LTV: O que é e como calcular o da sua empresa — Divulga Oeste
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LTV: O que é e como calcular o da sua empresa

Uma métrica muito importante para empresas de qualquer segmento, o LTV está diretamente relacionado ao tempo no qual um consumidor tem o interesse em manter o relacionamento com a companhia. LTV: O que é e como calcular o da sua empresa?

Para uma empresa de chapa de aço inox, a fidelização de consumidores pode ser um ponto essencial para garantir mais qualidade nas vendas e no faturamento da companhia como um todo.

A sigla, que significa Lifetime Value, é uma representação do valor que o cliente consegue oferecer para a empresa ao longo do tempo em que consome os produtos ou serviços da mesma.

A tradução de lifetime value é valor por tempo de vida, e isso representa todo o período em que um cliente se encaixa nessa categoria, desde a primeira negociação e o tempo que ele permanece consumindo da empresa.

Essa é uma métrica muito importante para entender a fidelização dos consumidores, e o tempo que você consegue mantê-lo interessado no que você tem a oferecer com sua companhia.

Assim, uma empresa de selo mecânico consegue garantir mais tempo de contato com seus consumidores, e otimizar suas vendas para esses clientes, que voltarão para comprar mais dos produtos.

Sempre que sua empresa inicia um relacionamento com um consumidor, isso gera um custo. Esse custo não só é representado pelas ações de marketing que atraíram o cliente em primeiro lugar, mas também gastos com pessoal, estrutura e outras ações.

LTV: O que é e como calcular o da sua empresa

Para representar os gastos que a empresa teve na negociação, é utilizada uma métrica conhecida como CAC, ou custo de aquisição de clientes. Esse gasto tem um impacto direto em seu faturamento.

Isso porque o CAC é reduzido do retorno sobre investimento (ROI), o valor que o cliente entrega para a empresa ao fim da negociação. É importante que o CAC seja sempre menor do que o ROI para você ter lucro efetivo em sua companhia.

O LTV é uma métrica que está diretamente relacionada a estes elementos, sobretudo por conta da mudança no cálculo da lucratividade da empresa de sensores de temperatura.

Isso porque o LTV representa uma manutenção no ROI, sem a necessidade de gastar tanto para o cliente, reduzindo consideravelmente o CAC necessário para fechar a negociação.

Empresas que trabalham com vendas recorrentes costumam utilizar o LTV como uma de suas mais importantes métricas, embora ela seja uma boa maneira de entender suas transações mesmo em empresas que não tem a repetição como base de vendas.

Isso porque com o LTV você é capaz de entender quanto tempo o consumidor está disposto a se manter fiel a sua marca, e continuar comprando os produtos que você oferece sem a necessidade de um novo trabalho de convencimento.

Por isso, uma empresa que consegue um alto LTV em seus clientes acaba conquistando um espaço muito maior no mercado, otimizando a forma como essas ações são realizadas em suas vendas.

Esse tipo de ação é ótimo para manter uma empresa de tubo para antena como uma liderança dentro de seu segmento de atuação, otimizando a maneira como ela se comunica com o público.

Por que utilizar o LTV?

Para gestores que não conhecem os detalhes desse modelo de métrica, ou ainda não entendem a importância desse tipo de ação, é fundamental identificar porque utilizar esse tipo de análise em suas vendas.

É importante ter em mente que cada empresa tem suas próprias necessidades e peculiaridades, e por isso é importante destacar o impacto que esse tipo de avaliação gera em suas ações.

Adaptar suas estratégias para um modelo funcional de vendas e retenção é muito importante, e o LTV pode ser o caminho a seguir para conseguir conquistar esse tipo de objetivo.

Impacto na receita

O primeiro ponto que o LTV influencia dentro de uma estrutura empresarial é na receita da empresa de cadinho de porcelana. Isso porque a maioria das companhias entende o princípio de Pareto, que identifica que 80% de sua receita vem de 20% de seus clientes.

Isso significa que os clientes fidelizados têm um impacto muito maior em suas vendas, possibilitando que você receba um valor maior das interações realizadas com eles.

O LTV é uma métrica que visualiza justamente estes consumidores, e entende o quanto de tempo eles continuarão a consumir em sua marca, gastando assim mais dinheiro que será otimizado com essas ações.

Os programas de atendimento ao consumidor são parte integral desse tipo de ação, principalmente por conta da importância de manter o cliente motivado e interessado no que você tem a oferecer.

O investimento para a manutenção dos consumidores é normalmente muito menor que o de aquisição de novos clientes, e é importante que você tenha qualidade nessas ações para aumentar ainda mais sua LTV em uma empresa de bomba de engrenagem.

A experiência do consumidor também tem um impacto direto nesse tipo de avaliação, e hoje alguns consumidores estão até mesmo dispostos a pagar um valor maior do que a média do mercado por uma experiência realmente relevante.

Lealdade dos consumidores

Para aumentar seu LTV, você precisa ativamente investir na comunicação e no relacionamento com os clientes, oferecendo benefícios como:

  • Suporte de qualidade;
  • Comunicação assertiva;
  • Ofertas e promoções;
  • Programas de fidelidade.

Estas e muitas outras ações podem impulsionar ainda mais sua marca, garantindo que os clientes ficarão interessados em continuar consumindo o que você tem a oferecer. Dessa maneira, você consegue manter seu lucro ainda mais em evidência.

Quanto mais você procurar fidelizar seus consumidores, mais leais eles serão a marca, ampliando o LTV nesse processo e garantindo um retorno satisfatório para sua companhia de datalogger.

Retenção e otimização de consumidores

Quando uma empresa tem consciência do LTV de seus clientes, ela entende o quanto o consumidor pode gastar com a empresa, o que ajuda a definir que tipo de estratégia você pode usar para retê-lo por mais tempo.

Isso faz com que os consumidores desejem mais produtos de sua empresa, ou que desejem contratar periodicamente seus serviços para conseguir um resultado de qualidade.

Assim, você consegue ao mesmo tempo aumentar a rentabilidade da empresa enquanto reduz a rotatividade de consumidores, otimizando o lifetime value de cada consumidor que deseja manter uma relação com a companhia de conexões hidráulicas.

Redução de custos

A longo prazo, a utilização do LTV é uma estratégia de redução de custos, uma vez que ela permite que você consiga vender gastando muito menos para adquirir esses consumidores.

Para um faturamento positivo, a empresa deve se preocupar com a redução de gastos tanto quanto se preocupa com as vendas, uma vez que esse tipo de estratégia ajuda a entender melhor como você pode otimizar seus processos de vendas.

Esse tipo de estatística é um diferencial para sua companhia, pois permite que você consiga nutrir os consumidores que dão os melhores resultados sem que exista a necessidade de grandes gastos, aumentando assim sua margem de lucro.

Como fazer o cálculo do LTV?

Agora que você entende melhor como o LTV é importante para sua empresa, é hora de entender como fazer esse cálculo para conseguir adaptar essa estratégia dentro de suas dinâmicas empresariais.

O cálculo da LTV é, em resumo, simples. Basta entender o valor médio de compra em sua empresa e multiplicar esse valor pelo número médio de compras. Assim, você tem um cálculo básico de valor do cliente.

Depois, basta fazer o cálculo de vida média do consumidor em suas ações, e multiplicar pelo valor para ter o LTV em suas mãos.

Essa é uma maneira simplificada de fazer esse cálculo, e existem inúmeras variáveis que podem impactar o LTV de sua empresa, além de oferecer uma resposta que pode ser adaptada para várias métricas.

Entender essa base ajuda a calcular corretamente o LTV de sua empresa para identificar o histórico de seus clientes, ter previsões do tempo de vida e outras questões importantes para qualquer companhia.

Com este cálculo, você consegue entender melhor o impacto que suas ações possuem dentro do mercado, e como isso pode ajudá-lo a conseguir um resultado ainda melhor a longo prazo.

Considerações finais

O lifetime value é uma métrica muito relevante para companhias dos mais diversos segmentos, pois permite uma compreensão melhor da relação entre consumidor e marca, além de possibilitar um planejamento mais efetivo de marketing.

Dessa forma, você consegue entender melhor como os clientes de sua empresa pensam, e principalmente por quanto tempo eles estarão interessados em consumir outros produtos ou recomprar o item que precisavam em primeiro lugar.

Essas informações permitem uma estruturação muito mais precisa de suas vendas e até mesmo da produção, melhorando ainda mais seu impacto no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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