Futebol brasileiro: conheça a história do estádio Maracanã

PUBLICIDADE

Fique por dentro da história do maior templo do futebol

O futebol no Brasil é tido quase como uma religião. Os clubes brasileiros possuem milhões de torcedores que são fiéis até a alma. Esses torcedores vivem e respiram o dia a dia dos clubes, muitas vezes permitindo que uma vitória ou derrota do seu clube de coração defina o seu humor na semana.

Assim como as religiões, o futebol também possui seus templos. Alguns estádios espalhados pelo mundo são considerados lendários. Podemos falar de alguns, como o Estádio Azteca, no México; o Santiago Bernabéu, que é a casa do Real Madrid; o San Siro na Itália, entre muitos outros.

No entanto, o principal deles está no Brasil: o Estádio Mário Filho, também conhecido como Maracanã. Um dos únicos estádios a receber duas finais de Copa do Mundo.

Se você quer saber mais sobre a história desse estádio e conhecer dicas de quando ir ou um hotel próximo ao Maracanã, fique ligado no texto abaixo.

História do Maracanã

Para contar a história do lendário estádio precisamos voltar para a década de 1940, período em que o futebol se tornava o esporte mais popular em todo o mundo devido ao sucesso estrondoso da Copa do Mundo.

Futebol brasileiro: conheça a história do estádio Maracanã
Futebol brasileiro: conheça a história do estádio Maracanã

Com a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 1950, o governo brasileiro viu a necessidade de construir estádios modernos para os jogos, e, a partir disso, foram planejados o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Estádio Independência, em Belo Horizonte.

A Cidade Maravilhosa na época ainda era capital do Brasil e era composta pelos maiores clubes do país: Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, América, Bangu, São Cristóvão, entre outros tradicionais que disputavam aquele que era o campeonato estadual mais charmoso de todo o país.

Com isso, o planejamento de construção do Maracanã foi feito para ser um dos principais estádios do mundo.

Maracanã na Copa do Mundo de 1950

Durante a Copa do Mundo de 1950, o estádio ficou conhecido como Maracanã por estar localizado no bairro homônimo, na região central do Rio de Janeiro.

O principal palco da Copa recebeu 8 partidas, sendo 4 da Seleção Brasileira, além, é claro, de ser palco da finalíssima.

A final disputada entre Brasil x Uruguai ficou conhecida como Maracanaço e até hoje é relembrada como um dos dias mais tristes do Brasil.

Mais de 199 mil pessoas lotaram o Maracanã para ver a Seleção Brasileira finalmente ser campeã mundial, mas a virada dos uruguaios calou todo o estádio que festejava.

Maracanã nas décadas de 60, 70, 80 e 90

Nas décadas seguintes da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã continuou sendo bastante utilizado e considerado o principal estádio do país.

As grandes equipes do Rio de Janeiro — Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo — adotaram o estádio como sua casa, e ali jogaram partidas épicas, conquistaram títulos e construíram memórias inesquecíveis.

Durante a década de 60, os torcedores puderam testemunhar os jogos estrelados entre Santos, de Pelé, e o Botafogo de Garrincha.

Ainda no ano de 1969, Pelé marcou seu 1000º gol em cima do Vasco da Gama em uma partida disputada no Maracanã.

Nas décadas de 70 e 80, o estádio foi palco para o artilheiro Roberto Dinamite e Zico.

O craque do Vasco marcou um dos gols mais históricos do futebol brasileiro no Maracanã, numa partida contra o Botafogo válida pelo Campeonato Carioca de 1976.

Zico, o maior ídolo do Flamengo, viria a se tornar o maior artilheiro da história do Maracanã com 333 gols, além dos inúmeros títulos conquistados na década de 80.

Já na década de 1990, o Botafogo se tornou o único time carioca a conquistar um título internacional dentro do Maracanã, quando em 1993 venceu a Copa Conmebol sobre o Peñarol do Uruguai.

Em 1995, mais um gol histórico aconteceria, aquele que seria lembrado como o Gol de Barriga, marcado por Renato Gaúcho na final do Carioca de 1995, que deu título ao Fluminense sobre o Flamengo.

Maracanã no século XXI

Após 50 anos de história e depois de ter visto inúmeros craques, como Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Zico, Roberto Dinamite, Romário, Edmundo, Túlio, Renato, Romerito, entre muitos outros desfilarem no maior palco do futebol mundial, o Maracanã voltou aos holofotes mundiais no século XXI.

O ciclo de disputas internacionais no Maracanã começou em 2007 no Pan-Americano.

Para a preparação do estádio para o evento, foram necessárias algumas obras e o estádio ficou parcialmente fechado por alguns anos. A capacidade também foi reduzida para 90 mil torcedores.

O estádio foi sede das disputas do futebol masculino e feminino daquela edição, tendo a equipe feminina finalizado como campeã e levando a medalha de ouro.

A próxima etapa de torneios envolvendo o Maracanã foi um ciclo de grandes eventos, como a Copa do Mundo no Brasil de 2014, as Olimpíadas no Rio de Janeiro de 2016 e, por fim, a Copa América, também disputada em solo brasileiro em 2019.

Para a Copa de 2014, mais uma grande obra foi feita no estádio. O Maracanã foi inteiramente remodelado no seu interior e teve a capacidade novamente reduzida para 70 mil torcedores.

Assim como na Copa de 1950, o Maracanã foi o principal palco do mundial, sendo sede da final e de alguns dos principais jogos.

Novamente o Brasil não conseguiu ser campeão jogando em seu próprio solo. A Alemanha, que havia vencido a Seleção Brasileira por 7×1 na semifinal, bateu a Argentina de Messi no Maracanã lotado e se sagrou tetracampeã mundial.

Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Maracanã novamente foi escolhido como uma das sedes e mais uma vez foi palco da final.

Dessa vez, finalmente o Brasil se sagrou campeão numa final acirrada que foi decidida nos pênaltis contra a Alemanha. 

Por último, e encerrando o ciclo dos grandes eventos, o Maracanã foi mais uma vez sede da final da Copa América, onde novamente o Brasil se sagrou campeão em cima do Peru. Este viria a ser o 9º título brasileiro.

Quando ir ao Maracanã?

Se você tem interesse em ir ao Maracanã, nós temos uma boa notícia: praticamente durante todo o ano partidas são disputadas no estádio.

Atualmente quem manda os jogos no estádio são o Flamengo e o Fluminense. As equipes disputam o Campeonato Carioca, Brasileiro, Copa do Brasil e, dependendo da qualificação, a Libertadores.

Durante os primeiros meses do ano, o Carioca é disputado e esse é o campeonato onde os ingressos são mais baratos e menos concorridos.

Nas fases mais avançadas da Copa do Brasil, Libertadores e jogos importantes do Brasileirão, os ingressos costumam ser mais caros e mais difíceis de conseguir.

Onde se hospedar para ir ao Maracanã?

Conforme falamos anteriormente, o Maracanã está na região central da cidade do Rio de Janeiro, e esse fator facilita bastante na hora da locomoção.

Perto do estádio existem as estações de trem e metrô que possuem o nome do bairro e do estádio. Além disso, um número relevante de ônibus passam pelas avenidas que estão em volta do Maracanã, levando os torcedores para todos os lados da cidade.

Por esse motivo, você não precisa se preocupar tanto em reservar um hotel muito próximo ao estádio, já que o transporte público da cidade oferece várias alternativas.

No entanto, se você quiser se hospedar na região, terá uma boa variedade de meios de hospedagem e, por estar perto de um bairro residencial na parte central, também não é difícil encontrar um Airbnb.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima