Diversidade e a inclusão nas empresas é uma estratégia que pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa, pois esses fatores são essenciais para o crescimento da sua empresa, identificação com o público e para uma sociedade melhor.
Isso porque a diversidade e inclusão oferecem diversas perspectivas para aumentar o capital humano de uma organização e criar soluções inovadoras, proporcionando diferenciais e vantagens únicas para as instituições.
No final, diferentes perspectivas e experiências trarão diferentes formas de pensar, algo que torna sua empresa bem equipada para responder às perguntas das mais simples às mais complexas.
Por exemplo, ao imaginar uma distribuidora de ferro e aço, ao prezar pela diversidade e inclusão, as questões que envolvem esse universo tendem a ser representadas muito além das datas.
Por isso, diante do momento em que vivemos onde o público escolhe as empresas que vão consumir devido aos seus valores, a diversidade e inclusão deve ser algo evidente e em total destaque.
Logo, se você deseja expandir seus conhecimentos e tornar sua equipe mais diversificada e inclusiva. Esse artigo tende a deixar em evidência o quanto esses fatores tendem a ser importantes e um dos fatores-chave em sua empresa.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a diversidade e a inclusão, evidenciando a diferença entre ambos os termos, a importância de cada um dentre as empresas, como promover a diversidade e inclusão e seus principais benefícios. Vamos lá!
Diferença entre a diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão, felizmente, são temas cada vez mais presentes no dia a dia em geral e também no mundo dos negócios, estando presente até mesmo dentro de uma fábrica de toldos.
No entanto, ainda há muita confusão entre termos que, embora semelhantes e complementares, são diferentes entre si, causando uma certa dúvida em relação às empresas e pessoas que buscam saber mais sobre esses termos.
Para avançar nessa direção e aprofundar o conhecimento sobre esses temas, vamos primeiro citar cada um dos conceitos e depois destacar suas diferenças.
Diversidade
Você já deve ter ouvido essa frase que diz que “cada ser humano é único, diferente de todos os outros”, certo? Isso é diversidade, múltiplas características que definem a identidade de um indivíduo.
Normalmente, a diversidade está associada a critérios demográficos mas também tem a ver com a pluralidade em termos de cultura e experiência.
À medida que gênero, idade, orientação sexual, etnia e diversidade de PcD ficam mais aparentes, como a ponta de um iceberg visível no oceano, eles acabam sendo discutidos cada vez mais.
Na verdade, quando se trata de representatividade, eles são os mais importantes, sendo necessário que estejam presentes desde uma empresa de climatizador industrial até as mais diversas áreas da sociedade.
Logo, quando nós tratamos da diversidade a primeira é demográfica, que diz respeito à nossa identidade de origem (gênero, etnia, idade). O segundo e o terceiro estão relacionados à percepção.
Inclusão
Agora que já falamos sobre o conceito de diversidade, fica mais fácil entender o que é inclusão e como ela se encaixa nessa história. É simples: inclusão significa criar um ambiente para que a diversidade floresça e prospere.
Sendo assim, tomando como exemplo o mundo dos negócios, uma empresa de monitoramento residencial ser inclusiva significa definir estratégias que possibilitem acolher pessoas diversas e proporcionar-lhes condições iguais para seu desenvolvimento em um ambiente organizacional seguro.
Assim, há de um lado a diversidade, que está relacionada à representatividade, e de outro, a inclusão, que está relacionada à adoção de medidas que possibilitem uma mudança cultural que favoreça a pluralidade.
No entanto, o cenário ideal é combinar ambientes diversos e inclusivos. Porque não faz sentido ter uma empresa que tem uma força de trabalho plural e representativa, mas não oferece a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento.
Importância da diversidade nas empresas
Antes de verbalizar sobre a importância do tema vamos dar uma definição rápida: diversidade e inclusão muitas vezes são vistas como um só conceito, mas devem ser entendidas como complementares.
Nos negócios a diversidade das pessoas é vista como benéfica para todos e é um princípio que permeia os valores e a cultura, sendo algo que tende a diferenciar desde um produto como um aquecedor de água solar até as áreas internas da empresa.
Quando falamos de inclusão, agregamos respeito e valorização a essas características pessoais e únicas, levando em consideração as diferentes situações iniciais individuais, bem como suas histórias de vida e experiências.
Simplificando, a diversidade vai muito além de contratar pessoas de diferentes origens, gêneros, raças, orientações sexuais, deficiências e idades, ela está relacionada justamente aos valores e políticas que a empresa inseriu.
Por isso, para que a diversidade em sua empresa se torne realidade, deve partir de uma mentalidade inclusiva, rompendo com os padrões tradicionais que reforçam o preconceito e a exclusão do sujeito.
Sendo assim, é preciso se afastar da ideia de que apenas um perfil específico corresponde a uma necessidade para ampliar os horizontes da equipe.
Equipes diversificadas criam um ambiente de trabalho amigável, com menos julgamento e mais abertura para que todos possam opinar.
Logo, ao imaginar a realização de um anúncio referente a uma chapa de mdf preço, a diversidade tende a estar em evidência através de um aproveitamento das habilidades de cada um e a realização de um anúncio perfeito.
Com isso, é importante abraçar a diversidade e a inclusão como estratégia para alimentar todos os tipos de negócios e fomentar a criatividade e a inovação.
Outro ponto importante é que, tendo contato com pessoas completamente diferentes, os trabalhadores desenvolvem mais empatia, escuta, flexibilidade e compreensão, desconstruindo preconceitos e optando pela comunicação não violenta.
Como promover a diversidade e inclusão?
Já chegamos que o caminho para mercados de trabalho mais justos e igualitários passa pela diversidade e inclusão. Entretanto, ainda é uma pergunta frequente: como podemos de fato promover ambientes profissionais com essas características?
Logo, para auxiliar a sua empresa de cuba inox, confira algumas medidas que podem ajudar nessa transição e dar o máximo de eficácia para promover a diversidade e inclusão.
Promova a equidade
Apesar das diferenças, as pessoas devem ser tratadas igualmente em um ambiente de trabalho.
A equidade deve aparecer não apenas no tratamento, mas também na distribuição de cargos, com participação representativa em cargos de gestão, oportunidades e, claro, remuneração.
Por exemplo, dois profissionais com a mesma experiência e a mesma qualificação não podem receber salários diferentes e não ter elementos que os diferenciam diante do leitor biométrico do ponto eletrônico. Infelizmente essa realidade ainda é muito comum.
Priorize o respeito
O respeito é a chave para o sucesso em qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional. Uma das chaves para erigir respeito é a empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro.
Embora em algumas situações tal atitude seja muito difícil devido à experiência. Para se sentir incluídas em seu local de trabalho, as pessoas precisam respeitar sua realidade.
Crie políticas de Valorização
É preciso agir para tornar a diversidade e a inclusão parte da realidade corporativa, é necessária uma mudança na cultura organizacional para proporcionar um ambiente livre de preconceitos para que as pessoas se sintam valorizadas e acolhidas.
A implementação dessas políticas pode ser realizada de acordo com os mais variados métodos, que vão desde a revisão da linguagem utilizada até medidas de integração com ações de conscientização no cotidiano dos profissionais.
Parte dessa política de valorização e admissão também pode vir de treinamentos internos.
Realize treinamentos
No fim, a educação é o caminho para promover e aceitar a mudança juntos. O objetivo desses treinamentos pode ser educar os funcionários para enfrentar as diferenças com mais naturalidade e reduzir, reconhecer formas de desrespeito e discriminação.
Afinal de contas, ao conhecer algumas questões como essas, as pessoas tendem a evitar e sempre buscar formas de promover o respeito e a inclusão de todos.
Benefícios da diversidade e inclusão
Após demonstrar algumas formas de promover e colocar em evidência a diversidade e inclusão, é importante destacar alguns benefícios desses fatores, pois assim a sua empresa tende a entender o quanto esses conceitos são necessários devem ser sempre considerados.
Com isso, confira alguns dos benefícios de contar com um ambiente diverso e totalmente inclusivo e veja o quanto sua empresa tende a ganhar através desses fatores destacados.
- Engajamento;
- Aceitação;
- Colaboração;
- Bem-estar;
- Lucro e competitividade.
Por isso, considerar a diversidade e inclusão deve ser algo cada vez mais frequente dentre a sua empresa, pois esses fatores permitem com que a sua empresa evolua e realize uma contribuição favorável para a sociedade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.