educação inclusiva
Posted inGeral

Saiba como trabalhar com a Educação Inclusiva e suas dificuldades

Para trabalhar com a educação inclusiva é preciso muito mais do que paciência e calma, mas todo um preparo que envolva a estrutura de uma instituição e a mudança no pensamento de todo o corpo docente. 

Quando falamos de educação inclusiva, nos referimos a muito mais do que uma simples ideia, mas uma ação que deve ser feita pelas escolas que entendem a necessidade desse tipo de ensino em suas organizações. 

Hoje, não é novidade para ninguém saber que vivemos em uma sociedade diversa e repleta de diferentes perfis de pessoas, conhecer sobre cada uma delas é essencial para que o resultado do trabalho seja um sucesso. 

E ao falar sobre pessoas, também nos referimos às crianças, que sofrem muito dentro de ambientes escolares que não entendem a importância que é saber se adaptar a cada perfil e necessidade especial que algumas delas apresentam. 

Assim como se tornou simples encontrar um bom regulador eletrônico de velocidade para geradores através da internet, encontrar formas diversas de ajudar os seus alunos também se tornou algo mais acessível com as redes sociais e a internet.

Isso porque sabemos bem que é possível encontrar o que queremos com apenas alguns cliques e em alguns segundos, por isso, fazer com que os profissionais estejam cientes de como incluir mais os seus alunos no processo de ensino é fundamental. 

Por isso, o conceito de educação inclusiva tem crescido cada vez mais no Brasil e no mundo, trazendo uma nova forma de se ensinar e ajudando profissionais da área a verem seus alunos com mais amor e empatia. 

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o assunto, assim como conhecer as principais dificuldades da implementação de tal conceito nas escolas, mas também as vantagens que ele pode trazer.  

Entenda a importância da educação inclusiva 

Assim como uma equipe entende a importância de um ciclone coletor de pó industrial no processo da indústria antes de sua compra, entender sobre a importância da educação inclusiva antes de sua implementação também é algo fundamental. 

Isso porque falamos de algo que se tornou não só importante, mas necessário dentro de um ambiente de ensino, afinal de contas, toda criança merece e precisa aprender para que desenvolva o seu conhecimento e se torne um profissional bom. 

É para isso que pais colocam seus filhos nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, pois acreditam que aquele ambiente irá ajudar no desenvolvimento deles como profissionais e como pessoas. 

Entretanto, existem diversos grupos de crianças que fazem parte da sociedade e que são rejeitados e que sofrem diversos tipos de preconceitos dentro do ambiente escolar, o que influencia diretamente em suas performances, alguns deles são: 

  • Autistas;
  • Cadeirantes;
  • Ansiosas;
  • Depressivas;
  • Traumáticas;
  • Pobres;
  • Entre outras. 

Mesmo conseguindo encontrar um ótimo cardápio digital preço acessível na internet para ajudar em alguma tarefa da escola, essas crianças precisam de mais atenção e inclusão para se sentirem bem dentro deste espaço. 

E entender isso é função primordial do profissional, seja um professor ou até mesmo o diretor da escola, pois são adultos e saberão lidar com a situação da melhor forma possível para que o aluno se sinta bem. 

Quando uma empresa não adota a educação inclusiva, ela acaba reforçando um sistema que oprime crianças que fazem parte de um grupo social que já é minoria na sociedade e que, dentro do espaço educacional, precisava entender e reconhecer o seu lugar de fala. 

A educação inclusiva entra neste cenário como uma forma acessível e prática de ajudar as crianças com necessidades especiais a se sentirem dentro de um grupo, e as outras crianças a saberem conviver e respeitar os que são diferentes. 

Pode parecer algo simples dentro de uma equipe que trabalha com o alinhamento de um  projeto elétrico preço m2, mas para isso, a educação começa cedo e deve partir também do papel de responsabilidade das escolas. 

Sendo assim, podemos entender que a educação inclusiva é extremamente importante para as escolas, pois se trata de uma forma de se criar um espaço onde todos tenham noção de suas responsabilidades, direitos e deveres. 

