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Qual a importância das metas SMART

Fazer a gestão correta de uma empresa não é fácil. Entre as milhares de técnicas que existem para te ajudar a fazer seu negócio crescer, as metas SMART ganham destaque por sua objetividade e simplicidade.

Saber definir metas e comunicá-las aos seus funcionários é o que decide se a sua empresa vai para frente ou não. Essa etapa do processo de gestão é fundamental para a organização de estratégias de comunicação e montagem de orçamentos, por exemplo.

A sensação de nadar e morrer na praia é totalmente desanimadora e pode desgastar você e a sua equipe até que seja necessário parar e reestruturar.

Para garantir fluidez nos processos, boa administração dos recursos e foco no que realmente é importante, o método SMART é a técnica mais adequada e pode ser facilmente utilizada no seu negócio.

O que é o método SMART?

O método SMART é uma técnica para a definição e monitoramento de metas em uma empresa. Seu uso já foi tão aprimorado que, hoje em dia, é comum e fácil de ser aplicado para metas pessoais também.

O nome SMART surgiu com o então diretor da hidrelétrica americana Washington Water Power, George Doran, em 1981, em um artigo sobre formas inteligentes de definir metas para a administração de empresas.

Smart, em inglês, significa “inteligente” e é o acrônimo de specific (específica), measurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante) e time-bound (temporal). Essas são as cinco características definidas por Doran para uma meta inteligente.

Entretanto, ele frisa que nem todas as metas cumprirão os cinco critérios, mas que devem se aproximar deles o máximo possível.

Pode não ser possível datar com exatidão, por exemplo, quando uma empresa de porta paletes se torna referência no seu nicho, mas traçar pequenos objetivos intermediários que levem a esse caminho é viável.

Como as metas SMART ajudam o seu negócio?

A primeira vantagem da metodologia é a sua simplicidade. Não é necessário ser nenhum expert para implementá-la em um negócio e fazê-la funcionar.

Acima disso, o método SMART é um excelente aliado para a realização de metas, fornecendo uma estrutura que permite definir, planejar, monitorar e ajustar tanto as metas em si, como também a estratégia adotada para atingi-las.

Poder quantificar se a sua empresa de detector de fumaça está investindo nos canais certo para divulgar a empresa e atrair clientes permite decidir se o orçamento para aquela ação será mantido, aumentado ou cortado, por exemplo.

Dessa forma, é possível atingir objetivos dentro da realidade da empresa sem causar danos ao funcionamento geral da instituição.

Aplique as metas SMART na sua empresa

Agora que você já entende o que são as metas SMART e como elas podem ajudar o seu negócio a crescer, é hora de começar a implementá-las, mas antes é preciso compreender o que é cada etapa e como utilizá-las.

S: specific (específica)

Em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, quando Alice encontra o gato de Cheshire, ela pergunta qual caminho deve tomar. O gato, então, responde que isso depende de onde ela quer chegar.

Essa é a lógica que se aplica à criação de metas de uma empresa. É preciso saber exatamente onde se quer chegar para então descobrir quais passos seguir para atingir o objetivo.

Quanto mais precisa a meta, mais claro é o caminho e menos perdida a equipe fica, também. Evite metas genéricas como “aumentar os lucros” ou “atrair mais clientes”.

Neil Patel, um dos especialistas em marketing digital mais influentes do mundo, lista cinco perguntas essenciais para ajudar a definir uma meta. São elas:

  • Qual o objetivo dessa meta?
  • Por que isso é importante para o seu negócio?
  • Quem será encarregado de alcançá-la?
  • Como essa meta será atingida?
  • Onde o plano de ação será aplicado?

Podemos tomar uma empresa de aplicação de resina em piso como exemplo. As respostas para as perguntas poderiam ser algo como:

  • Aumentar em 15% a quantidade de clientes por mês;
  • Para estabilizar o fluxo de caixa;
  • O time de vendas e de marketing;
  • Ações de divulgação e captação de clientes e promoções;
  • Instagram e Facebook.

Perceba que fazer perguntas mais precisas te ajuda a achar uma resposta mais assertiva, o que por consequência te dá uma especificidade maior.

M: measurable (mensurável)

Metas precisam ter um resultado mensurável, ou seja, que se possa medir de alguma forma. De outro modo, não seria possível saber quando elas foram atingidas.

Além disso, poder avaliar o desempenho das suas ações permite uma rápida tomada de decisões caso seja identificada a necessidade de fazer ajustes ou melhorias no planejamento.

Suponha que uma fabricante de caminhão munck tenha como meta assinar um contrato milionário com um parceiro reconhecido do ramo. Apesar de ser clara, essa não é uma meta que pode ser medida e não há um passo a passo que se possa seguir para atingi-la.

Já o objetivo de aumentar o faturamento em 30% pode ser facilmente rastreado e averiguado em determinados intervalos para garantir que as ações tomadas estão surtindo o efeito necessário.

A: attainable (atingível)

A letra A do acrônimo tem um superpoder na sua estratégia: motivar ou desmotivar a sua equipe.

Definir uma meta totalmente fora da realidade da empresa, seja pela quantidade de funcionários, prazo muito curto, orçamento restrito, entre outros motivos, é a mesma coisa de jogar um balde de água fria na cabeça dos trabalhadores.

Para uma empresa de baú refrigerado, aumentar a produção em 300% em cinco meses pode ser ambicioso demais em uma estrutura limitada, enquanto a meta de 130% de aumento seria perfeitamente alcançável.

É sempre preferível aumentar a meta caso a original seja atingida antes do prazo determinado do que fazer a sua equipe se desgastar mental e emocionalmente correndo atrás de um objetivo que provavelmente não será alcançado.

R: relevant (relevante)

Entender o motivo de se perseguir um objetivo também é um fator que pode motivar e muito os envolvidos.

Durante a infância, sempre nos queixamos de precisar realizar tarefas, como arrumar o quarto, sem saber o porquê (afinal, os brinquedos espalhados não nos incomodavam).

O mesmo vale para a sua equipe: sem entender a importância de uma meta, é muito provável que os funcionários se dediquem pouco e se sintam explorados com as cobranças.

No entanto, se a equipe de atendimento de uma empresa de aluguel de galpão de lona compreende que melhorar a satisfação dos clientes impacta diretamente nas vendas, ela passa a ter um motivo para fazer o seu melhor.

Compartilhar os resultados com os funcionários periodicamente também é uma forma de mantê-los motivados e reconhecê-los pelo trabalho bem executado.

T: time-bound (temporal)

Nós, como seres humanos, temos uma certa tendência à procrastinação, e isso vale para o mercado de trabalho também. A ausência de um senso de urgência nos faz postergar tarefas que, nesse âmbito, prejudicariam grandemente o cumprimento das metas.

Toda meta precisa de um prazo para ser cumprida. Além de evitar que as ações necessárias sejam constantemente negligenciadas em prol de outras tarefas prioritárias, o prazo serve como mais uma ferramenta de medição dos objetivos.

Para que uma empresa de puxador para porta de vidro aumente o tráfego no site em 200% em um período de quatro meses, a equipe de marketing sabe que precisa de um aumento médio de 50% a cada mês para atingir a meta.

Definir um prazo realista, isto é, nem muito curto para que a meta se torne inatingível e nem muito longa, abrindo espaço para o famoso “empurrar com a barriga”, é fundamental para o sucesso do método.

É claro que isso deve ser flexível e variar de acordo com cada objetivo. Um dia é suficiente para a produção de alguns conteúdos para as redes sociais, mas traçar a estratégia de marketing, testar as ações e tópicos e consolidar o posicionamento pode levar meses.

Saber se comunicar com a sua equipe é vital para o funcionamento correto da sua empresa, independentemente do segmento. Uma empresa de toldos passa pelas mesmas experiências nesse quesito de uma fábrica de chocolates.

Ter clareza do que se quer comunicar e como engajar os funcionários faz com que o ecossistema da empresa se mantenha vivo e saudável, o que motiva os trabalhadores a sempre darem o melhor de si.

Implantar o método SMART é uma forma de assegurar que todos estejam cientes do que acontece com a empresa, onde ela está atualmente e como atingir um objetivo importante.

Essa técnica poderosa de gestão pode ser aplicada até mesmo em objetivos pessoais, como economizar dinheiro para fazer uma viagem. Aposte nessas dicas para garantir que a sua empresa esteja sempre caminhando em direção ao sucesso no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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