O ano começa e com ele chegam as contas, seja IPVA, IPTU, material escolar, matrícula de escola, faculdade, enfim, o ínicio do ano vem carregado de contas para pagar, o que acaba pesando no bolso de todos.
Pode até bater o desespero em pensar em tanta conta para pagar, mas saiba que com um bom planejamento você consegue honrar o pagamento de todas elas e com isso evitar dores de cabeça futuras.
Afinal, seja você dono de um negócio ou um simples funcionário de uma empresa de transporte e logística, essas contas acabam mexendo no seu orçamento, e se não forem planejadas, podem acabar te trazendo muitos prejuízos.
Para te ajudar nessa difícil missão com as contas de início de ano, fizemos este artigo, aqui você terá um panorama de todos os gastos para se planejar, além de dicas de como conseguir pagar todas contas.
Quais as principais contas de início do ano?
Para te ajudar a se planejar da melhor forma com as contas de início de ano, fizemos uma lista dos gastos mais comuns dessa época. É importante que você saiba quais são eles, pois visualizando fica mais fácil de compreender e se organizar melhor.
IPVA
Essa é a sigla usada para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo assim todas as pessoas que possuem veículos no Brasil, seja para uso pessoal ou para usar em sua empresa de limpeza, precisam pagar o IPVA.
Essa talvez seja uma das principais contas de início de ano, uma dica para te ajudar a economizar é pesquisar se o seu estado oferece algum desconto para pagamentos à vista, ou até uma determinada data, este desconto já irá te ajudar e muito no seu orçamento.
Referente aos valores, a porcentagem da alíquota cobrada varia de acordo com um estado para o outro e usa como referência o valor do veículo na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
As datas de vencimento e os descontos também são definidas pelo estado, por isso é importante que você fique atento. Não efetuar o pagamento na data de vencimento irá acarretar em juros, fazendo com que você gaste ainda mais.
O IPVA deve ser pago para que você consiga fazer o licenciamento do veículo, sem esse documento você não consegue andar com o seu carro pelo país, seja para ir ao hospital ou ir comprar um aquecedor de água solar.
Por isso é fundamental que você fique atento e efetue o pagamento, essa é uma dívida que não pode ser deixada de lado, é obrigação do cidadão efetuar o pagamento.
Licenciamento do carro
Essa é uma dívida que nem todos pagam no início do ano, mas mesmo assim algumas pessoas precisam arcar com essa despesa, ou até mesmo optam para que seja feita nos primeiros meses do ano.
Algumas pessoas desejam pagar essa conta no começo do ano para se verem livres desse compromisso e com isso comprar outras coisas que precisam no decorrer do ano, como equipamentos para academia, um celular novo, aparelhos eletrônicos, etc.
Existem alguns estados que oferecem a opção de pagar o licenciamento com o IPVA, por isso vale a pena você analisar se compensa pagar os dois juntos ou prefere pagar apenas o IPVA.
Você optando pelo pagamento no começo do ano ou não, o calendário de pagamento do licenciamento segue o final da placa do veículo, por isso é fundamental que você fique atento.
Sendo assim, entre no site do Detran do seu estado e verifique qual é a sua data de vencimento, com isso você não corre o risco de ter que pagar qualquer multa por atraso.
IPTU
O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano e também é um conta clássica de final de ano, a cobrança é feita para todos que possuem alguma propriedade imobiliária urbana no Brasil.
Essa propriedade pode ser um terreno, imovél residencial ou um imóvel que a pessoa aluga para trabalhar com desenvolvimento de software, por exemplo.
A responsabilidade do recolhimento é de cada município, dessa forma os valores e datas de vencimento, além dos que descontam mudam de acordo com cada região.
Por exemplo, o estado de São Paulo possui diversos municípios, sendo assim cada um decide suas regras.
O valor do IPTU pode ser pago à vista ou parcelado. Para os pagamentos à vista é possível conseguir uma porcentagem de desconto, por isso é importante que você analise sua situação financeira e veja se cabe no seu orçamento essa opção.
Despesas escolares
Se você tem filhos, além de todas as despesas de início de ano, você ainda tem o compromisso com as despesas escolares, que são:
- Matrículas;
- Materiais escolares;
- Uniformes;
- Mensalidades.
A dica para conseguir controlar os gastos escolares é fazer suas contas antes de sair de casa para não acabar comprando o que não precisa. Além disso, faça uma lista com tudo que precisa para evitar que você gaste comprando coisas que já tem.
Quando o assunto é matrícula e mensalidade, não existe muito o que fazer, afinal o valor já é estabelecido anualmente. Caso veja que o valor está muito alto para o seu orçamento, você pode verificar a possibilidade de uma bolsa de estudos para os seus filhos.
Referente aos uniformes e material escolar, você pode aproveitar do ano anterior, comprando assim só o que realmente está faltando, com isso você consegue segurar seu orçamento e não estourar os gastos.
Afinal, a sua vida pessoal funciona como as empresas de usinagem, por exemplo, se não tiver um bom planejamento e um entendimento da situação financeira, não consegue arcar com os gastos e acaba no prejuízo.
Sendo assim, tenha uma conversa franca com os seus filhos e explique a sua situação financeira, eles precisam entender desde cedo o esforço de conseguir dinheiro para que valorizem o que possuem.
Seguros
É no começo do ano que os seguros são renovados, sejam eles de automóvel, vida, casa ou celulares.
É importante que você consulte as apólices e veja quais são as condições da sua contratação. Se a despesa estiver prevista para o início do ano, é importante que você a inclua em seu planejamento financeiro.
Viagem de férias
Geralmente as pessoas aproveitam o fim de ano e as férias, seja porque o seu negócio de máquina de café para empresas deu uma pausa ou conseguiu recesso da empresa para viajar.
É justamente no início do ano que as contas chegam, por isso é importante que as férias sejam planejadas para que o orçamento não seja comprometido.
Sendo assim, antes de realizar qualquer viagem, analise o seu orçamento e saiba o quanto você pode gastar. Pode ser tentador, mas não gaste nada além do valor que você estabeleceu para esse evento, acredite, o você do futuro irá agradecer.
Afinal é muito importante se divertir e sair para descansar, mas não se pode ignorar todos os seus compromissos financeiros, portanto faça tudo com a devida consciência e planejamento.
Como se organizar financeiramente?
Como você viu, os gastos de começo de ano são inúmeros, e para que você consiga pagar todos, é muito importante que se planeje, mas como fazer isso?
- Monte uma planilha com as contas de início do ano;
- Use o décimo terceiro se precisar;
- Adie compras grandes;
- Peça desconto;
- Se não tiver desconto, parcele.
Tenha um bom planejamento de gastos, estruturados, entendendo suas condições financeiras e tudo deverá ser pago. Seguindo as dicas acima você irá conseguir arcar com todas as despesas.
O principal é não se desesperar, o nervosismo pode acabar atrapalhando e fazendo com que você não enxergue a solução dos seus problemas, por isso respire fundo e relaxe, com um bom planejamento você irá conseguir cumprir todos compromissos financeiros.
Para te ajudar nessa tarefa, saiba que existem inúmeros aplicativos que te auxiliam a realizar esse planejamento. Isso é muito importante pois você terá todas as informações ao seu alcance, podendo consultar quando quiser.
Diferente das listas físicas em que você pode acabar perdendo, eles permitem uma organização melhor, então conheça alguns desses aplicativos:
- Mobills (Android e iOS);
- Planilhas Google (Android e iOS);
- Minhas despesas (Android e iOS);
- Organizze (Android e iOS);
- Guiabolso (Android e iOS).
Um bom planejamento evita que você tenha dores de cabeças futuras, seja com o dinheiro de uma conta que foi usada em outra ou até esquecer uma dívida importante, seja uma lista física ou em um aplicativo, faça esse planejamento.
As dívidas de começo de ano podem até assustar, mas saiba que é possível pagar todas da melhor forma, então faça o salário que você ganha numa empresa que oferece ginástica laboral nas empresas render.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.