Saiba como a Gamificação é aplicada no ensino digital — Divulga Oeste
Posted inGeral

Saiba como a Gamificação é aplicada no ensino digital

A gamificação vem sendo aplicada em diversas áreas das nossas vidas. Empresas de ponto eletrônico utilizam os jogos para motivar seus funcionários, marcas se engajam com o público e profissionais alcançam resultados mais satisfatórios com essa técnica.

Acompanhe o texto para entender o que é a gamificação e como ela pode ser utilizada fora do âmbito corporativo, sendo aplicada com eficácia no ensino digital.

O que é gamificação?

A gamificação é a técnica de usar elementos de jogos, como recompensas, pontuações, desafios e regras, em contextos que não são necessariamente jogos, como negócios, educação ou saúde.

O objetivo da gamificação é aumentar a motivação, o envolvimento e a satisfação dos usuários em atividades que possam ser consideradas monótonas ou menos atraentes.

Por exemplo, a gamificação pode ser usada para incentivar a formação de hábitos saudáveis, como a atividade física ou uma alimentação equilibrada.

A ideia é tornar essas atividades mais interessantes e divertidas, oferecendo recompensas por metas alcançadas e criando um senso de progresso e competição.

Uma empresa que fabrica balança industrial pode incorporar a gamificação em seus processos de treinamento para garantir que a equipe retenha melhor o conhecimento obtido.

Em resumo, a gamificação é uma técnica de design de experiência que utiliza elementos de jogos para motivar e engajar os usuários em atividades não lúdicas.

Quais os tipos de gamificação?

Existem várias aplicações da gamificação buscando objetivos diferentes através de técnicas diferentes. Alguns dos tipos mais comuns são:

  • No onboarding (integração de equipe);
  • No marketing;
  • Na saúde;
  • Nas tarefas rotineiras;
  • Na educação.

É importante entender o que se busca com esse recurso antes de aplicá-lo. Isso permite escolher as técnicas certas e dosar as expectativas com relação ao resultado alcançado.

Apenas aplicar um jogo em uma situação genérica não gera impacto significativo, é preciso que isso seja implementado de forma inteligente, propondo atividades que desenvolvam as áreas de foco, como socialização, pensamento crítico, pensamento estratégico, entre outros.

Conheça os benefícios dessa técnica

Como já foi dito, a gamificação pode ser utilizada em diversos setores, e para cada um deles os benefícios podem ser diferentes.

Enquanto empresas que prestam serviços de limpeza terceirizados usam os jogos para ensinar a equipe a seguir os protocolos internos, agências de marketing aplicam a gamificação para gerar engajamento com os usuários nas redes sociais.

Entretanto, há fatores em comum que podem ser encontrados em todas as vertentes, principalmente no uso dos jogos na educação.

Quando falamos de educação digital, precisamos considerar uma série de oportunidades que esse recurso traz para alunos de todas as faixas etárias e em diferentes estágios de aprendizagem.

Conheça os principais benefícios do uso da gamificação na educação virtual.

Aumento da motivação e engajamento dos alunos

A gamificação pode aumentar o envolvimento dos usuários em atividades, aumentando a probabilidade de eles completarem tarefas ou persistirem em hábitos saudáveis.

Criar um sistema simples e divertido mantém os alunos investidos nas aulas e com vontade de continuar realizando as atividades propostas. Para crianças pequenas esse recurso é particularmente benéfico, mas isso se observa em alunos de todos os estágios.

O entretenimento vem sendo incorporado ao marketing por esse motivo, já que é mais fácil manter o público interessado em uma mensagem quando ela é transmitida de forma leve e agradável. Programas educativos voltados ao público infantil se valem do mesmo recurso.

Aprendizado

A gamificação pode tornar o aprendizado mais eficaz, fazendo com que os usuários participem de jogos interativos e desafiantes que ajudam a fixar o conhecimento.

A satisfação de solucionar um problema e a experiência de trabalhar nessa questão são armazenadas mais profundamente do que um texto lido em sala de aula.

Assim, o processo de aprendizado se torna mais intuitivo, uma vez que os alunos entendem que todas as situações podem ensinar algo, mais autônomo e mais duradouro.

Desenvolvimento de habilidades

Os jogos podem ajudar a desenvolver habilidades, como liderança, comunicação e trabalho em equipe, através de jogos simuladores ou times esportivos.

Propor uma brincadeira em que o objetivo é fazer uma empresa de telecomunicação  vender seus produtos é uma forma de ensinar aos alunos a pensar no problema do início ao fim, identificando as necessidades que o equipamento precisa atender, fazendo a pesquisa correta e avaliando custos.

Esportes e outras atividades em grupo trabalham habilidades menos acadêmicas, mas até mais importantes para o dia a dia dos alunos, como socialização, empatia, pensamento coletivo, solidariedade, etc.

Já atividades individuais permitem que o aluno identifique seus pontos fortes e fracos e aprenda novas ferramentas, sejam elas hard skills, como desenho, matemática e programação, ou soft skills, como escrita, planejamento, resiliência, etc.

Aumento da produtividade

Os jogos possuem mecanismos muito interessantes para manter o jogador empenhado em solucionar problemas complexos. Pequenos prêmios oferecidos ao longo da jornada, a visão clara da evolução e a percepção das novas habilidades adquiridas são exemplos.

Uma competição para alunos de cursos técnicos visando o desenvolvimento de um filtro separador de água e óleo para compressor com recursos escassos, valendo um prêmio desejado, como um computador, pode motivar os alunos a buscar soluções rapidamente.

Além disso, diversas ideias novas surgem ao longo desse processo, que podem ser guardadas e revisitadas em um momento posterior, ou mesmo trazer percepções sobre o assunto que são valiosas para o desenvolvimento profissional do aluno.

Por que é importante adotar a gamificação?

Há muitos estudos a respeito dos métodos de ensino e como é possível melhorar a eficiência das escolas. Diversas ferramentas diferentes podem ser encontradas no mercado, assim como filosofias de ensino também.

O sistema Montessori, por exemplo, é uma abordagem pedagógica que se concentra no desenvolvimento individual de cada criança e no incentivo à exploração e aprendizado autônomo.

A gamificação pode ser vista como complementar ao sistema Montessori, pois oferece aos alunos uma maneira divertida e interativa de aprender e desenvolver habilidades.

Na gamificação, as atividades são projetadas como jogos, oferecendo aos alunos a oportunidade de experimentar, descobrir e se desafiar a si mesmos.

Desmontar um equipamento e descobrir onde colocar uma lâmpada para microscópio ao remontá-lo, por exemplo, é uma forma de adaptar um quebra-cabeças ao estudo de eletrônica e desenvolver raciocínio lógico.

Este enfoque é muito semelhante ao sistema Montessori, que busca proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado prático e significativo.

É importante notar, entretanto, que o uso de jogos não deve ser visto como uma substituição para os métodos pedagógicos, mas como uma ferramenta complementar que pode ajudar a enriquecer a experiência de aprendizado dos alunos.

A gamificação deve ser utilizada de forma consciente e estratégica, com o objetivo de atender às necessidades individuais dos alunos e apoiá-los em seu caminho de aprendizado.

Os jogos podem trazer recursos importantes para o ambiente educacional, como:

  • Aprendizado significativo;
  • Feedback imediato;
  • Aprendizado colaborativo;
  • Flexibilidade.

Acima de tudo, a incorporação de jogos aos sistemas de ensino ajuda a desmistificar o relacionamento dos alunos com os estudos, fazendo do ambiente educacional um lugar atrativo com que os alunos querem interagir.

Como aplicar no ensino digital?

A gamificação pode ser aplicada no ensino de formas diferentes para diferentes faixas etárias, levando em conta as necessidades e interesses de cada grupo.

É importante aplicar o tipo de gamificação correto para cada estágio educacional. Ao escolher jogos e atividades que sejam adequados para a faixa etária de cada grupo de estudantes, é possível aproveitar ao máximo os benefícios da gamificação.

Assim como um aluno de ensino fundamental dificilmente se engaja com um simulador de operações de uma empresa de obra, que pode ser adequado para adultos em curso superior, um universitário tiraria pouco proveito de um brinquedo de encaixar formas.

As atividades corretas possibilitam que cada grupo desenvolva as habilidades e conhecimentos apropriados para sua idade. Além disso, jogos que são muito desafiadores ou complexos para uma determinada faixa etária podem levar à frustração e desinteresse.

Crianças e adolescentes

Para crianças, a gamificação pode ser aplicada através de jogos simples e lúdicos, como jogos de memória, quebra-cabeças e jogos de tabuleiro virtuais. Esses jogos ajudam a desenvolver habilidades cognitivas básicas, como memória e resolução de problemas.

Os adolescentes se beneficiam mais de jogos mais complexos, como jogos de aventura, jogos de simulação e jogos de estratégia. Esses desenvolvem habilidades críticas, como pensamento estratégico e resolução de problemas.

Jovens adultos

Já para os jovens adultos, a gamificação pode trazer jogos de realidade virtual e jogos de estratégia em equipe. Esses jogos trabalham habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação efetiva, que serão amplamente cobradas no mercado de trabalho.

Adultos e idosos

Adultos e idosos também se beneficiam da gamificação na educação digital.

Uma administradora de condomínios pode usar a gamificação para melhorar o desempenho das equipes, com simuladores de negócios e jogos de treinamento. Essas atividades desenvolvem habilidades profissionais, como pensamento crítico e resolução de problemas.

Os idosos são frequentemente esquecidos quando falamos de educação, mas é cada vez mais comum vermos membros mais velhos da sociedade buscando recuperar os anos de estudos que precisaram ser abandonados ou até adquirir novos conhecimentos.

Atividades como jogos de memória e jogos de quebra-cabeças são excelentes ferramentas para manter a saúde mental e exercitar a mente, mas também podem ser incluídas em cursos de idiomas e informática, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: