FIES
Posted inGeral

FIES: entenda os detalhes sobre a dívida estudantil

O FIES é um dos principais programas que ajudam jovens e estudantes a realizarem o sonho de ter o seu diploma e de se formar em um curso de graduação de forma acessível e prática para suas rotinas e também para o seu bolso.

Sabemos bem que, no Brasil, entrar em uma universidade pública exige muito esforço por parte do estudante para que ele tire uma boa nota nas provas e consiga ingressar em uma universidade do governo sem precisar pagar mensalidades.

Por outro lado, o estudante que entra em uma universidade privada se depara com o desafio que é pagar as mensalidades todos os meses, que podem chegar a valores altos dependendo do tipo do curso e da universidade em questão.

Quando o estudante ainda precisa conciliar o gasto com a faculdade com outros gastos mensais, isso se torna ainda mais difícil, e com o passar do tempo muitos veem o sonho de se formar na faculdade ir embora por água abaixo.

Em um curso de graduação, o estudante aprende tanto a parte prática quanto a teórica, desde como fazer a instalação de malha de aterramento e também como atender os clientes deste ramo para oferecer o melhor serviço.

Mesmo com tantos desafios, muitos não deixaram esse sonho de lado e se esforçaram para conquistar seus diplomas. Felizmente em 2004 o governo se deu conta desse grande desafio e resolveu entrar em circuito para ajudar.

Foi quando o FIES nasceu, um programa que trouxe ainda mais acessibilidade para os jovens e fez com que o sonho de finalizar um curso de graduação se tornasse cada vez mais próximo, e hoje iremos falar mais sobre ele.

Entenda o que é o FIES e veja como ele funciona

O FIES é um programa criado pelo Governo Federal em 2004 e a sigla significa Fundo de Financiamento Estudantil, que como o próprio nome já diz oferece a oportunidade do financiamento de cursos diversos para o estudante, como:

  • Direito;
  • Medicina;
  • Engenharia;
  • Enfermagem;
  • Psicologia;
  • Jornalismo;
  • Marketing;
  • Nutrição;
  • Fisioterapia;
  • História.

Hoje, tudo se tornou bem mais acessível e simples, seja encontrar um kit de cortadores de grama e roçadeiras na internet ou até mesmo pagar pelo seu curso de graduação, o que se tornou mais simples com programas como o FIES.

Para quem não sabe o que é um financiamento, nada mais é do que uma opção de pagamento onde você só paga em pequenas parcelas por algo e já consegue usufruir dele imediatamente, o que te permite resultados a curto prazo.

Normalmente, é comum vermos pessoas financiando casas, apartamentos e automóveis justamente por se tratar de coisas que são bem caras e que para um brasileiro de classe baixa é quase impossível comprar à vista.

Sendo assim, o financiamento surge como uma opção mais viável para que as pessoas consigam aproveitar o quanto antes a sua compra, mas também possui o seu lado negativo, que são os juros nas parcelas a longo prazo, que podem ser bem altos em alguns casos.

E é algo difícil de se acontecer quando se decide optar por um aluguel de cortador de piso, por exemplo, pois você paga apenas pelo tempo que irá usar o produto e raramente terá juros no momento de pagar.

Quando falamos do FIES, nos referimos a um programa que permite ao estudante pagar pelo seu curso após a finalização dele. Isso mesmo, ele pode passar todos os anos do curso sem pagar nada e só começar a pagar depois de formado.

Não é à toa que desde 2004, ano em que surgiu, o FIES já ajudou mais de 3 milhões de estudantes a se formarem em um curso superior, abrindo mais oportunidades no mercado de trabalho e fazendo com que eles tivessem mais qualidade de vida e educação.

No Brasil, sabemos bem que o incentivo à educação nos últimos anos foi de mal a pior, por isso o FIES é tido como um dos principais e melhores programas do país, pois entrega oportunidades acessíveis e simples para os estudantes.

Seja o aluno que deseja abrir uma empresa de raspagem de pisos de madeira ou o que deseja se tornar um grande médico, o FIES serve para os mais diversos cursos e universidades privadas, ajudando na realização do sonho de ter um diploma.

Em suma, podemos entender que o FIES entrou para a história do país como um dos programas que mais fez e ainda faz pelo povo brasileiro, ajudando os jovens a terem mais perspectiva de vida e sonha com a construção de uma carreira de sucesso.

Saiba como funciona a renegociação do FIES

Um pouco antes mencionamos sobre a questão dos juros no financiamento, o que é normal e acontece com qualquer tipo de financiamento nos dias de hoje, inclusive no FIES, que possui uma taxa de juros que gira em torno de 6,5%.

Isso significa que o estudante conseguirá fazer o seu curso de graduação sem pagar nada ou então pagando metade do valor, pois ele pode escolher se financia tudo ou apenas 50% da bolsa, mas quando for pagar, terá que pagar com os juros.

Diferente de um serviço de instalação de sistema de câmeras de segurança, por exemplo, onde você consegue um certo desconto quando for pagar à vista, o FIES não possui boas opções de pagamento nos últimos tempos, mas isso começou a mudar.

Em dezembro de 2021, foi decidido que os jovens que se inscreveram no FIES até o final de 2017 poderiam renegociar suas dívidas, mas com o passar do tempo também incluíram os jovens que estavam com dívidas até meados de maio deste ano.

A renegociação da dívida nada mais é do que uma forma de ajudar os jovens a pagarem pelo seu curso de graduação de forma rápida e acessível, tentando abater a quantidade de parcelas e também o valor dos juros em cima delas.

Entretanto, a renegociação está disponível apenas para os jovens que estão com dívidas há mais de um ano em atraso, e todo o processo deve ser consultado diretamente no site do FIES para que você entenda mais sobre o assunto.

O fato é que a renegociação trouxe uma luz no fim do túnel para os estudantes, assim como traz para uma pessoa que teve sua fachada destruída e encontra uma empresa de restauração de fachadas na internet à disposição para lhe ajudar.

Isso porque, mesmo podendo pagar pelo curso de graduação logo após a formação, nem sempre os estudantes possuem a devida condição para tal, afinal de contas encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho ainda continua sendo um grande desafio.

Com o passar do tempo e o aumento da inflação, a taxa de juros começou a crescer e muitos estudantes se viram em meio a uma grande bola de neve repleta de dívidas e problemas a serem solucionados.

Por isso, a Medida Provisória que prevê a renegociação das parcelas do FIES surgiu como uma forma de ajudar esses estudantes a se verem livres das parcelas o quanto antes e ainda conseguindo economizar mais.

Muitos que contam com uma empresa terceirizada de portaria e limpeza para suas casas sabem bem os problemas gerados no atraso do pagamento, ainda mais quando se trata de um serviço que foi ótimo para ele.

O FIES tem sido um ótimo programa para os estudantes, e por isso exige deles o comprometimento para o devido pagamento das parcelas com o passar do tempo, para que ambos os lados saiam vitoriosos desse processo.

Lembrando que o FIES é um programa válido apenas para universidades privadas, onde o estudante consegue financiar todo o curso ou 50% dele, tudo irá depender de sua nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) que dita qual será o benefício do estudante.

O pagamento começa a ser feito após um ano e meio do fim do curso, pois estima-se que o jovem já terá se estabelecido financeiramente e conseguirá começar a pagar as parcelas, cenário que nem sempre é possível quando se está começando no curso de graduação.

Vale ressaltar que assim como é feito um estudo de impacto de vizinhança para determinados processos em um espaço, estudos podem ser feitos para analisar a situação financeira de cada estudante para encontrar a melhor forma de pagamento para ele.

Sendo assim, acesse a sua conta no site do FIES e veja se pode solicitar a renegociação de suas parcelas para que enfim se veja livre do pagamento e possa lidar com a sua carreira sem dever mais nada.

Considerações finais

A educação continua sendo uma das áreas mais importantes de todo o mundo e principalmente do Brasil, pois é a partir dela que formamos cidadãos de bem e que desenvolvem suas próprias opiniões.

Dessa forma, aproveitar programas como o FIES e projetos como o da renegociação são essenciais para ajudar na formação de jovens e estudantes dispostos a construir uma carreira de sucesso e perpetuar a importância da educação no Brasil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: