Muitas pessoas têm receio de mudar de emprego por questões como salário, estabilidade e outros elementos. Entretanto, em diversos casos isso acaba sendo mais prejudicial que benéfico à pessoa.
Funcionários que trabalham em um ambiente que não sentem prazer acabam diminuindo sua produtividade, tornando-se um transtorno para a empresa e seus companheiros, enquanto se coloca em um papel que não quer desenvolver.
No campo pessoal, esse tipo de pessoa acaba desenvolvendo uma série de problemas a longo prazo, como:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Síndrome do Pânico;
- Irritabilidade.
Estes sintomas são claros em pessoas que estão trabalhando em um ambiente que não desejam, e que se sentem forçados a continuar executando suas tarefas, ainda que isso seja um problema a longo prazo.
Por isso, a mudança de emprego pode ser uma excelente maneira para fazer essa pessoa mudar de ares e começar a se sentir melhor, além de produzir mais e conseguir se destacar no novo emprego.
Para um profissional que trabalha com cilindro de borracha, a mudança pode ser uma interessante maneira de renovar suas forças, e garantir uma produtividade muito mais expressiva a longo prazo.
Ainda que o salário de uma nova função seja menor, a satisfação de realizar essas atividades é, muitas vezes, um caminho muito mais interessante para seguir em seu rumo profissional.
Lidar com todos estes elementos ajuda você a tomar decisões mais assertivas, e garante um retorno muito mais adequado para esse tipo de ação. Quando você entende estes elementos, consegue trabalhar com mais qualidade de vida e saúde.
O que considerar quando mudar de emprego?
Existem alguns elementos que são muito importantes para pessoas que estão buscando uma mudança em sua vida profissional. Ter atenção a esses detalhes faz com que você seja muito mais assertivo na escolha.
Vale lembrar que cada pessoa é única, e nem sempre duas pessoas diferentes terão os mesmos tipos de pensamento com relação à troca de emprego, acabando com resultados muito diferentes ao considerar os elementos destacados.
Para um profissional que produz tecla de membrana, por exemplo, esse tipo de interação acaba sendo muito mais efetivo, entendendo o que está incomodando-o no trabalho atual e o que ele realmente precisa para uma próxima opção.
Adaptar esse tipo de informação a sua realidade é uma das maneiras mais sensatas para pensar na mudança de emprego, e como fazer isso como um elemento benéfico para garantir uma estrutura muito mais adequada em sua vida.
Horário de trabalho
Para muitas pessoas, a rotina de um período comercial pode ser muito desgastante, e buscam uma alternativa para esse tipo de ação. É importante ter em mente que essa questão não leva em conta horas extras e outros elementos fora do padrão.
O trabalho em escala pode ser muito vantajoso para algumas pessoas, que preferem essa rotina diferenciada em seu dia a dia, e acabam por buscar empresas que utilizam esse modelo para garantir uma estrutura mais adequada em seu dia a dia.
Outras pessoas preferem horários mais livres, como empresas que contratam o profissional e estabelecem um prazo de entrega para a atividade, mas sem cobrar horas diárias.
É o caso de um vendedor autônomo de produto que tira ferrugem, que tem a possibilidade de fazer seu próprio horário de trabalho.
Pessoas que não se adaptam bem ao horário comercial podem buscar empregos fora desse período convencional, como empregos noturnos ou durante a madrugada, quando se sentem mais aptos para realizar as tarefas.
Outro ponto importante com relação ao horário de trabalho é a questão de feriados, e como a empresa lida com eles. Algumas pessoas preferem trabalhar em locais que emendam feriados, enquanto outros preferem ambientes que pagam a mais pelo trabalho nesses dias em particular.
Local de trabalho
Uma questão quase tão importante quanto o salário, e muitas vezes maior do que isso, é o local onde o profissional tem que ir trabalhar. O processo de trabalho pode nem ser um problema, mas o trajeto sim.
Alguns profissionais têm que fazer longas viagens para chegar até o ambiente de trabalho, levando duas ou mais horas entre sair de casa e chegar no escritório de vendas de microscópio binocular.
Nestes casos, muitas pessoas acabam optando por abrir mão do emprego em prol de um mais próximo. Passar muito tempo em trânsito representa uma perda de tempo próximo de sua família e amigos, diminuindo assim a qualidade de vida.
Claro que em alguns casos, a mudança vale a pena, mas nem sempre a pessoa está disposta a mudar toda sua vida para se adaptar a um novo emprego, tendo que se preocupar com um imóvel para morar e outros elementos.
Hoje, muitas pessoas estão adaptadas ao modelo home office. O trabalho remoto se tornou padrão em muitas companhias dos mais variados segmentos, fazendo com que muitos profissionais prefiram este modelo.

Problemas psicológicos
Nos últimos anos, os consultórios de psicólogos e psiquiatras têm ficado cada vez mais cheios com pessoas que apresentam problemas diretamente relacionados ao trabalho, o que acaba diminuindo a saúde dessas pessoas.
Em alguns casos extremos, pessoas podem chegar ao ponto de tentar cometer suicídio por motivos profissionais, levando a maioria das empresas a se preocupar muito com esse tipo de questão.
A maioria das companhias possui ações de incentivo e suporte para a busca por cuidados com a mente, e se identificado que o trabalho ou as demandas são parte do problema, você deve procurar uma alternativa.
A saúde deve vir sempre em primeiro lugar, e trabalhar não deve ser um martírio, e sim uma atividade que você faz com qualidade e um sentimento de felicidade e conquista, garantindo até mesmo um retorno melhor para a companhia de esfera de aço que você trabalha.
Trabalhar com algo que atenda a suas expectativas é muito importante para garantir mais qualidade de vida em suas atividades, e você deve tentar buscar esse tipo de ação para otimizar seus resultados.
Plano de carreira
Alguns profissionais, apesar de terem um bom salário, se sentem estagnados. Isso acontece quando não há uma oportunidade de crescimento para o profissional, que chegou no limite de seu cargo em uma empresa.
Para muitas pessoas, trabalhar em um ambiente que não oferece chance de crescimento não representa nenhum tipo de futuro, e as chances de promoção são o que motiva esses profissionais a trabalhar.
Nesse caso, essas pessoas acabam buscando por empresas de produção de bancada para eletrônica que ofereçam oportunidade de alcançar novos cargos e ampliar o salário, mesmo que no início da jornada o valor seja menor que o do emprego anterior.
Quando uma empresa não cumpre promessas de crescimento e evolução profissional feitas a seus profissionais, ela acaba perdendo importantes talentos, que ficam frustrados e insatisfeitos com a companhia.
Por isso, trabalhar com estes elementos é uma ótima maneira de otimizar esses ganhos e tornar ainda mais interessante esse processo, garantindo a retenção de talentos para uma empresa que busca trabalhar com estes elementos.
Ambiente de trabalho
Trabalhar em um ambiente adequado é fundamental para uma boa produtividade. Quando um profissional trabalha insatisfeito com seus colegas, ou em um clima organizacional pesado, é comum identificar pessoas desistindo.
O ambiente de trabalho é onde esses profissionais que utilizam medidor de vazão passam boa parte do tempo, e por isso é importante criar uma estrutura adequada para que eles possam aproveitar com mais qualidade e evitar maiores complicações.
Isso serve tanto entre colegas de serviço quanto com a chefia. Pessoas que têm problemas com o chefe são as primeiras a procurarem outros ambientes de trabalho para conseguir ter paz nesse momento.
Se um profissional não identifica qualidades na liderança da empresa, é muito provável que ele vá procurar outras opções para trabalhar, uma vez que o líder deve ser aquele que toma a frente nas decisões e ajuda os profissionais a crescerem.
Considerações finais
A mudança de emprego não deve ser algo considerado apenas em último caso, uma vez que existem diversos outros elementos além de um bom salário a se considerar com relação a esse tipo de atividade.
Por isso, é muito importante que você saiba como fazer a transição de um emprego para outro, e entender que muitas vezes mudar para uma empresa com salário menor não é um demérito, possibilitando que você aproveite melhor um emprego com selo mecânico.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender algumas razões para trocar de emprego, mesmo que o salário seja menor.
.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.