes dela.
Entretanto, para ser um profissional bem-sucedido nesse mercado, é necessário estar sempre atualizado das diferentes tecnologias e suas evoluções. Continue lendo esse artigo e entenda quais são as principais linguagens de programação e onde elas são utilizadas.
O que é linguagem de programação?
A linguagem da programação nada mais é do que uma linguagem formal que transfere ao programador a capacidade de escrever um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos.
Ele possui o intuito de criar programas capazes de controlar o comportamento físico e lógico de uma máquina, através da utilização de uma série de instruções.
O programador e a máquina se comunicam através dessa linguagem criada pelo programador, permitindo a ele especificar quais dados um software de catracas eletrônicas deve operar, por exemplo.
Além disso, o programador também consegue especificar à máquina como esses dados fornecidos a ele devem ser armazenados ou transmitidos, e ainda, quais ações passadas a ele o software deve executar, de acordo com cada circunstância variável.
Em outras palavras, a linguagem de programação é um sistema de comunicação estruturado, onde a sua composição é formada pelos seguintes elementos:
- Símbolos;
- Palavras-chave;
- Regras semânticas;
- Regras sintáticas.
O conjunto desses elementos permite ao programador o entendimento da máquina, realizando a sua comunicação.
Por exemplo, um sistema eletrônico que realiza a calibração de balanças industriais pode ser efetuado por um programador através da junção dos 4 elementos que permitem a sua comunicação com a máquina.
Para que serve a linguagem de programação?
A linguagem de programação possui um papel fundamental na realização de uma programação, uma vez que ela é criada e utilizada com esse intuito de fazer a ideia de uma programação criar forma e funcionar.
Entretanto, embora esse seja o seu objetivo, cada um possui um escopo e forma de comunicação distintos.
Basicamente, é utilizado um idioma de baixo nível com a finalidade de realizar a comunicação interna da máquina, onde cada instrução possui o seu código de operação exclusivo.
Já a linguagem de alto nível facilita no sentido de aquisição das instruções que o programador fornece à máquina.
Enquanto o programador insere dados no idioma conhecido, a máquina os absorve na sua própria linguagem de máquina através de tradutores ou compiladores.
Dessa forma, se permite reduzir o tempo de uma programação. É possível programar um software que realiza todo o sistema logístico de peças motor cummins, por exemplo, em uma velocidade bem mais acelerada.
Além disso, também é possível entender mais facilmente a tarefa a ser executada e permitir que o programador se desconecte da operação interna da máquina, entre outros.
Com isso, é possível perceber que a linguagem de baixo nível se assemelha mais às linguagens de máquina, enquanto a linguagem de alto nível está mais próxima da compreensão e da linguagem humana.
Entretanto, quais são as linguagens de programação que são mais utilizadas atualmente?
Quais são as principais linguagens de programação?
Para se tornar um profissional reconhecido e de sucesso no meio da programação, é necessário compreender quais são as linguagens mais utilizadas no meio e quais são as mais adequadas para diferentes negócios e empresas.
Dentre as linguagens de programação mais utilizadas ao redor do mundo atualmente, podem-se citar:
- JavaScript;
- Python;
- Java;
- PHP;
- C#;
- C/C + +.
Essas são as principais linguagens de programação mais utilizadas pelos programadores e a sua compreensão é de suma importância para o sucesso no mercado de trabalho.
JavaScript
O JavaScript é uma das linguagens mais famosas e utilizadas na Internet. Ela é usada para desenvolver aplicações em formato web, através de dispositivos tanto móveis quanto não móveis.
Basicamente todos os navegadores contêm um código JavaScript, poucos não possuem esse código.
Essa é uma linguagem fácil e dinâmica para o cliente, obtendo a capacidade de ser suportada por todos os navegadores e redes do mercado. Muitas empresas famosas utilizam essa programação, tanto redes sociais quanto sites de e-commerce.
Através dele é possível realizar uma rápida pesquisa de “aluguel de container SP” no Google e obter diferentes resultados de sites que utilizam essa programação. Por esse motivo, essa linguagem é vista como um bom requisito para buscar agregar a uma empresa de desenvolvedores.
Python
A Python é uma linguagem de código aberto. Ela possui uma forma fácil e acessível de aprender.
Ela também possui uma grande eficiência para a realização de projetos complexos, uma vez que a sua legibilidade e a sua sintaxe possuem a característica de serem simples e diretas.
Através da sua compreensão, é possível realizar a programação para computadores, celulares e jogos tanto entre aplicações básicas como avançadas.
Ela possui uma enorme capacidade de processar grandes bases de dados e, por esse motivo, essa característica acaba a levando mais para o meio da computação científica, ciência de dados e Inteligência Artificial.
Dessa forma, é possível criar qualquer realidade, como a de dirigir um caminhão de água potável, por exemplo. Além disso, muitas redes sociais e sistemas de busca também utilizam essa linguagem em sua programação e em suas aplicações.
Para os profissionais da área da tecnologia da informação e da computação, a compreensão dessa linguagem pode destacar significativamente o seu currículo, uma vez que o mercado de trabalho está em busca por profissionais que saibam gerenciá-la.
As empresas estão oferecendo até mesmo um salário elevado para o funcionário que possui essa capacidade de compreensão desse sistema.
Uma das maiores razões para a valorização dessa linguagem e dos profissionais que a dominam é devido à versatilidade que ela possui, podendo ser utilizada para diferentes fins.
A sua versatilidade pode ser percebida até mesmo em uma simples pesquisa no Google, como “serviços de contabilidade preço”, por exemplo, onde se utiliza essa linguagem também.
Java
O Java é uma linguagem de programação que é orientada a objetos. Essa é uma linguagem muito popular no desenvolvimento de sites e aplicativos para qualquer tipo de hardware, sendo uma das mais relevantes no meio.
Ela pode ser utilizada tanto no desenvolvimento de aplicativos móveis, web, desktop, quanto em qualquer sistema operacional ou hardware.
Muitas empresas utilizam essa linguagem em suas programações. É possível até mesmo realizar a compra de uma bomba submersível para esgoto na Internet em uma empresa que utiliza o Java no desenvolvimento de suas programações.
PHP
O PHP é basicamente uma linguagem de script de uso geral. Ela é utilizada principalmente na escrita de códigos HTML, além disso, é uma das mais populares pelos gerenciadores de conteúdo.
Através da sua programação, lojas virtuais, sites dinâmicos, blogs e plataformas de cursos online podem ser criados. Por exemplo, ao pesquisar “mangueira de incêndio preço” no Google, ele pode te levar para muitas lojas virtuais que utilizam essa mesma linguagem do PHP.
Essa linguagem é uma das mais requisitadas pelas empresas que buscam por desenvolvedores back-end ou full-stack.
C#
Já o C#, ou C-Sharp, é uma linguagem orientada a objetos, entretanto ela possui características mais simples, modernas e de uso geral.
Ela foi criada com o intuito de substituir o Java na plataforma NET da Microsoft e pode ser utilizada na construção de aplicativos tanto de computadores quanto de celulares, nos jogos e também em softwares corporativos.
Essa linguagem é adotada em diversos sistemas populares, sendo bastante requisitadas no mercado de trabalho. A programação possui as suas características bastante semelhantes com a do Java, o que a torna mais fácil de ser compreendida em comparação com o JavaScript e o Python.
C/C++
O C/C + + é uma extensão da linguagem C, porém possui a vantagem de ser completa. Ela possui uma característica mais rápida e estável para a programação de aplicativos e sistemas com gráficos avançados.
Entretanto, a sua linguagem é um pouco mais complexa, podendo acarretar em uma maior demora em seu aprendizado. Ela é utilizada principalmente para o desenvolvimento de aplicações mais pesadas e de alto desempenho.
As empresas que costumam lidar com grandes projetos e gráficos avançados estão sempre em busca desses profissionais, uma vez que a complexidade dessa linguagem diminui ainda mais os funcionários da área.
A compreensão de diferentes linguagens da programação é essencial para os profissionais da área. Através delas é possível realizar inúmeros programas e softwares capazes de auxiliar em diversas áreas da vida.
Portanto, a contratação de profissionais da área de T.I na empresa melhora significativamente o desempenho de tarefas de automação e a otimização de todo o processo dentro do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.