Posted inGeral

Saiba como evitar as temidas compras por impulso

As compras por impulso são grandes inimigas de quem deseja ter uma vida financeira saudável, pois quando menos se espera, a pessoa já está finalizando mais uma compra em um site e obtendo algo que, na maioria das vezes, ela nem irá usar por tanto tempo. 

Hoje, vivemos em uma geração onde as pessoas possuem mais oportunidades de trabalho, ganham mais dinheiro e conseguem construir uma carreira de sucesso para que se obtenha uma melhor qualidade de vida. 

Entretanto, tantas coisas boas nem sempre conseguem ser aproveitadas ao máximo, pois existem pessoas que acabam usando tais facilidades para entrar em um mar de dívidas e em um círculo vicioso de consumo. 

É o que muitos chamam de consumismo, o fenômeno social que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo e as levam a sempre estar comprando algo novo, mesmo que elas não precisem daquilo que está sendo comprado. 

Não é à toa que tanto uma administradora de condomínios SP quanto escolas infantis tem falado mais sobre esse assunto com o objetivo de estimular as pessoas a refletirem sobre suas compras e entenderem mais sobre o que as leva a tal decisão. 

Com o surgimento das compras onlines, as pessoas que costumavam comprar por impulso em lojas físicas, viram um mar de possibilidades na sua frente e a todo momento estão finalizando alguma compra em um site diferente. 

Tendo isso em vista, hoje iremos falar mais sobre as temidas compras por impulso, que estão trazendo grandes problemas para algumas pessoas, mas que podem ser evitadas, e hoje te ajudaremos a saber como fazer isso. 

Entenda o que é a compra por impulso

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é uma compra por impulso, que diferente do que muitos pensam, não se trata apenas de uma pessoa descontrolada e que compra tudo o que vê pela frente, como:  

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Acessórios;
  • Comida;
  • Livros;
  • Entre outros. 

As compras por impulso são aquelas nas quais a pessoa não parou para refletir se ela seria uma escolha e se aquele produto ou serviço realmente era necessário, diferente do que acontece quando uma pessoa compra um piso laminado durafloor que estava precisando. 

Existe uma grande diferença entre desejo e necessidade, pois o desejo é momentâneo e a necessidade não, e quando você entende isso, consegue separá-los e, quando for comprar algo novamente, saber exatamente se aquela compra vale a pena ou não. 

Por exemplo, imagine uma pessoa que passou na frente de uma loja e viu na vitrine um sapato que está super em alta no universo da moda e o compra, mesmo que em casa ela já tenha mais de cinquenta pares de sapato. 

Agora, imagine que uma outra pessoa estava andando na rua, atrasada e indo para o trabalho, quando acaba dando um passo em falso e rasgando o seu sapato, pois bem, nesse caso, a compra de um novo para acaba se tornando a solução mais viável. 

Esses simples exemplos nos mostram a diferença que existe entre desejo e necessidade, provando que você pode necessitar de um novo tecido para sofá impermeável, mas apenas desejar uma nova televisão. 

E é entendendo isso que você conseguirá saber se as suas compras estão sendo por impulso ou não, e caso nunca tenha parado para pensar nisso, chegou o momento de alinhar tais ideias em prol de uma melhor qualidade de vida. 

Dicas de como evitar essas compras por impulso

Agora que você já sabe o que são as temidas compras por impulso, chegou o momento de saber como evitá-las, o que pode parecer uma missão muito difícil, mas que está longe de ser impossível. Confira abaixo as dicas que selecionamos para te ajudar nesse processo: 

Planeje suas finanças todos os meses

A primeira dica é justamente planejar as suas finanças todos os meses, pois tendo uma maior e melhor visão sobre quanto você ganha e o quanto gasta, poderá ter mais consciência sobre tudo o que consome sem necessidade. 

É com base em um bom planejamento que você consegue economizar para contratar projetos elétricos para a sua casa e até mesmo para comprar um novo móvel, por isso, planeje muito bem todos os seus gastos mensais. 

Conheça os gatilhos que te estimulam a comprar

Pessoas que se consideram consumistas ou que podem sofrer desse problema, mesmo que não saibam, tendem a ser facilmente atraídas por gatilhos de vendas que as façam pensar que se não comprarem aquilo naquele momento, não irão comprar mais.

Por isso, nada melhor do que o conhecimento e o autoconhecimento para vencer esse problema, sendo assim, estude sobre os gatilhos mentais de vendas, saiba quais mais lhe incentivam a comprar e saiba identificá-los em ofertas tentadoras para você. 

Se mantenha longe das compras quando não estiver bem 

Além de tudo isso, é extremamente importante que você se mantenha bem longe do ambiente de compras quando não estiver se sentindo bem, assim como o funcionário de uma empresa de cobertura retrátil também se afasta do serviço quando está mal. 

Isso porque, ao estar em uma fase ruim emocionalmente, algumas pessoas tendem a descontar suas frustrações nas compras e isso pode te gerar grandes problemas desnecessários, nessa fase, o melhor a se fazer é se cuidar bem longe das lojas. 

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a evitar compras desnecessárias e por impulso, o que gera um grande benefício para a sua mente e também para o seu bolso. 

A importância de evitar as compras por impulso

Entender a importância de se evitar as compras por impulso também é algo muito importante, pois quando se entende a importância de certa ação, torna-se mais simples evitá-la. 

Pois bem, assim como uma compra planejada de um mezanino de ferro traz alegria para quem o consome, a compra por impulso pode até trazer uma certa alegria, mas ela será momentânea. 

Isso porque, ao se dar conta de que não precisava daquela compra, o consumidor se sente mal por ter comprado e ainda terá que lidar com o pagamento dela, que, em alguns casos, está longe de ser barata. 

Com isso, vemos que uma compra por impulso afeta o emocional, o financeiro e diversas outras áreas da vida da pessoa, fazendo com que ela use o seu consumo como uma forma de esconder outros problemas que não possui coragem de enfrentar. 

Sendo assim, evitar as compras por impulso é a melhor maneira de ajudar o seu bolso e a sua mente, trazendo para dentro da sua casa apenas aquilo que você precisa e evitando se sentir mal ao se dar conta de que não precisava daquilo.  

Saiba como identificar se a compra é realmente por impulso  

Para finalizar este conteúdo, não poderíamos deixar de te ajudar a identificar quando está tendo uma compra por impulso e uma compra da qual realmente precise, como um tapete personalizado. Confira: 

Pense se aquilo é o que você precisa ou deseja 

Primeiro, pense se aquilo que deseja comprar é algo que você realmente precisa ou deseja, para isso, leve em consideração a explicação que demos anteriormente sobre a diferença de desejo e necessidade antes de comprar qualquer coisa. 

Se pergunte por quanto tempo usará a compra

Além disso, se questione sobre quanto tempo usará aquilo que pretende comprar, caso veja que não irá usá-lo por mais de 3 meses, talvez essa seja apenas uma compra por impulso ou por influência de outra pessoa. 

Espere alguns dias e veja se a vontade de comprar persiste 

Por fim, mas longe de ser menos importante, ao ter o desejo de comprar algo, espere alguns dias, pois se aquilo for realmente algo que precisa, o desejo continuará depois de alguns dias, mas se for apenas um desejo desnecessário, ele irá embora. 

Essas são algumas dicas que, por mais simples que possam parecer, podem ajudar a sua família, amigos e até mesmo os colegas que trabalham com você na administração de condomínios da região a terem mais consciência de consumo. 

Considerações finais 

Comprar é algo bom, qualquer pessoa se sente feliz e realizada ao ter algo novo dentro de casa, mas nem sempre isso quer dizer que se trata de algo útil, e em muitos casos, é melhor estar fora das tendências do que gastar seu dinheiro com algo desnecessário. 

Entender isso é essencial nos dias atuais, onde sabemos que ganhar dinheiro está longe de ser algo fácil, por isso, você precisa e merece gastá-lo com coisas que farão a diferença em sua rotina e te deixarão feliz por muito tempo. 

Dessa maneira, será ainda mais simples saber identificar seus desejos e necessidades, assim como ajudar outras pessoas nessa jornada e, com isso, adquirir apenas o que precisa e lhe será útil. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: