Você sabe o que é e como funciona o Googlebot? Essa é uma ferramenta que foi desenvolvida pelo Google para ajudar os sites, e nós iremos explicar tudo detalhadamente a seguir!
Não importa o segmento de site que você tenha, é sempre importante estar por dentro de novidades e inovações criadas que ajudam a impulsionar os sites e blogs.
Afinal, pode-se dizer que estar no topo do Google é o sonho da maioria dos empresários, independentemente se é um distribuidor de medidor de brix, ou um advogado que quer garantir melhor visibilidade em seu site e aumentar as vendas e contratações de serviços.
E claro, quando se trata de um aumento significativo de visibilidade, então é indicado entender e conhecer as novidades que surgem no meio digital.
Portanto, se você tem um site que fala sobre aerolevantamento com drone, ou um site que vende livros, é essencial sempre estar atento às estratégias implementadas, e como melhorar essas estratégias, a fim de alcançar melhores resultados.
Parece difícil, mas com este artigo, iremos tornar mais simples de você entender como funciona o Googlebot, e como você pode utilizar essa ferramenta adequadamente. Então, continue lendo para saber mais sobre o assunto!.
O que é o Googlebot?
Antes de mais nada, vamos entender um pouco do que se trata o Googlebot. Basicamente, este é o nome do rastreador que o Google usa para encontrar conteúdo na web e registrá-lo em seu banco de dados.
Por exemplo, quando alguém busca pelo termo “compressor de parafuso atlas copco”, o Googlebot irá realizar um rastreamento de dados e buscar os melhores conteúdos, com padrões muito minuciosos construídos pela ferramenta.
Sabemos o quanto o Google já é bem criterioso em relação ao SEO (Otimização para mecanismo de busca), e com essa nova ferramenta Googlebot não é diferente.
Principalmente quando se trata de otimizar páginas para aparecer em melhores posições nas telas de resultados de pesquisa, é um conjunto de algoritmos que o Google considera de forma muito criteriosa.
Portanto, se você deseja aproveitar sua visibilidade, precisa conhecer bem o Googlebot. Isso inclui levar em consideração os critérios de classificação que ele usa para determinar quais páginas chegam ao topo e quais são penalizadas.
Seja um site sobre carregamento e descarregamento de cargas, ou site de moda, é preciso de fato estar muito atento a esses mecanismos dessa ferramenta que cada vez mais se torna importante para os sites em geral.
Afinal, o Googlebot é uma das ferramentas desenvolvidas pelo Google para otimizar e dar suporte ao marketing de conteúdo digital, e o seu objetivo é monitorar todos os sites públicos da Internet.
Esse processo criterioso do Google com essa nova ferramenta é feito adicionando um mecanismo, que também pode ser conhecido como indexador, rastreador ou apenas um bot, que fará o trabalho de um robô virtual nos mecanismos de busca.
Por isso que muitos profissionais desenvolvedores de site também consideram esta uma ferramenta de IA (Inteligência Artificial).
Isso significa que, à medida que as informações forem coletadas do site, elas serão vinculadas, ou melhor, indexadas ao conteúdo da pesquisa. No entanto, é necessário cumprir algumas normas, como:
- Usar um modelo HTML;
- Não bloquear o acesso do Googlebot;
- Não produzir conteúdos plagiados;
- Conceder informação e conteúdo compatível com os motores de busca.
De qualquer forma, esses são alguns critérios gerais! Mas iremos explicar com mais detalhes de como funciona essa ferramenta a seguir:
Como funciona o Googlebot?
Como você já sabe, independentemente se você tiver um site de gerenciamento de áreas contaminadas, ou um site de logística, é crucial manter os padrões desejados para ser bem avaliado pela ferramenta.
O problema é que, o Googlebot funciona de uma forma um tanto complexa, afinal, em um mundo onde o conteúdo é produzido e editado em altíssima velocidade, a ferramenta acompanha em tempo real toda essa agilidade para não perder eficiência.
E como já enfatizamos, o Googlebot nada mais é do que um tipo de rastreador capaz de mapear cada página da web para criar um banco de dados que coleta informações e as agrupa de acordo com o conteúdo relacionado.
Com isso, o principal mecanismo para realizar essas pesquisas e compilar informações sobre o Googlebot pode ser chamado de rastreador da web.
