Posted inGeral

Dicas para a decoração de um studio

O conceito de apartamento studio tem ganhado força nos últimos tempos. Mas, assim como outros espaços pequenos, é comum que os studios gerem confusão na hora de decorar e organizar o espaço.

Quando um operador de elevador de canecas chega em casa após o trabalho, tudo o que ele quer é poder descansar em um lugar aconchegante. Por isso, se o espaço não for planejado, a sensação de sufocamento e restrição prevalecem e causam muito desconforto.

É preciso, então, aprender a lidar com espaços pequenos, pois os studios estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, e a popularidade dos apartamentos studio se deve a uma série de fatores.

Com o aumento da população urbana e o escasso espaço disponível em cidades grandes, os apartamentos studio se tornaram uma opção para moradias compactas e acessíveis.

Da mesma forma, o aumento dos preços das casas e o aluguel em grandes centros também colaborou para a disseminação do conceito de apartamentos studio.

O estilo de vida moderno vai ao encontro da proposta dos studios. Muitas pessoas procuram um estilo de vida mais simples e minimalista, com menos espaço e menos objetos. Os studios atendem a essa necessidade, com um espaço compacto e moderno. 

A popularidade dos apartamentos studio é resultado da combinação desses fatores, que juntos criam uma demanda por moradias mais compactas, acessíveis e funcionais. 

Os países mais adeptos ao uso de apartamentos studio são aqueles com altas taxas de urbanização e escasso espaço para construção, como: 

  • Japão;
  • Coreia do Sul;
  • Singapura;
  • Hong Kong;
  • Nova Iorque.

Entenda quais são as características de um apartamento studio e confira dicas para decorar o seu.

O que é um apartamento studio?

Um apartamento studio é um tipo de imóvel residencial que combina a sala de estar, quarto e cozinha em um único espaço aberto. É uma opção compacta e eficiente para quem procura um lugar para morar, mas tem pouco espaço ou orçamento limitado.

Apesar disso, são excelentes opções para funcionários de uma fabricante de filtro para piscina que queiram economizar na compra ou aluguel de um imóvel.

Os planos abertos são uma das principais características dos studios. Muitas vezes, o banheiro é o único ambiente separado em um imóvel desse tipo.

Outro ponto importante é o tamanho. Os studios geralmente são pequenos, com metragem que varia de 20 a 50 metros quadrados. Por isso, a cozinha costuma ser pequena e integrada à área de estar, com armários e aparelhos compactos.

Observando do ponto de vista do urbanismo, a localização privilegiada é outra característica desses empreendimentos, que normalmente são construídos próximo a redes de transporte público e equipamentos urbanos, como hospitais e parques.

Dicas de decoração para o seu studio

Pelas diversas restrições de espaço que o imóvel tem, um bom projeto de design de interiores pode ajudar a tirar o maior proveito possível do seu apartamento.

Essas dicas podem ser aplicadas em casas de qualquer tamanho, mas seus efeitos são ainda mais perceptíveis em imóveis como um apartamento studio. Confira onze ideias para valorizar o seu espaço e ter um espaço acolhedor e aconchegante mesmo em poucos metros quadrados.

1 – Maximize o uso do espaço

Escolha móveis versáteis e multifuncionais que possam ser usados para mais de uma finalidade, como sofás que se transformam em camas ou mesas que se dobram.

A escolha inteligente dos móveis faz toda a diferença em apartamentos studio. É como uma promoção do tipo “dois por um”, mas ao invés de produtos, você ganha espaço.

A melhor forma de conseguir um bom uso da metragem disponível é com móveis planejados de acordo com a sua necessidade.

Um casal com filho recém-nascido, por exemplo, precisa de um projeto diferente do de um casal de idosos. Pensar com calma nos móveis e em como torná-los mais eficientes e multifuncionais pode ser a salvação do seu apartamento pequeno.

2 – Crie zonas de atividade

Defina áreas claras para cozinhar, dormir, trabalhar e relaxar, ajudando a criar sensação de organização e separação.

Uma das maiores reclamações de quem trabalha em home office e não tem um escritório reservado em casa é a dificuldade de separar o trabalho da vida pessoal. Isso implica em problemas como ansiedade e exaustão.

Para evitar esse tipo de situação, delimitar zonas para cada tipo de atividade e respeitar esse limite é fundamental. 

Concentrar os projetos elétricos em uma parede, por exemplo, e definir que aquela é a zona de trabalho, enquanto o outro lado é reservado ao descanso, pode ser uma forma de dividir as suas atividades.

3 – Use cores claras

A decoração deve refletir o gosto pessoal de cada morador. Entretanto, em casos como o do studio, algumas técnicas são recomendadas para aumentar a sensação de amplitude.

Priorizar as cores claras no seu projeto, independentemente de qual seja a superfície, é uma forma de valorizar visualmente o espaço. Para isso, use tintas em cores suaves nas paredes e piso laminado Eucafloor em tons claros.

Se essa paleta de cores for totalmente contra o seu estilo, há outra solução. Alguns projetos de design de interiores conseguem integrar cores escuras em espaços pequenos, desde que seja mantida uma certa escala monocromática para evitar criar seções no espaço.

Em projetos nesse estilo, o uso inteligente da iluminação faz o trabalho de aumentar o espaço visualmente.

4 – Jardim vertical

Para quem quer manter a conexão com a natureza, mas não pode dispor de áreas de terra ou mesmo vasos grandes, o jardim vertical é a saída.

Alguns projetos de “faça você mesmo” transformam paletes e canos de PVC com forração para jardim em paredes verdes que mudam a atmosfera do ambiente.

É possível cultivar ervas culinárias, como alecrim, manjericão, pequenos tomates e até frutas, como o morango, na varanda do seu apartamento.

5 – Escolha móveis com pés

Os móveis com pés ajudam a manter o studio visualmente limpo e amplo. Eles são boas pedidas por também criarem espaço de armazenamento fora da vista dos moradores.

Além disso, outra vantagem dos pés nos móveis é a facilidade para fazer faxina no apartamento sem precisar arrastar o mobiliário, o que incomoda os vizinhos e pode prejudicar o revestimento do piso.

6 – Invista em armazenamento

Outra dor de cabeça que os móveis planejados podem resolver é a falta de armazenamento, mais uma queixa constante de quem mora em espaços pequenos.

Um funcionário de uma empresa de locação de plataforma elevatória pode ganhar muito armazenamento apostando em móveis multifuncionais, como camas baú, bancos de madeira ou concreto ocos e com assento removível, entre outras opções.

Aproveitar as paredes para instalar prateleiras e subir os armários até o teto também cria espaços e nichos para guardar os pertences dos moradores.

7 – Adicione espelhos

A técnica de usar espelhos para ampliar os ambientes visualmente já é usada há muito tempo e é bastante efetiva. 

O cuidado com exageros é aconselhado, mas, em pontos estratégicos da casa, os espelhos podem trazer uma sensação de expansão importante para o bem-estar.

8 – Adicione texturas

Uma forma de trazer personalidade e profundidade para o espaço é usar estampas e texturas. Assim como no caso das cores, é preciso ter cuidado para não gerar uma poluição visual que cause incômodo no morador.

É sempre importante lembrar que, ao chegar em casa depois do trabalho em uma empresa de administração de condomínios, o que o morador busca é conforto e acolhimento.

Com parcimônia, usar texturas diferentes nas cortinas, almofadas e tapetes pode ajudar a criar essa atmosfera. A palavra-chave é “equilíbrio”.

9 – Varandas multiuso

As varandas têm ganhado destaque nos projetos arquitetônicos nos últimos anos. O conceito de varanda gourmet expandiu as possibilidades de uso desse espaço, e agora, a criatividade é o limite.

Em muitos apartamentos, é possível transformar a varanda em sala de jantar e ganhar espaço dentro do studio. Algumas opções comuns são a criação de um espaço para exercícios, meditação, leitura, jardinagem ou socialização.

Caso a sua varanda seja aberta, ou seja, sem janelas de vidro, lembre-se de usar tecido para sofá impermeável para proteger seus móveis e prolongar sua vida útil.

10 – Aproveite a luz natural

Use cortinas leves e transparentes para permitir a entrada de luz natural e ampliar visualmente o espaço.

11 – Mantenha a ordem

A organização é a maior aliada de quem mora em espaços pequenos. Manter o espaço livre de bagunça ajuda a evitar a sensação de espaço apertado.

Considerações finais

Apartamentos studio podem ser ótimas opções de moradia para quem busca uma vida voltada ao minimalismo e praticidade. Com um projeto de design de interiores adequado, todas as necessidades dos moradores podem ser atendidas, mesmo em um espaço compacto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: