Veja as vantagens e desvantagens entre HTTP e HTTPS

PUBLICIDADE

Veja as vantagens e desvantagens entre HTTP e HTTPS

Poucas pessoas conhecem as diferenças entre ter um site HTTP e HTTPS, entretanto essa simples mudança pode alterar o conceito de seu canal digital de demolição controlada de concreto armado, e por isso é importante conhecer estes protocolos, seus benefícios e reveses. Veja as vantagens e desvantagens entre HTTP e HTTPS neste poste.

O mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos tecnológicos tem se ampliado e feito parte do dia a dia das pessoas.

Entretanto, ainda que alguns termos e conceitos já estejam muito bem posicionados no mercado, eles ainda não são completamente explicados, deixando os consumidores com dúvida com relação a esse tipo de atividade.

Esse é o caso dos protocolos HTTP e HTTPS, que aparecem em diversos sites antes do endereço e deixam muitas dúvidas quanto às suas diferenças, principalmente por visualmente mudar apenas uma letra.

Embora a linguagem inicialmente fosse restrita a programadores e desenvolvedores, hoje a maioria das pessoas consegue entender alguns dos principais conceitos que a internet oferece e conseguem entender o que são os protocolos.

Para garantir mais segurança e conformidade dentro da internet, uma série de protocolos foram criados. Eles ajudam a definir padrões que são estabelecidos no mercado, aos quais todas as empresas de sistema ERP contas a receber devem seguir.

Dentro desses protocolos destacam-se os de segurança. Foram eles que conseguiram atrair um público maior para a internet e possibilitaram novas transações comerciais e o próprio aquecimento do mercado digital.

Toda vez que você navega pela internet, está fazendo uma troca de dados. Enquanto você envia informações para o site que está acessando, ele devolve com novas informações, fazendo uma comunicação digital.

Para evitar que seus dados sejam interceptados por terceiros ou que você seja alvo de cibercriminosos que desejam usar estes dados para benefícios próprios, os protocolos de segurança foram criados.

Por conta disso, muitos navegadores possuem uma opção de alerta quando você entra em um site que tem algum risco de segurança, permitindo que você escolha continuar seguindo para o site em questão ou evitando-o, garantindo mais segurança.

Por isso é interessante conhecer cada um destes modelos para identificar o que você pode fazer a longo prazo na internet com sua empresa de adiantamento de recebíveis, e quais sites são mais confiáveis para você utilizar seus recursos digitais.

HTTP

O HTTP, ou Hyper Text Transfer Protocol, é um protocolo de transferência de conteúdo. Sua popularização surgiu quando a internet ainda estava engatinhando e a maior parte dos materiais disponíveis era em texto.

O HTTP nessa época se fixou como um dos itens mais importantes para a comunicação entre o usuário e o servidor de serviços que ele está tentando acessar, garantindo uma estrutura mais adequada de transferência.

Quando você utiliza um site com protocolo HTTP, ele normalmente utiliza uma ferramenta conhecida como cookies, que guardam pequenas informações de seu acesso durante o período em que você está navegando.

Essas informações posteriormente são utilizadas para definir padrões de consumo de conteúdo e muitas agências de marketing digital podem utilizar essas informações para criar perfis e relatórios para ações futuras.

O uso de cookies normalmente é alertado anteriormente para que você entenda o que está acontecendo e que tipo de ação pode ser tomada com esses dados. Entretanto, no caso do HTTP, não há uma estrutura adequada de segurança para esses dados.

Isso significa que seus dados ficam vulneráveis a potenciais ataques, podendo ser utilizados de formas não autorizadas por você em seu site de um programa de controle médico de saúde ocupacional.

HTTPS

A grande diferença na sigla é a introdução do termo Secure, tornando o HTTPS uma excelente opção para proteger o usuário com um protocolo de segurança conhecido como SSL.

Em termos leigos, isso significa que o conteúdo coletado pelo site durante a navegação se torna criptografado, muito mais difícil de ser acessado. As informações que você oferece ao site em questão não ficam legíveis para hackers.

Veja as vantagens e desvantagens entre HTTP e HTTPS

Essa camada a mais de proteção torna a navegação muito mais confortável para o usuário, protegendo-o de uma série de complicações que podem surgir no futuro, principalmente quando informações relevantes são apresentadas, como:

  • Documentos pessoais;
  • Endereço;
  • Dados bancários;
  • Senhas de acesso.

Todos esses itens acabam se tornando um risco quando você utiliza o HTTP, uma vez que os criminosos podem interceptar a comunicação. Entretanto, ao adicionar uma camada a mais para a segurança da navegação, esse processo é mais tranquilo.

Vantagens dos protocolos

Avaliar os dois protocolos possibilita um melhor entendimento de como os sites funcionam e qual é o melhor tipo de utilização para sua empresa, independentemente do segmento que você atua, como na estrutura de comanda eletrônica para restaurante.

Por isso, identificar alguns desses pontos é fundamental para garantir uma estrutura de trabalho adequada e otimizar esses processos para você conseguir se tornar ainda mais relevante na internet.

Quanto mais você souber utilizar estas ferramentas, maior ficará a autoridade de seu site, permitindo que um grupo muito maior de pessoas encontre o tipo de material que você tem a oferecer.

SEO

A sigla, que significa Search Engine Optimization, refere-se a uma série de atividades que ajudam um site a se posicionar melhor em um motor de buscas. Sempre que um usuário precisa de uma solução, é comum ele procurar em uma dessas plataformas.

Veja as vantagens e desvantagens entre HTTP e HTTPS

As empresas que ficam no topo desse tipo de site acabam conseguindo mais acessos, melhorando a quantidade de usuários que se interessa pelo seu material e até mesmo ampliando suas vendas.

Por conta disso, é importante atentar-se a essas práticas e conseguir trabalhar de forma funcional com o SEO, otimizando uma série de elementos de seu site que melhorem sua autoridade.

Recentemente, alguns dos principais motores de busca do mercado vieram a público identificar que a utilização de HTTPS em sites melhora o seu ranqueamento, tornando essa uma figura importante da avaliação.

Por ser um meio mais seguro de navegar, isso acaba impactando positivamente a empresa, que entende que seus consumidores precisam se sentir confortáveis para compartilhar dados e informações com sua empresa de certificado digital a1 CPF.

Por isso, o HTTPs acaba tendo como uma de suas principais vantagens o fato de melhorar o SEO de seu site, tornando-o melhor posicionado junto a estes motores de busca e permitindo um acesso muito melhor para os usuários finais.

Custos operacionais

A grande vantagem do modelo HTTP é sua gratuidade, uma vez que ele é muito comum e é considerado um dos mais práticos modelos de protocolo entre sites no mundo inteiro.

O HTTPS muitas vezes depende da contratação do serviço de protocolo, o que pode ser pesado para muitas companhias que não têm um faturamento tão grande e que acabam deixando de contratar os serviços.

Existem, claro, opções open source no HTTPS, entretanto é preciso um pouco de conhecimento de programação e web design, o que torna esse tipo de ação muitas vezes mais complicado de se utilizar.

Velocidade de carregamento

O mundo vive hoje uma era de velocidade. Quanto mais rápido o site carregar, maior é o impacto que ele gera no mercado, com a aprovação de consumidores e potencializando sua utilização para a venda de um sistema de controle de acesso.

Entretanto, o serviço HTTPS deixa seu site mais lento, uma vez que ele se atenta a mais detalhes de segurança nesse processo. Isso acaba sendo considerado uma desvantagem, ainda assim.

Por isso, muitas empresas acabam optando pelo uso do HTTP em páginas que não dependem de dados críticos, deixando os protocolos de segurança restritos a páginas que possuam login ou qualquer outro tipo de transação mais relevante.

Experiência do usuário

A experiência do usuário é um elemento determinante para as negociações hoje em dia. Por isso, manter seu site bem estruturado para receber esse tipo de cliente é fundamental.

Nesse aspecto, quem sai em vantagem é o HTTPS. Essa ferramenta torna a navegação mais segura, evitando ameaças com relação a utilização do serviço por parte do usuário que procura sua consultoria ambiental.

Além disso, a maioria dos sites HTTP possuem alertas de segurança, que acabam atrapalhando a fluidez do consumo do conteúdo e podem ser um problema a longo prazo.

Considerações finais

O processo de utilização de um protocolo digital para seu site deve ser pautado em uma série de escolhas importantes, entendendo se você precisa mais do serviço HTTP ou HTTPS.

É um engano pensar que apenas um dos dois protocolos deve ser usado, e por isso é fundamental que você entenda o funcionamento de seu site para poder aproveitar melhor esse tipo de recurso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima