IPVA
Posted inCidades / Geral

IPVA: entenda mais sobre o imposto

O IPVA é um imposto extremamente importante, quem possui um automóvel sabe da necessidade de estar em dia com a justiça do país, afinal de contas, ter um automóvel está longe de ser algo barato. 

Só quem possui um sabe que é preciso cuidar de muitas pontas, desde a manutenção até mesmo a limpeza, mas além de tudo isso, cuidar da documentação e das contas do veículo também não pode ficar de fora de todo esse processo. 

Por isso, o IPVA se tornou uma das contas mais importantes para os donos de veículos, a sigla que significa Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores, é justamente uma taxa anual que precisa ser paga por quem possui algum automóvel terrestre.  

Falamos de automóvel terrestre porque, quem possui um avião particular ou até mesmo uma lancha, precisa pagar um outro tipo de imposto, o IPVA serve para automóveis que andam no chão, como o carro, a moto, uma van, ônibus e caminhão. 

O preço da taxa varia de estado para estado, mas é simples calcular o valor do seu, assim como é simples encontrar um bom aluguel de gerador preço diária para uma viagem em família, mas falaremos mais sobre os preços adiante. 

Até aqui, é importante que você entenda que o IPVA é um imposto cobrado pelo Estado e que deve ser pago todos os anos para que você consiga andar com o seu carro de forma legal, sabendo que não deve nada a justiça de seu país. 

Algumas pessoas que esquecem de pagar o IPVA ou acham que se trata de uma bobeira, acaba gerando graves problemas com a justiça e no fim das contas, precisará pagar muito mais do que se tivesse em dia com os impostos de seu veículo. 

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o IPVA, desde o seu funcionamento até mesmo a importância de tê-lo em dia e como você pode realizar o pagamento da sua taxa de forma acessível e rápida. 

Entenda como funciona o IPVA

Assim como o processo de funcionamento de um serviço de ventilação adiabática, o IPVA também possui um processo de funcionamento que precisa ser seguido à risca para que você mantenha seu veículo alinhado com a lei do país. 

O IPVA funciona como uma espécie de conta que você precisa pagar todo ano, assim como você paga suas contas de água, luz e gás todos os meses para que consiga continuar usufruindo de tais bens. 

Da mesma forma funciona o pagamento do IPVA, que permite que você ande com o seu carro sem que haja problemas, caso algum policial ou autoridade te pare na rua e queria ver os documentos de seu veículo. 

Para algumas pessoas, pagar o IPVA pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite, o processo é bem mais simples do que se imagina e o pagamento de uma simples taxa fará com que você consiga andar com o seu carro com mais tranquilidade. 

Você sabe para que serve o IPVA? 

Assim como um sistema para loja de açaí serviu para ajudar na organização de todos os pedidos feitos no ambiente, o IPVA serve para ajudar o seu veículo a andar com mais segurança e legalidade dentro do país. 

Muitas pessoas pagam a taxa do IPVA todos os meses, mas não sabem o porquê estão fazendo tal pagamento e nem para o que eles servem, mas trata-se de um ponto que precisa ser muito bem alinhado. 

O IPVA serve para que o seu automóvel possa andar por todo o país de forma lícita, ou seja, com a devida licença permitida pelo Estado para tal ação, pois seus impostos estão em dia. 

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos países com a maior taxa e números de impostos diferentes, é claro que os automóveis não ficariam de fora, pois são uns dos principais geradores de impostos no mundo. 

Tudo o que consumimos e pelo que pagamos hoje em dia possui impostos embutidos, seja um sistema de iluminação de emergência predial para um condomínio ou até mesmo um simples refrigerante em um restaurante. 

Esses impostos servem para que o Estado consiga reter dinheiro para que seja usado na construção de melhorias para o país, o que sabemos que nem sempre acontece, mas é o que é pregado na teoria. 

Sendo assim, podemos entender que o IPVA, assim como qualquer outro tipo de imposto, serve para que você se mantenha em dia com a justiça do país e saiba que pode andar com o seu veículo sem medo de algo ruim acontecer.  

A importância de estar em dia com o IPVA 

E por falar em estar em dia com a justiça, é preciso que você também entenda a importância de estar em dia com o pagamento do seu IPVA, que deve ser feito logo nos três primeiros meses de todo ano. 

Hoje, através da internet, é possível encontrar desde um ótimo mocho odontológico ergonômico até mesmo os principais lugares onde você consegue pagar o seu IPVA, tudo isso para que se mantenha em dia com ele. 

Como bem mencionamos desde o início deste conteúdo, o IPVA é um imposto que precisa ser pago para que você consiga usar o seu veículo de forma legal e sem ter medo de acertar em algum problema. 

Por exemplo, imagine uma pessoa que não paga o seu IPVA há alguns anos, ao fazer uma viagem para a praia e ser parada pela Polícia Rodoviária, os policiais veem através da placa e RENAVAM do veículo que ele não está em dia com a justiça. 

Isso, além de acarretar em uma grande multa para o dono do veículo, pode até mesmo fazer com que ele seja levado pelos policiais e que o dono do automóvel também seja preso e até processado pela sonegação de impostos. 

Com isso, podemos ver que estar em dia com o IPVA é tão importante para uma pessoa assim como uma capela de exaustão de pó é importante no processo de uma indústria, pois traz mais segurança e praticidade em suas funções. 

Ter um automóvel para chamar de seu está longe de ser algo barato, mas para quem ama o seu veículo e ama mais ainda estar em dia com a justiça de seu país, fazer o pagamento de faturas como o IPVA se torna um processo simples. 

Saiba como pagar o IPVA 

Partindo para a prática, algumas pessoas ainda não sabem como fazer o pagamento do IPVA, pois não se trata de um simples boleto que chega em sua residência todos os meses, mas algo que você deve ir atrás para pagar. 

Por isso, é de sua responsabilidade comparecer a um banco ou casa lotérica com o número de RENAVAM do seu veículo, que nada mais é do que o código que o identifica e permite que os profissionais levantem todas as pendências dele. 

Assim como uma pessoa consegue encontrar um bom serviço de  colocação de paver na internet com poucos cliques, é possível obter todas as informações do seu veículo apenas com o número de RENAVAM dele. 

O IPVA é cobrado a partir do mês de janeiro de todo o ano e pode ser parcelado, mas se você conseguir pagar à vista, o desconto que irá obter será bem maior e pode te ajudar, você também consegue fazer o pagamento de diversas formas, como: 

  • Boleto;
  • Transferência;
  • Conta digital;
  • Cartão de crédito;
  • Caixa eletrônico;
  • Entre outros. 

Seja qual for a maneira que escolher pagar, o importante é que tenha um bom preparo financeiro com antecedência para que não se desespere no começo do ano, mas consiga pagar tudo o que precisa de forma prática. 

Valores de IPVA 

Agora que você já sabe como pagar o IPVA, chegou o momento de entender quais são os valores dele, o que já adiantamos que não é uma taxa exata, pois o imposto varia de estado para estado e de automóvel para automóvel. 

Assim como a taxa de instalação de câmeras de segurança campinas é diferente da taxa de instalação na cidade de São Paulo, os valores do IPVA também variam, mas costumam ser referentes a 2% do valor do veículo. 

Sendo assim, se você possui um veículo que equivale a R$50 mil, terá que pagar um IPVA referente ao valor de R$1 mil, que pode ser parcelado em até três vezes, mas é possível obter desconto se escolher pagar à vista. 

Para entender quanto custa o seu IPVA, basta fazer esse simples cálculo em sua calculadora que já saberá quanto ele custa e, no momento do pagamento, poderá negociar o quanto de desconto consegue. 

O importante é se planejar bem no fim do ano, ou seja, separar uma parte do seu décimo terceiro para isso e até mesmo poupar um pouco de dinheiro todos os meses do ano, assim, conseguirá pagar a taxa de uma só vez e ainda conseguir mais desconto. 

Considerações finais 

Dessa forma, manterá o seu veículo em dia com a justiça do país e poderá usar o seu automóvel da forma que achar melhor e com a tranquilidade de saber que suas contas estão todas em dia. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: