Entenda do que se trata o termo 'workstation' — Divulga Oeste
Posted inGeral

Entenda do que se trata o termo ‘workstation’

O workstation vem crescendo muito, isso se deve ao aumento de pessoas trabalhando em casa. Afinal, o home office não é mais uma exceção, diversas empresas adotaram esse modelo de trabalho após a pandemia de covid-19.

Porém, sabemos que nem todos possuem uma boa estrutura de trabalho, tendo computadores lentos, que travem a todo momento, seja para abrir documentos de etiquetas para impressora argox, por exemplo, ou ver algum vídeo. 

Isso torna o trabalho muito mais estressante, pois você não consegue se concentrar no que precisa fazer, pois está a todo momento tendo que lidar com esse problemas.

Por esses e outros motivos, é muito importante ter computadores que sejam realmente funcionais e permitam com que você trabalhe, jogue ou use para o lazer da melhor forma possível.

Com essas máquinas, se você trabalha criando designer para uma fábrica de necessaire, por exemplo, conseguirá executar o seu trabalho da melhor forma, sem que o computador trave ou o programa feche repentinamente.

É justamente nesse cenário que entra o workstation. Para saber melhor sobre do que se trata esse termo, além de conhecê-lo, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto.

O que é esse tal de workstation?

Bom, vamos começar com o princípio da palavra, workstation em portugês significa Estação de Trabalho, e diz respeito a um computador com ótimos gráficos, além de uma alta capacidade de processamento de cálculos.

É importante que você entenda que um workstation não é o mesmo que um computador turbinado com um bom processador e uma placa de vídeo, são coisas diferentes, pois o workstation é feito para realizar atividades específicas.

Ao primeiro momento, eles podem ser fisicamente parecidos, mas os workstation são computadores high-end de elevado desempenho, arquitetado para ser utilizados em aplicações técnicas ou científicas.

Essas máquinas contam com o um desempenho muito superior se comparados a computadores convencionais e notebook, principalmente no que diz respeito a: 

  • CPU;
  • Gráficos;
  • Capacidade de memória;
  • Capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Os workstation são montados de maneira modular, de uma forma totalmente personalizada, de acordo com as atividades do cliente. Sendo assim, se ele trabalha criando design de mobiliário para lojas, por exemplo, ele terá uma máquina que irá atender todas suas necessidades.

Portanto, essas máquinas trazem componentes poderosos e resistentes que superam qualquer outro computador. Então, os workstation são preparados para aguentar grandes cargas de trabalho por horas.

Por isso, ele é bem requisitado para aquelas pessoas que trabalham em casa e passam horas na frente do computador, seja em empresas de placa de identificação de salas personalizada, por exemplo, ou como desenvolvedor de programas. Porém, geralmente os profissionais que mais utilizam essas máquinas são de:

  • Arquitetura;
  • Desenho industrial;
  • Laboratórios de física;
  • Engenharia;
  • Designer gráfico;
  • Modelagens em 3D;
  • Edição de imagens;
  • Animação;
  • Realidade virtual (VR);
  • Simulações computacionais na área de matemática.

Pois são funções que exigem muito mais do computador. Com isso, o profissional irá conseguir criar um modelo de deck para piscina em 3D, por exemplo, sem enfrentar nenhum problema 

Porém, isso não quer dizer que essas máquinas são apenas para essas pessoas, qualquer um que quiser usar em seu trabalho pode ter acesso a uma workstation.

Quando o assunto é hardware, sua principal característica é, sem dúvidas, a construção modular. Isso permite configurar cada parte dessa máquina de uma forma independente e cada componente é projetado tendo em vista a expansão dos elementos.

História

Porém, e como surgiu a workstation? Bom, no ano de 1980, a evolução da tecnologia propiciou o surgimento de melhores hardwares e com isso, os computadores se popularizaram e as pessoas puderam ter uma máquina dessa em suas casas e empresas.

Devido a essa popularização, o conceito de workstation dessa época indicava que a sua configuração deveria contar com, no mínimo, um megabyte de memória. Além de um milhão de pontos em tela e conseguir processar um milhão de instruções por segundo.

Uma das primeiras workstation foi um computador que era chamado 3M, ele era muito usado para trabalhos científicos e de pesquisadores. Afinal, se hoje esse trabalho já exige um bom desempenho dos computadores, imagina aquela época.

Dessa forma, esses trabalhos precisavam contar com um grande poder de processamento, e não tinha muitos dispositivos no mercado capazes de realizar essas tarefas. Dessa forma, os poucos equipamentos de workstation precisavam ser compartilhados por todos.

Em seu início, eles tinham um sistema baseado em Unix, o que acabou dificultando a sua popularização entre os demais usuários, essa realidade só começou a mudar quando os fabricantes iniciaram a adoção de outros sistemas operacionais.

Esses sistemas eram baseados em Windows x86. Com essa evolução, os cientistas e pesquisadores passaram a utilizar os workstation e aproveitarem todo o seu potencial de processamento em suas pesquisas e análises.

Com essas máquinas, já era possível montar relatórios em documentos e planilhas, conseguindo uma maior agilidade e exatidão. Então, os anos passaram, a tecnologia só evolui e hoje, elas conseguem atender uma diversidade de pessoas.

Vantagens do Workstation

Você já deve ter percebido como os workstation são bem superiores aos computadores convencionais e fazem muita diferença em diversos trabalhos, seja para edição de um filme,

modular um projeto de púlpito de acrílico, por exemplo, entre outras coisas.

Essa máquina tem ganhado muita notoriedade devido aos trabalhos remotos, além do aumento de mercado de TI, onde as funções exigem mais desempenho, tornando- se tornando essenciais para esses profissionais. Entre suas principais vantagens podemos destacar:

  • Execução de diversas tarefas ao mesmo tempo;
  • Processamento rápido de vídeo, imagem e áudio;
  • Computador ideal para áreas que exigem um alto desempenho;
  • Desempenho muito acima de computadores comuns;
  • Atendem a determinadas finalidades que outras máquinas não consegue obter;
  • Melhoria de produtividade e execução de serviços;
  • Destaque no mercado de TI.

Pense que uma pessoa que está desenvolvendo um programa para uma empresa de kit viagem personalizado, utilize um computador convencional. Então, esse trabalho demorou horas, com essa máquina, esse tempo poderá ser otimizado.

Com isso, o profissional poderá exercer outras tarefas. Pense que o workstation é um grande investimento, pois conforme você produz de uma maneira mais rápida e eficaz, terá mais tempo para trabalhar com outras coisas ou simplesmente descansar.

Além de pessoas comuns, diversas empresas estão investindo em workstation seja do segmento de empresa de limpeza ou de automobilísticos, pois como já dito essa máquina oferece grandes vantagens para todos.

Preços

Como já dito, uma workstation é um investimento, você terá uma máquina com um alto desempenho, superior a qualquer outro computador ou notebook do mercado. Por isso, ela terá um valor mais elevado, pois oferece mais recursos.

Porém, lembre-se que os benefícios que são adquiridos com essa máquina, compensa qualquer valor.

A variação de preço de uma workstation se mantém conforme suas especificações e necessidades que serão atendidas, como já dito, é uma marca que é feita quase sob medida para quem irá usá-la.

Com uma boa pesquisa de mercado, você consegue encontrar boas máquinas, com um valor justo se comparado às suas necessidades.

Porém, de modo geral, é possível encontrar máquinas que custam de R $7 mil até R $20 mil, de acordo com os componentes inseridos na máquina.

Especificações

Essas máquinas possuem especificações bem superiores às de uma convencional de uso pessoal. Uma workstation com configurações médias para o seu segmento pode contar com 16 slots de memória RAM e um suporte máximo de 3 TB de memória.

Elas também contam com uma grande capacidade de armazenamento interno, com discos que chegam a mais de 14 TB. Como já visto, suas especificações são bem completas mostrando porque elas são tão superiores aos outros computadores.

Memória ECC

Toda tecnologia aplicada na workstation, a transforma em uma máquina poderosa que possui memória ECC (Error correction Code).

Isso diz respeito a memória RAM com a capacidade de auto corrigir erros single-bit, invertendo seu estado lógico de 0 para 1 ou vice e versa, mas o que isso quer dizer? 

Bom, imagine uma memória RAM que nunca trava, é isso mesmo, não é exagero com a workstation sua memória RAM não irá travar, já que uma capacidade de autocorreção a torna muito potente.

É por isso que elas são usadas em servidores onde não são aceitos erros, principalmente na área financeira e científica.

Outra coisa muito importante que as workstation possuem são placas de vídeo específicas para o desenvolvimento de gráficos, processadores de última geração que conseguem oferecer o melhor desempenho. Além de diversas outras tecnologias que tornam essa máquina tão potente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: