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Entenda de uma vez por todas por que as propagandas influenciam as pessoas?

Propaganda, do latim propagare, é uma tática de persuasão com o intuito de promover uma determinada ideia, princípio, doutrina, causa ou prática, e esse é o objetivo de qualquer companhia, por conta disso, as propagandas e o marketing vem sendo desenvolvidos cada vez mais.

Para fazer isso, as empresas recorrem a recursos psicológicos que lidam com emoções, opiniões e sentimentos. E com base nisso provoca a ação de compras nas pessoas. É por isso que a propaganda tem um enorme poder de influenciar as pessoas. 

Quando se trata de publicidade e marketing, mencionar estímulos mentais é extremamente importante. A publicidade usa recursos psicológicos para comunicar seus pensamentos. Isto porque na sua essência é uma técnica utilizada na divulgação de uma causa conceito, princípio ou doutrina.

Os gatilhos mentais funcionam como um botão de emergência em nosso cérebro, que, se bem sugerido em campanhas publicitárias, influi diretamente no processo de compra e tomada de decisão do comprador.

A maioria das escolhas que fazemos em nossa vida diária são muito coerentes, mas às vezes nosso subconsciente assume o controle. 

Esses momentos de tomada de decisão inconsciente são desencadeados por esses estímulos mentais. É quando nosso cérebro resolve pegar um atalho e acaba caindo em gatilhos mentais que estimulam o consumo.

Atualmente os anunciantes que querem divulgar suas ideias usam técnicas psicológicas nas propagandas e anúncios destinados a divulgar ideologias. 

Benefícios da propaganda

A publicidade pode trazer resultados positivos para as marcas que nela investem, além de fazer com que haja um aumento significativo nas vendas.

O objetivo da publicidade não é comunicar um produto ou serviço, mas provocar emoções em quem interage com ela. 

Ficar na cabeça das pessoas é uma das premissas da criação publicitária e a criatividade é uma das estratégias de quem quer criar anúncios impactantes. O poder da publicidade é imensurável, e seus maiores benefícios são:

  • A publicidade torna a imagem do produto positiva;
  • Cria valor para as marcas que os criam;
  • Aumenta a receita de maneiras não previstas por nenhuma métrica;
  • Faz com que as pessoas adquiram produtos/serviços;
  • Aumenta a autoridade na web;
  • Aumenta o tráfego no site;
  • Aumenta o engajamento.

Portanto, empresas podem usar propagandas criativas para influenciar nas compras. A publicidade criativa pode ter muitos motivos, ideias e recursos diferenciados, mas o ingrediente principal é a criatividade.

Uma empresa de engenharia civil, por exemplo, além de se preocupar com levantamento topográfico, deve também se preocupar com um plano de marketing que envolva as estratégias de publicidade e propaganda. 

Isso porque o plano irá ajudar a empresa a conquistar clientes e se destacar de seus concorrentes. Além de ser responsável por dirigir cada atividade realizada durante um período de tempo. 

Os programas de reforma residencial são cada vez mais comuns nos canais de televisão. Isso porque, o público demonstra cada vez mais interesse por temas que envolvem arquitetura, decoração, construção, entre outros. 

Diversas empresas de construção civil que fazem reformas, têm utilizado esses canais televisivos para fazer sua propaganda. 

Até mesmo uma empresa que trabalhe com cobertura retrátil pode utilizar esse canal televisivo para divulgar um comercial do seu produto, demonstrando como esse item pode ser a solução para diversos ambientes, pois ele oferece proteção eficaz contra raios solares, chuva e vento. 

Caso uma empresa de arquitetura queira demonstrar seus ambientes, pode fazer, por exemplo, parceria com uma empresa que produz tapete vinílico, demonstrando em suas propagandas como esse produto proporciona um visual elegante em qualquer ambiente em que são usados.  

Além de demonstrar que uma das suas vantagens é que o tapete torna qualquer ambiente seguro, confortável e bonito aos olhos de quem passa.

As empresas poderiam divulgar por meio de banners espalhados pela cidade, por exemplo, os benefícios de ter uma manta térmica para telhado, tanto para áreas comerciais quanto para áreas industriais, que precisam de proteção contra chuva e luz solar.

Uma empresa que trabalha com containers, por exemplo, poderia divulgar seu trabalho mostrando que realiza projetos customizados, que entrega o produto com eficiência e rapidez de acordo com a necessidade do cliente. 

Seria importante que a propaganda do produto estivesse aliada a ideia de conforto na hora de fazer a locação ou a comprar container, mostrando que oferece um atendimento exclusivo de acordo com a necessidade de cada projeto. 

Tipos de propaganda

Impactar o consumidor com uma determinada ideia ou mensagem é o objetivo central de qualquer propaganda. Mas existem vários caminhos e formas para fazer isso. Tudo vai depender da proposta da sua campanha e do tipo de propaganda usado.

Existem vários tipos de propaganda. Em cada situação, segmento e objetivo a sua marca deve direcionar para um caminho estratégico diferente. Conheça a seguir quais são os 3 modelos principais:

Propaganda institucional

O tipo mais comum de propaganda publicitária é a propaganda institucional, que tem por objetivo, divulgar uma marca, seja ela pessoal, de produtos ou serviços.

Propaganda social

As campanhas de publicidade social estão relacionadas às causas da população. É amplamente utilizado em ambientes corporativos e governamentais.

Propaganda política

É um gênero muito popular e que faz com que os políticos ganhem muito poder durante as eleições. Existem campanhas educacionais que também podem ter teor político. 

Como criar uma boa campanha?

Toda campanha de marketing nasce de uma certa motivação. Não há restrições porque tudo pode ser divulgado, independentemente de estarmos falando de algo vendido diretamente, como um produto ou serviço.

Assim como em qualquer projeto, uma campanha publicitária deve seguir algumas regras para que o resultado seja o esperado e no final do processo o fluxo de atividades funcione de forma organizada e eficiente. 

Portanto, confira um passo a passo de como criar uma ótima campanha de marketing para sua empresa de escada plataforma industrial.

Descobrir qual é o público-alvo.

Para ter sucesso, uma campanha publicitária deve ter um público-alvo bem definido. Ou seja, é preciso segmentar, já que o objetivo é atingir apenas pessoas capazes da conversão desejada.

Assistir anúncios na TV

Para se inspirar, vale a pena assistir muitos comerciais de televisão, que apresentam as campanhas publicitárias de maior sucesso.

Escolher a plataforma

Existem vários canais pelos quais é possível distribuir uma campanha publicitária, sendo: rádio, televisão, outdoors, flyers, banners, equipamentos de áudio e eventos. Isso sem falar nas plataformas digitais como e-mail marketing, redes sociais, blogs, sites e mídia paga.

Verificar a faixa etária

A campanha da sua empresa de AVCB consulta deve ser adequada à idade. Assim, é possível entender como o seu público gostaria de receber a mensagem e será mais fácil entender variáveis ​​como tom de voz, dialeto, formato e canal.

Configurar calendário

As etapas de uma campanha publicitária devem ser ilustradas por meio de um calendário. Definir quando, como e quem é responsável por cada etapa da campanha.  Dessa forma, é possível lidar com quaisquer problemas que possam surgir ao longo do caminho.

Definir orçamento

O orçamento para campanhas publicitárias é limitado e deve ser direcionado para ações individuais dentro do projeto.

Promover campanha

Saber em quais canais tem mais alcance a propaganda em relação ao serviço ou objeto a ser anunciado. 

Cases de sucesso

Não existe uma fórmula certa para criar um caso de marketing. No entanto, é totalmente possível aprender com empresas que já obtiveram sucesso com suas campanhas.

Criar uma campanha de marketing que forneça resultados é uma tarefa difícil para a maioria dos profissionais do setor e a fim de tornar o texto mais claro, iremos citar algumas empresas que desenvolveram campanhas publicitárias criativas muito bem-sucedidas no Brasil. Confira:

  • Budweiser;
  • Heineken;
  • Chipotle;
  • BMW;
  • Apple;
  • Dove;
  • Nike;
  • Bombril;
  • Guaraná na Antártida;
  • Parmalat;
  • Entre outros.

Como você pode perceber, o sucesso do marketing está na conversa direta com seu público. Portanto, é necessário criar valor para a marca, produto ou serviço oferecido pela empresa. 

Qual é a importância de usar a criatividade em propagandas?

Em uma época em que a velocidade com que novas informações são divulgadas e a demanda é grande, focar na criação publicitária é essencial para as empresas. 

A publicidade atual não chama tanto a atenção das pessoas, por isso é preciso pensar de forma criativa para não ter que fazer grandes investimentos no setor publicitário da empresa. No final, a criatividade pode compensar um orçamento escasso.

Os melhores anúncios são aqueles que, além de criativos, transmitem algo valioso para quem os vê, que pode ser, por exemplo, uma mensagem de mudança ou reflexão. Essas são as coisas que ficam mais tempo na memória das pessoas.

É por isso que recontar histórias é tão importante, pois essa é uma das melhores maneiras de transmitir significado de forma criativa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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