É um software que metodicamente percorre todas as páginas da internet em todo o mundo, avalia pontos padrão para identificar correlações e fornece aos buscadores as melhores e mais completas informações.
Para realizar esta verificação, você precisará atender aos requisitos básicos listados no tópico anterior e também permitir o acesso ao arquivo robots.txt no código-fonte da sua página.
Como os desenvolvedores de sites já estão acostumados com esse processo, ele é feito quase automaticamente. Uma das linguagens utilizadas para esse processo pode ser o Python, por exemplo.
O crescimento da linguagem Python tem sido tremendo nos últimos anos. Sites importantes mostram como o idioma cresceu em popularidade, tornando-se o segundo idioma mais popular, de acordo com a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.
Além disso, o mercado de trabalho busca cada vez mais por profissionais capacitados e que saibam utilizar o idioma ao máximo.
Portanto, assim como é essencial que ocorra treinamento de produtos químicos para profissionais da área, é crucial que as empresas invistam em treinamentos na ferramenta do Googlebot e em Python, para alcançar o topo nos resultados de busca dos prospects.
Benefícios do Googlebot
Agora que você já sabe o que é e como funciona a ferramenta do Googlebot, vamos identificar os principais benefícios que ela proporciona para os sites que realmente conseguem entrar nos critérios precisos e necessários dessa ferramenta.
Garante melhor autoridade do site
O primeiro benefício que podemos identificar com o investimento em estratégias para garantir a boa pontuação no Googlebot, é a garantia de uma melhor autoridade do site.
Isso porque, quanto mais a ferramenta identifica que o seu site atende aos padrões e critérios dessa ferramenta melhor ela irá mostrar o site nos mecanismos de busca e fazer com que mais e mais prospectos e visitantes entre em seu site.
Isso sem dúvida irá garantir o melhor reconhecimento e autoridade do seu site, independentemente se for um site de namoro ou um site de uma lojinha virtual que vende estojo personalizado lembrancinha para todo o Brasil.
Portanto, é essencial investir cada vez mais em treinamento sobre a ferramenta do Googlebot na sua equipe de marketing e gerenciamento de site, a fim de ter melhores resultados no Google.
Melhora experiência do usuário
De fato, a ferramenta do Googlebot foi desenvolvida para promover uma melhor experiência do usuário.
Dessa forma, quanto mais um site se posiciona de acordo com essa ferramenta e atende aos critérios definidos por ela, melhor ela irá garantir uma experiência de usuário para os prospectos e visitantes que visitam o site.
E sem dúvida, isso automaticamente irá promover qualquer site que realmente atende a esses critérios importantes que o Google passou a avaliar com essa nova ferramenta.
Promove o site nos principais resultados de busca
Como já mencionamos, essa ferramenta do Googlebot visa compilar os sites e conteúdos que melhor atendem a necessidade do usuário. Ou seja, essa é a ferramenta que visa de fato contribuir para a melhor experiência do usuário, como vimos no tópico acima.
E como o foco é no usuário, a ferramenta irá ranquear nos primeiros resultados os sites que realmente atendem a esses critérios e fornecem conteúdos que realmente irão contribuir para a experiência do usuário, e para solucionar seus problemas e dúvidas em suas pesquisas.
Portanto, se o site da sua empresa fornece um conteúdo rico sobre bloco hidráulico, pode ter certeza que será um ponto muito positivo e que irá contribuir para que a ferramenta promova melhor o seu site.
É claro que é preciso ter em vista também os outros critérios necessários para ganhar pontos positivos com o Googlebot.
Considerações finais
A ferramenta do Googlebot tem tudo a ver com a estratégia de SEO. É importante estar ciente de todos esses fatores de classificação para se classificar melhor o seu site no Google, mas o principal fator que envolve todas essas estratégias ainda é o conteúdo de qualidade.
Crie informações exclusivas e relevantes para o seu público, mesmo que você não esteja entre os primeiros, esse conteúdo pode gerar um grande engajamento, gerar tráfego e alcançar excelentes resultados.
O diferencial está exatamente no conteúdo para entrar nos padrões tanto do Googlebot, como do SEO. Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender quais são os benefícios do Googlebot.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.