Dificuldades da educação inclusiva 

Como nem tudo é um grande mar de rodas, para que a educação inclusiva seja, de fato, implementada nas escolas, ela enfrenta diversas dificuldades durante este caminho. Algumas das principais delas são: 

Infraestrutura 

A infraestrutura diz respeito ao espaço físico da escola e como ele tem sido preparado para receber crianças dos mais diversos jeitos, desde as que usam cadeiras de rodas até mesmo as que possuem algum tipo de deficiência visual. 

Pense que, assim como é preciso um automóvel específico para fazer a entrega de um compressor odontológico 40 litros, é preciso de um espaço personalizado para que determinados grupos de criança possam se sentir bem em suas escolas. 

Material 

Além disso, as escolas também precisam estar atentas ao material que possuem e como eles ajudam determinados grupos de crianças, como as que são autistas ou as que são cegas e não conseguem ler se não contarem com o braille. 

Por isso, se atentar ao tipo de material que é disponibilizado também se tornou algo extremamente importante, pois assim, você garante que todos os alunos consigam acompanhar o conteúdo, cada um à sua maneira. 

Representatividade 

Por fim, mas longe de ser menos importante, os alunos também precisam de representatividade, ou seja, professores e professoras que sejam parecidos com eles e que provem que eles podem sonhar e chegar onde quiserem. 

Assim como uma criança preta se sente bem quando vê um adulto da mesma cor que a sua liderar uma empresa de cabine de fluxo, por exemplo, outras crianças podem se sentir bem mais felizes ao ver alguém que as representa ensinando outras pessoas.

Essas são algumas das diversas dificuldades que as escolas enfrentam ao decidirem implementar a educação inclusiva, que por mais que pareça e seja algo maravilhoso, está longe de ser simples quando colocada em prática. 

Saiba como ter o preparo para esse tipo de educação

Para que um profissional trabalhe com a educação inclusiva, ele precisa desenvolver diversas habilidades como a paciência, o amor pelo que faz, a calma para ensinar e o carinho para acolher determinados tipos de alunos.

Mas só isso não é o suficiente, existe todo um preparo que precisa ser feito com antecedência junto a diretoria da escola e também junto aos pais de alunos que sofrem com algum tipo de limitação, seja física, mental ou social. 

Uma boa escola, assim como se preocupa em encontrar uma boa empresa de informática DF para trazer mais tecnologia para o ambiente escolar, também se preocupa com a forma como será vista no mercado. 

E nenhum pai ou mãe irá se sentir confortável por deixar seus filhos dentro de uma escola que sabem que não prezam pela diversidade e pela inclusão daqueles que são diferentes, pois isso prova a construção de futuros adultos intolerantes. 

O preconceito, o racismo, o machismo e diversos outros problemas que oprimem as minorias da sociedade, não são características que nascem em uma criança, mas são desenvolvidas a partir do espaço em que elas se encontram. 

A escola é um dos melhores espaços que existem para ajudar no desenvolvimento dessas crianças, para que elas aprendam a lidar com o diferente e respeitem todas as pessoas que cruzarem o seu caminho, independentemente de como sejam ou do que façam. 

Por isso, ao investir em uma educação inclusiva, a escola não investe apenas na facilidade que os alunos terão para encontrar balança antropométrica digital acessível na internet, mas investem em seu caráter. 

É preciso que os próprios adultos entendam que existem pessoas e crianças diferentes, e quanto antes eles entenderem isso e também aprenderem a respeitar essas diferenças, significa que eles estão preparados para trabalhar com a educação inclusiva. 

Sendo assim, para implementar a educação inclusiva em uma escola, é preciso acreditar nessa causa e entender que toda pessoa, principalmente toda criança, precisa e merece se sentir parte de algo e se sentir bem dentro deste espaço. 

Considerações finais 

Aprender é um processo constante, as crianças podem até aprender matemática e português no ensino fundamental, mas é no dia a dia e no convívio com crianças diferentes que elas irão aprender o mais importante, respeito e parceria. 

Ensinar também está longe de ser um processo fácil, só quem trabalha com isso sabe os desafios de tal área, mas nada paga a alegria de ver um aluno feliz, se desenvolvendo e sentindo que faz parte de algo maior. 

Dessa forma, ao investir na educação inclusiva, você ajuda na formação de alunos inteligentes e pessoas abertas ao novo, que crescerão e se tornarão adultos que irão ajudar quem precisa e fazer do mundo um lugar melhor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: