Você sabe o motivo pelo qual deve entender sobre a cotação do dólar?

PUBLICIDADE

Com a globalização do mercado cada vez maior, seja qual for o seu segmento, é importante estar atento a uma série de questões específicas que reagem a esse movimento global, como é o caso da cotação do dólar, já que esse valor pode afetar muitos negócios.

E isso não envolve somente a gestão de empresas internacionais, mas também de companhias que atuam unicamente no campo nacional e que, mesmo assim, acabam sendo impactadas pelo valor do dólar.

Isso porque até mesmo um pequeno restaurante, cujos serviços estão voltados apenas ao público do seu bairro, pode sofrer o impacto na importação de qualquer item a ser usado em sua cozinha, indo desde o óleo de cozinha, até mesmo a outros alimentos de forma geral.

O mesmo pode ser dito sobre a área de serviços, já que em uma empresa que trabalha com o ofício de colocação de forro de fibra mineral, pode ser impactada pelo preço relacionado ao transporte de materiais, o que pode englobar diversos mercados.

Realidade que se mostra presente antes mesmo do momento em que uma empresa passa a expandir os seus serviços para o campo internacional, já que o movimento de globalização do mercado é tão grande que atinge a todas as pessoas de alguma forma.

Até mesmo a sua lista de compras no supermercado pode sofrer algum tipo de impacto, diante do valor a ser cobrado em cima dos itens importados e exportados.

Tudo isso causa impactos nos mais diversos tipos de campos comerciais, sejam empresas menores, com uma loja de itens personalizados ou uma distribuidora de lampadas.

E para cada país a ser impactado, existe também uma moeda diferente a ser usada, além de muitas outras características que são importantes para definir o comportamento distinto a ser adotado por cada um dos mercados que fazem parte desse cenário global.

Dentro desse cenário existe uma moeda específica que deve ser acompanhada, diante da sua importância no mercado, o dólar, com sua cotação merecendo ser vista com uma maior relevância.

Como funciona a cotação do dólar?

O valor de uma moeda é definido normalmente por um conjunto de ações que impactam o próprio território ao qual essa moeda responde, podendo ir desde um país até mesmo ao conjunto de diferentes governos, como acontece com o euro.

No Brasil, desde os anos 90 a nossa moeda em circulação é o Real, criado justamente para substituir modelos anteriores que estavam em baixa valorização, principalmente em frente ao mercado internacional, que já começava a apontar para a valorização do meio global.

Razão essa a fazer com que o dólar, a moeda americana, conquistasse uma relevância cada vez maior no meio comercial internacional.

Diante da importância dessa moeda no mercado global é necessário saber como funciona a sua valorização diante dos outros tipos de dinheiro, para que dessa forma seja possível realizar alguma compra no mercado internacional, levando em conta diferentes valores.

Essa pode ser a realidade, por exemplo, de um escritório de consultoria de engenharia de segurança do trabalho, cuja atuação no campo internacional faz com que esse projeto tenha que realizar negócios com diferentes moedas, tendo que trabalhar com suas conversões.

E é justamente com base nisso que se torna relevante o conceito de cotação de moedas, o que parte da variação presente de acordo com a taxa de câmbio, definindo assim qual é a quantidade necessária de reais para se comprar uma unidade de uma moeda estrangeira.

Frente ao seu destaque na balança do comércio internacional, a cotação do dólar frente a moeda local é um tipo de informação a ser acompanhada com bastante atenção, tendo como base o peso que esse valor pode trazer para a gestão de diversos mercados.

Isso porque em uma situação de dólar alto, quem exporta algum tipo de produto pode acabar tendo que investir um capital muito maior do que quando o real, nossa moeda nacional, se encontra em um estado de baixa valorização frente ao dólar.

Mas com uma importância clara em relação à cotação do dólar, é preciso então saber de onde parte esse tipo de valorização, para saber até mesmo como responder a isso da melhor forma, seja quando o dólar estiver em alta ou em baixa.

O que impacta a cotação do dólar?

Essa cotação, assim como aquela associada a todas as moedas presentes no cenário internacional, acaba sendo resultado de uma série de eventos que podem ocorrer no mundo, sendo possível destacar movimentações a partir de certos campos, como:

  • Político;
  • Econômico;
  • Social;
  • Ambiental.

Entre muitos outros cenários, cada um podendo afetar a um mercado específico, como um serviço de transporte de veículos, com base no valor dos combustíveis, diante de uma valorização ou baixa do dólar.

Sobre o valor específico do dólar, sua cotação parte de um conceito similar à lei de oferta de procura, onde quanto maior for a demanda de um produto ou serviço, uma moeda nesse caso, maior poderá ser o preço associado a esse item, assim como a situação inversa.

Relação essa que é acompanhada no Brasil por meio do Banco Central. Entidade financeira responsável por controlar tanto a cotação do real, como pela forma em que essa moeda nacional se relaciona junto ao dólar, tendo como base o seu valor atual.

Cotação essa que sofre mudanças de forma diária, com sua variação ocorrendo de maneira incessante, fazendo assim com que um fornecedor de arame para fabricar alambrado que atua globalmente possa ter lucros diferentes para cada contrato feito, baseado na hora.

Mas além dessa questão da cotação, existe outro ponto capaz de impactar nas atividades de um investimento que faça parte de alguma transação internacional, tendo o dólar como base, que são os diferentes tipos de dólares que podem ser achados.

Os tipos de dólar existentes

Além de acompanhar o mercado internacional, compreendendo como funciona a cotação do dólar, é importante também conhecer sobre as variedades disponíveis dessa moeda, de forma a adotar o uso da modalidade que melhor responda aos seus negócios.

Entre as possibilidades disponíveis é válido destacar:

Dólar turismo

Trata-se daquela moeda que pode ser comprada junto das casas de câmbio, para quem pensa em fazer uma viagem internacional. Normalmente esse dólar conta com um valor mais caro por causa da aplicação de algumas taxas.

Dólar comercial

Já o dólar comercial lida com um valor menor, já que ele se destina unicamente ao meio comercial, podendo ser adquirido por uma empresa de guarnições de concreto comprar, mas não pelo consumidor final.

Dólar futuro

Enquanto as versões citadas trabalham com a cotação atual do dólar, a sua versão futura trabalha por meio de previsões, com um acordo de compra ou venda sendo assinado tendo como base um certo tipo de preço antecipado.

Dólar PTAX

Essa modalidade parte de uma relação direta do valor dólar com o do real, sendo muito usado por compras internacionais, podendo servir então como base para a encomenda de materiais a serem usados por quem fornece paisagismo para empresa.

Dólar paralelo

O dólar paralelo, diferente das modalidades citadas, não é regida pelo Banco Central, sendo feito por pessoas sem registro. O que pode envolver desde uma pessoa que veio dos EUA para negociar com alguém no território nacional, até mesmo casas clandestinas de câmbio.

Por causa dessa falta de registro, a compra desse tipo de dólar não é recomendada, podendo ser até mesmo uma atividade criminosa.

Dólar real

Por último temos o dólar real, comum de ser usado no mercado financeiro, já que envolve a criação de contratos com base no valor atual do dólar, com o registro de tal negociação sendo posteriormente registrado junto ao Ibovespa, a bolsa de valores do Brasil.

Baseado em todas essas modalidades, assim como a forma em que a cotação do dólar é feita, é importante reconhecer a relevância dessa moeda dentro do mercado global, já que o valor vigente do dólar é capaz de modificar os mais diversos tipos de atividades.

Entre elas é possível citar o meio turístico, a taxação de combustíveis, as atividades de importação e exportação de produtos ou até mesmo as atitudes a serem tomadas por uma empresa de jardinagem ribeirão preto diante do impacto do dólar no mercado global.

Tudo sendo definido então por causa dos impactos causados pelo dólar no mercado internacional.

Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil e que você tenha conseguido entender como funciona a cotação do dólar e como isso pode impactar o dia a dia de um empresário ou até mesmo de um trabalhador comum. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima