Diante da proporção dos avanços tecnológicos, montar uma casa inteligente se tornou uma ação necessária para quem busca estabelecer em seu lar o máximo de conforto, praticidade e acessibilidade.
Nosso lar representa quem nós somos e até mesmo aquilo que consumimos, e diante de um mundo em que vivemos, onde a tecnologia está no centro de tudo, nosso lar também precisa se atualizar e seguir todas essas tendências.
Algo que era visto nos filmes e parecia até mesmo distante da realidade tem se tornado comum e necessário para as pessoas que buscam economizar e ter praticidade.
Dessa forma, alguns itens e até mesmo tecnologias famosas entram em ação, como é o caso das conhecidíssimas assistentes virtuais, a automação de portão de garagem e até mesmo alguns outros produtos tecnológicos.
E por mais que montar uma casa inteligente pareça dar gastos altos, saiba que a casa inteligente está ao alcance de todos, só basta investir um pouco e de uma forma pontual que sua rotina tende a se tornar cada vez mais simples.
Além do mais, essa tendência está tão em alta que quando se trata do mercado imobiliário, tem se tornado possível até mesmo comprar um apartamento que já tenha essa tecnologia programada.
Por isso, para que seu lar esteja impecável e siga todas as tendências tecnológicas, é essencial montar uma casa inteligente que tende a ressaltar cada cantinho, gerando muito mais comodidade e inovação.
O que são as casas inteligentes?
A casa inteligente ou smart home, como também é conhecida, se refere justamente àquela casa que contém soluções tecnológicas conectadas, onde seu principal intuito é automatizar processos do cotidiano.
Por exemplo, quem nunca, ao chegar do seu trabalho em serviços de eletricista residencial e predial, deitou para renovar suas energias e após ter achado a posição perfeita, viu que a luz estava acessa e teve que levantar e perder todo o seu comodismo?
Por isso, diante desses momentos do nosso cotidiano as casas inteligentes têm um papel determinante, automatizando algumas funções como:
- Cortinas;
- Luzes;
- Câmeras;
- Portas;
- Eletrodomésticos.
Ou seja, ao montar uma casa inteligente, o que mais tende a estar em evidência é a praticidade e o comodismo que esse recurso gera na sua casa em diversos momentos.
Com controle a distância ou até mesmo por comando de voz, os moradores que contam com a casa inteligente passam a ter o máximo de praticidade, tornando suas atividades muito mais simples e eficientes.
Por isso, para que diante da sua casa se estabeleça o máximo de evolução e principalmente se vá ao encontro da inovação e das tendências do mercado, a casa inteligente deve ser um dos principais focos a serem implantados.
Afinal de contas, ao considerar um vidro de segurança e essas tecnologias, sua casa tende a estabelecer o melhor ambiente possível, trazendo reflexos incríveis para o seu dia a dia e diante de cada atividade.
Conheça mais sobre todos os Produtos Amazon para deixar sua casa inteligente
Confira: Dispositivos Amazon | Iluminação | Câmeras | Televisores | Áudio e Som | Outros dispositivos
Compre em até 10x sem juros.
Como funciona a casa inteligente?
A casa inteligente ou smart home tem seu funcionamento por meio de aparelhos que geralmente estão conectados pela internet e através disso fazem com que todas as funções necessárias sejam automatizadas.
Isso significa que é possível controlar os dispositivos através dos smartphones, tablets, computadores e até mesmo por meio do comando de voz, atendendo às suas necessidades da melhor forma possível.
Sendo assim, se antes para os aparelhos funcionarem era necessário um bom projeto de elétrica e pessoas no comando o tempo todo, através dessa tecnologia se tem muito mais praticidade e uma automatização dos aparelhos.
Além do mais, por mais que a praticidade nesse processo esteja em total evidência, as casas inteligentes também garantem o máximo de segurança.
Por exemplo, caso você deixe o fogo aceso e acabe saindo com pressa para seu trabalho de lapidação de piso de concreto, o seu celular pode te avisar e em questão de segundos essa situação é controlada, sem que haja problema algum.
Por isso, investir em uma casa inteligente é dar um passo importantíssimo em direção ao futuro, gerando praticidade, comodidade, segurança e fazendo com que seu lar se mantenha totalmente atual e atendendo todas as suas necessidades.

Vantagens da casa inteligente
Em primeiro lugar, um mito que precisa ser quebrado é que para ter uma casa inteligente não é necessário gastar muito dinheiro, pois com investimentos precisos você consegue contar com tecnologias incríveis em sua casa.
Por isso, o ponto-chave para contar com uma casa inteligente e prática é justamente realizar investimentos em que o custo-benefício seja atraente e positivo.
Com isso, para te dar ainda mais motivos para investir nas casas inteligentes e contar com toda a tecnologia no seu lar, confira algumas das principais vantagens de contar com esse recurso.
- Acessibilidade;
- Conforto;
- Eficiência de energia;
- Maior personalização e autonomia na casa;
- Valorização do imóvel.
Logo, ao destacar esses benefícios, fica claro que contar com uma casa inteligente é uma ação necessária e que tende a facilitar muito o seu dia a dia. Sendo assim, confira as características de cada vantagem destacada.
Acessibilidade
Os comandos de voz das casas inteligentes possibilitam uma maior acessibilidade, incluindo as pessoas com deficiência, gerando muito mais independência e facilidade para os moradores.
Por isso, desde realizar uma ligação para um aluguel de caçambas em São Paulo a fechar a cortina, tudo pode ser realizado em questão de segundos com a casa inteligente, proporcionando o máximo de acessibilidade e praticidade possível.
Conforto
A conveniência de ter diversos elementos e aparelhos conectados é uma das principais vantagens das casas inteligentes, pois gera um conforto incrível para o seu dia a dia.
Sendo assim, o conforto se evidencia e está em total destaque dentre as casas inteligentes, pois não é necessário que as pessoas fiquem para lá e para cá o tempo todo.
Eficiência de energia
Sabe quando saímos atrasados para nosso trabalho, por exemplo, em uma empresa de impermeabilização de piscina enterrada e acabamos deixando as luzes acesas?
Pois bem, com a casa inteligente é possível que as luzes sejam desligadas mesmo que se esteja longe, possibilitando muito mais eficiência e economia de energia em sua casa.
Assim não se corre o risco de algum aparelho ficar ligado sem necessidade. Por mais que se tenha um investimento inicial para contar com essa tecnologia, a compensação a médio prazo na conta de luz pode ser de até 30%.
Maior personalização e autonomia na casa
Os eletrônicos para casa inteligente possuem diversas personalizações, como é o exemplo das lâmpadas inteligentes que podem mudar sua cor ou até mesmo intensidade e os robôs aspiradores de pó.
Por isso, ao limpar um carpete comercial com um robô aspirador, esses aparelhos, além de proporcionar o máximo de eficácia, também podem ser comandados de acordo com a especificidade que você deseja diante daquele momento.
Logo, através dessa personalização os moradores tendem a ter cada vez mais autonomia, podendo realizar outras tarefas enquanto a casa está sendo limpa e ficando impecável.
Valorização do imóvel
A evolução da tecnologia é o futuro e algo que tende a ter uma proporção e crescimento cada vez maior conforme os anos forem passando.
Por isso, ao ir ao encontro da evolução e montar uma casa inteligente, você tende a valorizar ainda mais seu imóvel, podendo até mesmo vender e contar com uma graninha totalmente considerável.
Como montar uma casa inteligente?
Diante dos benefícios e do quanto as casas inteligentes podem ser um fator determinante em sua vida e dia a dia, montá-las é uma ação necessária e que tende a te garantir muito mais praticidade e benefícios em seu dia a dia.
Com isso, para te auxiliar na montagem da casa inteligente, confira algumas ações a serem realizadas e tenha o máximo de precisão diante de cada movimento realizado.
1 – Invista em lâmpadas inteligentes
Para quem acha que contar com uma casa inteligente requer investimentos gigantescos, as lâmpadas inteligentes já provam o quanto isso é um mito que deve ser evitado.
Esse item é simples e barato, sendo uma ótima maneira de iniciar sua jornada de automação em sua casa, gerando o máximo de praticidade e até mesmo oferecendo uma economia, pois as lâmpadas de led são mais econômicas.
Por isso, para que você possa ligar, desligar, alterar a intensidade e até mesmo mudar as cores, investir em lâmpadas inteligentes é um passo totalmente essencial.
2 – Certifique-se de ter uma boa conexão com a internet
Não adianta de nada contar com tecnologias e diversos aparelhos inteligentes se eles não forem integrados.
Logo, para que a montagem da sua casa inteligente tenha sucesso, é essencial investir em uma boa conexão com a internet, pois esse fator tende a ser decisivo para o funcionamento da sua casa.
3 – Invista em dispositivos de segurança
Além da comodidade e praticidade que as casas inteligentes proporcionam, elas são um fator decisivo para que a segurança seja mantida e que se evite possíveis riscos e situações complicadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.