indústrias do entretenimento
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Indústrias do entretenimento: quem fatura mais?

As indústrias do entretenimento, também conhecidas pela expressão show business ou show biz, envolvem diversas esferas que envolvem as artes performáticas.

Envolvem o lado financeiro, que inclui empresários, produtores e distribuidores; o lado criativo que engloba os artistas, compositores, músicos, etc; e o estrutural, que é definido por:

  • Cinema;
  • Televisão;
  • Teatro;
  • Música;
  • Games.

Nesse universo surge o questionamento: quem fatura mais? É sobre isso que iremos falar em nosso artigo.

Os games e os gamers 

A indústria dos games cresceu exponencialmente nos últimos anos, e esse mercado supera até mesmo o faturamento cinematográfico e musical quando o assunto é consumo de entretenimento.

Inicialmente voltada apenas para crianças e adolescentes, a indústria dos games agora conta com um público bem amplo.

Dentre eles estão milhares de brasileiros que conseguiram encontrar neste setor uma oportunidade de trabalhar profissionalmente, passando a fazer parte de um negócio que movimenta altos lucros todos os anos.

Assim como as diversas oportunidades que temos da indústria de plantio de mogno africano, no caso dos games temos cargos fundamentais como os criadores de hardware, os desenvolvedores de jogos eletrônicos e as distribuidoras, que é quem investe nesses produtos.

Temos também os players, os times e as arenas de jogos, sendo um total de oito frentes que compõem o universo dos games.

Hoje a indústria dos jogos apresenta grande complexidade e segmentação no mercado, podendo proporcionar uma infinidade de possibilidades para quem quer investir tempo e dinheiro em e-sports.

O que está em alta nos games?

A indústria dos games, contando com o aprimoramento tecnológico e o interesse do público que é crescente, está inovando e contando com perspectivas de diversas áreas do conhecimento para a manutenção de seus produtos.

No mercado dos games, diversas coisas estão acontecendo a todo momento, e o que mais chama a atenção é o faturamento. Podendo usar banner para festa para promover campeonatos e jogos, são diversas as possibilidades de movimentação do mercado.

Temos também o fato que as mudanças repentinas deste setor têm como consequência algumas tendências que podem fortalecer o panorama dos esportes eletrônicos, como:

  • Venda estratégica (e-commerce);
  • Parcerias com players famosos;
  • Metaverso;
  • Novas plataformas de jogos.

Relacionado a essas tendências e voltado para quem quer investir na indústria dos games, é muito interessante olhar para as versões mobiles, pois 72% da população joga e 50% é em tablets e smartphones.

Como está o mercado de games no Brasil?

De acordo com uma pesquisa elaborada pela empresa de inteligência em marketing Newzoo, a indústria brasileira de games é líder no setor na América Latina.

Em 2021 essa indústria alcançou um faturamento de R$ 11 bilhões com previsões de crescimento de 6% para este ano.

Mas ainda assim, o país não tem um fundo de capital focado na tecnologia de games. Outra questão é que apesar do fato de haver uma maior aderência aos e-sports, a profissão de gamer ainda é defasada no Brasil.

Com resultados tão bons quanto ao mercado de serviços de topografia, o mesmo estudo da Newzoo aponta que o número de jogadores cresceu 9% em 2020 e a receita desse mercado foi maior que 28%.

Qual é a indústria de entretenimento mais lucrativa?

Não foi à toa que falamos tanto dos jogos eletrônicos até aqui, pois com uma previsão de crescimento consistente para os próximos anos, o mercado de games é considerado o mais lucrativo do nicho de entretenimento.

Ou seja, atualmente a indústria dos games é a maior indústria de entretenimento do mundo e o maior produto de sucesso é o GTA. A tendência é que com o avanço da tecnologia e o aquecimento do mercado, jogar fique cada vez mais barato, acessível e fácil.

Projeções como essas são buscadas por uma empresa de projeto estrutural preço e demais segmentos e setores que querem se posicionar bem no mercado.

Entendendo melhor o cenário

Para quem pensa que videogame é coisa de criança, fique sabendo que essa é uma ideia do passado e é coisa para adulto também. Já mencionamos o fato da indústria dos games faturar anualmente mais do que as indústrias do cinema e da música juntos.

De acordo com o site Mundo Estranho, a indústria dos videogames faturou, somente em 2016, mais de US$ 91 bilhões em todo o mundo. O mercado da música faturou US $15 bilhões e o mercado do cinema teve um faturamento de US$ 38 bilhões no mesmo ano.

Certamente são números surpreendentes, e somente no Brasil, no último ano, os jogos online movimentaram mais de R$ 4,9 bilhões, passando a liderar o ranking da América Latina.

De acordo com um relatório divulgado pela ESA (Entertainment Software Association), divulgado no ano passado com informações importantes de vendas, demografia e dados de uso dos Estados Unidos, temos dados importantes.

Cerca de 64% dos lares norte-americanos contam com um dispositivo usado para jogos eletrônicos. A idade média dos jogadores é de 34 anos, de forma que 70% têm mais de 18 anos. Mulheres acima de 18 anos representam 33% da população que joga.

Assim como existe levantamento georreferenciado, outros levantamentos separando esse público em grupos são:

  • 17% tem menos de 18 anos;
  • Pessoas de 18-35 representam 16%;
  • De 36-49 correspondem a 12%;
  • Acima de 50 representam 11%.

Já voltado para o público feminino, os números são: 

  • 11% tem menos de 18 anos;
  • De 18-35 representam 16%;
  • De 39-49 são 12%;
  • Acima dos 50 correspondem a 11%.

Perceba que não há muita diferença. Nesse cenário, a pesquisa também apontou que 70% dos pais acreditam que os videogames são uma influência positiva na vida de seus filhos.

Além disso, 90% dos pais estão presentes quando seu filho adquire um videogame e 94% presta atenção aos jogos de seus filhos.

Esse relatório também apontou que a idade média de pessoas que compram games é de 36 anos, de forma que 61% são homens e 39% são mulheres.

Mais um dado interessante é sobre os dispositivos utilizados pelos jogadores:

  • 41% preferem o computador;
  • 36% preferem o smartphone;
  • 36% preferem os consoles (como PlayStation, Xbox, Switch); 
  • 24% preferem dispositivos como tablets.

Temos também 14% que preferem consoles de videogame de menor porte e 8% que preferem a realidade virtual.

Atualmente toda a riqueza de detalhes que buscamos em um filme pode ser encontrada em um videogame, como correntes para amarração de cargas e demais detalhes de uma cena.

Estamos acostumados a assistir filmes, prestar atenção em cada detalhe da tela, tentar entender a visão do diretor e a atitude em cena dos atores, buscando ser surpreendidos por uma boa história.

Exatamente assim acontecem nos jogos de última geração, onde você encontra uma história, um diretor, atores e gráficos de tirar o fôlego.

E não erramos ao falar atores, pois muitos games de nova geração utilizam a captação de imagens para simular com mais realismo cada movimento.

O ponto-chave aqui é a interação. Você está no controle da situação e é um protagonista em um determinado jogo onde tem a conquista e superação de diversos desafios.

O poder de controlar um personagem é indescritível. É possível ser qualquer um em jogo, como um arqueólogo, um herói, um bandido, um lutador, um piloto ou um jogador de futebol como o Neymar, por exemplo.

Assim como uma empresa de limpeza terceirizada que está aliada à tecnologia, o universo dos jogos traz diversas possibilidades.

Você pode escolher o jogo que quer jogar e quem vai ser no mundo virtual, e tudo isso pode acontecer conectado a pessoas ao redor do mundo.

Não há limites para as possibilidades de divertimento no mundo dos games se você tiver uma boa conexão com a internet.

Para que cada novo jogo seja lançado, uma equipe multitarefa entra em ação, dedicando horas para planejar, escrever, criar, testar e por fim divulgar seu trabalho aos clientes finais, que são vários, porque, como vimos, os games não têm mais restrição de idade.

Considerações finais

Muitas pessoas pensam que o número expressivo conquistado a cada ano pela indústria dos games está ligado somente à venda de jogos.

Mas não é só daí que vem o faturamento bilionário, afinal em cada jogo é possível turbinar o seu personagem com roupas novas e armas altamente potentes.

Em locais como a PSN (PlayStation Network) é possível comprar diversos itens disponíveis para aquele título adquirido, como roupas, artefatos e armas que poderão te ajudar durante as fases.

Assim como a indústria da construção civil que trabalha com uma alisadora de concreto preço, não se pode duvidar do poder da indústria bilionária dos games. O faturamento não para, assim como o número de jogadores, que só cresce ao redor do mundo.

Pode estar certo que nunca vão deixar de existir jogos para as crianças, mas os maiores consumidores dessa fábrica de fazer dinheiro são os adultos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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