STEM: O que é e como abordar essa metodologia — Divulga Oeste
Posted inGeral

STEM: O que é e como abordar essa metodologia

Você já ouviu falar sobre STEM? Esse é um modelo de ensino que promete mudar a forma de ensino das instituições.

Tanto os pais como os educadores sabem como é difícil proporcionar um aprendizado de qualidade para os jovens, ainda mais nesse momento em que eles almejam tantas possibilidades para o seu futuro.

A tecnologia, sem dúvidas, é uma aliada para as escolas, seja no monitoramento de alarme ou no ato de educar, é justamente sobre isso que se trata o STEM. Com ele, são explorados recursos tecnológicos e aplicadas algumas abordagens de educação.

Esse modelo tem o objetivo de transformar os jovens em adultos capacitados, além de inseri-los na sociedade com melhores oportunidades de trabalho. Para saber um pouco mais sobre o STEAM e como ele irá revolucionar a educação, continue lendo esse artigo.

O que é STEAM?

Caso tenha caído de paraquedas nesse texto e não saiba sobre o que estamos falando, saiba que o STEAM é a sigla para Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Esse é um modelo de ensino que tem o foco de estimular o aprendizado dos alunos em diversas frentes simultâneas, ou seja, de forma multidisciplinar, de um modo muito mais abrangente e sem segmentação.

Qualquer pai ou mãe, sejam eles uma dona de casa ou um funcionário de uma empresa de cartão pvc personalizado, deseja o melhor para o seu filho, não é mesmo? Com esse modelo de ensino, o jovem consegue ampliar seus horizontes e conhecimento.

O STEM usa uma metodologia integrada e baseada em projetos, em que o seu principal objetivo é formar pessoas com diversos conhecimentos, além de desenvolverem valores. Com isso, transformar os alunos em cidadãos que estejam preparados para os desafios do futuro. O modelo envolve as seguintes áreas:

  • Ciências;
  • Tecnologia;
  • Engenharia;
  • Matemática;
  • Artes.

Com isso, o ensino vai muito além do que estamos acostumados a ver. Nesse modelo, diversas matérias são trabalhadas de maneira simultânea, permitindo com que o aluno tenha contato com conceitos novos e variados.

Além de toda multiplicidade que esse método permite, ele é uma excelente ferramenta para estimular a autonomia nos estudantes, além de claro, proporcionar uma maior facilidade na resolução de problemas.

Essa é uma espécie de consultoria em gestão de pessoas, o STEM torna os alunos cada vez mais integrados com o mundo ao seu redor e as situações da vida real.

Dessa forma, os jovens aprendem aquilo que realmente será útil para a jornada da sua vida, de uma maneira mais dinâmica e livre, do que aquele modo engessado que aprendemos na escola do modelo de ensino tradicional.

Afinal, as pessoas possuem diferentes aptidões, algumas se dão melhor em questões relacionadas a matérias de exatas, outras já são mais criativas e conseguem se desenvolver melhor nas artes.

Por que não incentivar nossas crianças a aprenderem o que elas realmente gostam, ao invés de enchê-las de teorias que na maioria das vezes não serão de muita ajuda em sua vida adulta, não é mesmo?

Isso irá ajudar esse aluno em qualquer profissão que ele for seguir, seja como banqueiro ou funcionário de uma empresa de teste de percussão, afinal, ele terá um conhecimento mais amplo das coisas.

Benefícios de aplicar o STEM em sala de aula

Pela educação STEAM ser mais dinâmica, ela favorece o aprendizado dos alunos. Afinal, o modelo de educação tradicional faz com que esses jovens não consigam absorver ou fixar todo o conhecimento. 

Além disso, esse modelo possibilita com que os alunos sejam incentivados em outros campos de aprendizado, principalmente naqueles que os jovens consideram chatos, é justamente por isso que o STEM proporciona muitas vantagens para a educação.

Aprendizagem de conhecimentos interdisciplinares

Uma grande vantagem desse método de ensino é a possibilidade de oferecer uma aprendizagem interdisciplinar. Dessa forma, o aluno consegue absorver o conhecimento de vários campos, de maneira simultânea.

Afinal, estudar não é só sentar na cadeira, comprar material escolar e fazer a  impressão de pastas personalizadas, o aluno precisa realmente estar aberto e conseguir de fato aprender.

Para que isso ocorra, a escola precisa usar mecanismos que instiguem esse aluno a querer aprender cada vez mais. Por isso que o STEM é uma grande vantagem. Com isso, a escola exerce sua função de ensinar e o aluno consegue absorver todo o conhecimento.

No modelo STEM diferença do modelo de ensino tradicional, as áreas não são trabalhadas de forma isolada, elas são associadas para que os alunos consigam compreender sua relação e de que maneira esses campos conseguem oferecer soluções para os problemas.  

Esses problemas solucionados fazem parte do cotidiano dos alunos, por exemplo, como a matemática faz parte da construção de climatizador de ar industrial portátil ou quantos metros quadrados tem um determinado patrimônio histórico, que eles visitaram.

Trazer questões que são mais próximas desse aluno, faz com que eles tenham muito mais interesse pelas aulas

Com isso, o aluno consegue adquirir conhecimento de forma construtiva, consciente e reflexiva, sem contar que os jovens recebem feedback constantes dos seus professores, mas também dos seus colegas de classe.

Essa colaboração ativa e constante de todos, tornam as aulas muito mais especiais e participativas.

Aplicabilidade do aprendizado

Em uma sala de aula, é normal com que os alunos levantam o questionamento, de quando irão utilizar aquele determinado conhecimento em suas vidas. Afinal, nada daquilo faz muito sentido para eles.

Sabe quando você busca incessantemente por instalação de câmeras de segurança preço e não consegue achar? É dessa forma que esses jovens ficam no método de ensino tradicional procuram e não conseguem achar sentido nas aulas

Por isso, quando uma escola aplica o modelo STEAM esses questionamentos acabam não surgindo. Afinal, eles conseguem ver na prática como o conteúdo aprendido na aula é relevante para o seu dia a dia.

Dessa forma, os alunos utilizam todo o seu conhecimento para desenvolver soluções que serão usadas na prática, com aquela filosofia do faça você mesmo, pois é tentando decifrar um problema que os jovens conseguem aprender de fato.

Mudanças na relação entre professor e aluno

Esse modelo torna a relação entre professor e aluno muito mais próxima. Já foi o tempo em que os jovens mantinham distância dos educadores. Afinal, esses novos momentos demandam uma maior interação desses profissionais.

É esse relacionamento próximo que faz com que o aluno preste mais atenção, absorvendo o aprendizado e o educador consiga de fato ensinar algo para esses jovens.

Na educação STEM, o professor é o mentor da turma. Com isso, ele não é mais aquela pessoa que fala sem parar e que muitas vezes nada faz sentido e passa a auxiliar e estimular os alunos a pensarem, refletirem e buscarem respostas.

Os professores são responsáveis por instigar a autonomia desses jovens, fazendo com que eles busquem pela informação. Isso altera toda dinâmica da sala, tornando as aulas bem mais interessantes.

Mais preparo para o mercado de trabalho

É evidente que o mercado de trabalho tem mudado muito com o passar dos anos. Com isso, o mercado busca por profissionais com um certo diferencial.

Nos dias atuais, não basta ter um bom diploma acadêmico ou ter um ter noções sobre leitor para certificado digital, para trabalhar em uma empresa de tecnologia por exemplo, muito pelo contrário, os profissionais atuais precisam ser multidisciplinares.

Afinal, você precisa se destacar no meio de tantas outras pessoas e isso só é possível se tiver um amplo conhecimento das coisas. Isso irá formar um profissional competente e que saiba trabalhar em diversas frentes.

O método STEM facilita muito a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Afinal, esse modelo de ensino mescla diversas habilidades que serão usadas pelos alunos em seu futuro.

Essa abordagem é muito eficaz para o desenvolvimento da comunicação, colaboração do pensamento crítico, além de claro, a criatividade, habilidades essas que são essenciais para qualquer área.

Como implementar a educação STEAM?

Esse é um sistema novo, mas está muito longe de ser difícil de ser implementado. Muito pelo contrário, o STEM é mais simples do que parece e não é necessário que tenha uma série de equipamentos modernos ou algo do tipo.

Para que que torne realidade, basta um pequeno investimento, força de vontade e dedicação do corpo docente para oferecer um ensino de qualidade para os alunos, para isso, são necessárias algumas ferramentas e pequenas adequações, como:

  • Mudanças na didática;
  • Treinamento do corpo docente;
  • Ferramentas para a escola;
  • Inclusão da robótica no currículo.

Seguindo esses passos e conhecendo esse modelo a fundo, você consegue transformar a instituição com o modelo STEM.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: