Os cuidados com seu veículo são muito importantes para que você consiga uma estrutura melhor para suas ações com o carro, e isso vai muito além das manutenções periódicas e reparos mecânicos que precisam ser efetuados. Então aprenda a consultar os débitos do seu veículo.
Para uma empresa transportadora em Guarulhos, é muito importante manter a documentação dos veículos em dia para que eles não precisem ficar parados e assim a produtividade da companhia acabe caindo.
Ter um veículo é uma grande responsabilidade, que demanda tempo, cuidado e dinheiro para que você consiga usufruir dos benefícios de ter a sua disposição um automóvel.
Por isso, é muito importante saber como lidar com estas questões, e consultar sempre os débitos que seu veículo pode possuir para evitar complicações maiores, principalmente porque esses débitos podem vir a se tornar restrições.
Para utilizar um veículo com segurança e qualidade, você precisa ter em mente que a documentação do mesmo precisa estar em ordem. Falhar com seus compromissos financeiros com relação ao carro pode gerar uma série de complicações.
Esses problemas podem variar desde a aplicação de multas ou juros por conta de impostos atrasados, até o recolhimento do automóvel para o pátio municipal, o que se torna um problema ainda maior com o tempo.
Sua empresa de assessoria contábil em SP pode ter resultados muito melhores quando os veículos da empresa estão adequados, e não correm o risco de serem bloqueados por conta de débitos em aberto.
Um veículo que fica preso no pátio tem um valor de diária para a quitação da dívida, e em alguns casos, a pessoa pode até perder o veículo por não se planejar para utilizar o carro ou moto apenas com tudo em ordem.
Pensar nesse tipo de ação é um passo importante para que você consiga otimizar esse tipo de resultado e garanta que a movimentação do veículo será livre de problemas, com toda a documentação autorizada.
Assim, seu escritório de contabilidade pode manter sua mobilidade com muito mais qualidade, uma vez que todos os débitos referentes aos veículos da empresa serão quitados.

Débitos sobre veículos
O primeiro passo para lidar com a documentação e avaliar a maneira como você pode consultar débitos e restrições é entender quais são os débitos que podem incidir sobre seu veículo, seja ele:
- Carro;
- Caminhonete;
- Van;
- Caminhão.
Independente do tipo de veículo utilizado, ele tem uma série de taxas que são cobradas para manter a regulamentação em ordem, e que permitem a circulação de forma mais adequada para uma empresa de transporte e logística.
IPVA
O IPVA, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um imposto anual que permite que o automóvel rode normalmente em cidades e estradas. A alíquota do imposto é definida pelo Estado em que você se encontra.
Normalmente, a cobrança do IPVA é uma porcentagem do valor do veículo na tabela FIPE, o que significa que quanto menos valorizado estiver o carro, menor será o valor do imposto que será pago pelo proprietário.
Embora você possa circular com o IPVA vencido, existem penalidades para isso, que incluem multa e pontos na carteira de habilitação, o que pode ser um problema. Além disso, débitos no IPVA impedem o proprietário de tirar o CRLV.
Esse documento, conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, é obrigatório para a circulação do carro em vias públicas, e não ter o documento atualizado pode levar a remoção do veículo.
Isso deve ser levado em conta quando você estipula um aluguel van preço para sua empresa, uma vez que essa documentação é necessária para o veículo rodar.
Além disso, o imposto é considerado um compromisso do consumidor, e a falta de pagamento desses recursos pode permitir ao estado inserir o dono do veículo em cadastros restritivos de órgãos de proteção ao crédito.
Licenciamento
A taxa de autorização para que o veículo trafegue é o licenciamento, que é um procedimento realizado de forma anual e obrigatória. Para conseguir regularizá-lo, entretanto, é preciso que todos os outros impostos e taxas tenham sido pagos.
Um veículo sem licenciamento pode ser parado em blitz ou mesmo pego por algum radar, e o carro é imediatamente removido para o pátio, sem nenhuma alternativa.
Por isso, é fundamental ter esse imposto pago quando você decidir utilizar o veículo com protetor de portas para carros ou moto, garantindo que você não terá problemas ao longo do trajeto e pode circular normalmente tanto na cidade quanto para fazer longas viagens.
DPVAT
O DPVAT é o seguro obrigatório feito anualmente durante o licenciamento do veículo. A sigla significa Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Vias Terrestres, e tem como principal objetivo amparar todas as vítimas de acidentes.
Qualquer pessoa que se envolve em um acidente de trânsito, seja condutor ou não, tem direito de receber o benefício, que é dividido entre indenização por morte, incapacitação permanente e custas médicas.
Caso o proprietário do veículo não esteja em dia com o DPVAT, ele não terá direito ao seguro caso se envolva em um acidente, tornando esse processo muito importante para garantir mais segurança no trânsito ao levar sua canoa de alumínio em um veículo.
Multas
As multas são uma forma de controlar o trânsito e punir infratores, e podem acontecer por diversos motivos, conforme relacionado no Código de Trânsito Brasileiro. Essas punições são colocadas em níveis, que representam o valor que será pago.
Para conseguir licenciar seu veículo, é importante que todas as multas relacionadas a ele tenham sido quitadas, evitando assim penalidades maiores e a restrição para o pagamento do licenciamento e IPVA do veículo.
É importante ressaltar que além do valor de débito, as multas geram pontos na carteira, que podem representar a remoção da habilitação para dirigir, por isso é importante tomar muito cuidado com esse tipo de ação.
Como fazer a consulta de débitos de seu veículo?
Depois de conhecer um pouco melhor como funcionam os débitos de um veículo, é hora de entender como você pode consultá-los, e manter-se sempre em dia com as obrigações referentes ao automóvel de sua empresa de aluguel de micro ônibus.
É importante ter em mente que você não precisa ser o proprietário do veículo para consultar seus débitos e restrições junto ao Detran de seu estado, bastando para isso a placa do veículo e seu Renavam.
O renavam (registro nacional de veículos automotores) é uma numeração que está presente na documentação do carro, e o representa da mesma maneira que um CPF representa uma pessoa física junto aos órgãos governamentais.
Além disso, sites especializados em multas e restrições podem fazer a consulta de forma rápida e eficiente, e em alguns casos oferecem até mesmo opções de pagamento para a quitação de quaisquer débitos.
Hoje, com os avanços tecnológicos em áreas de comunicação, como os smartphones e a internet móvel tornaram ainda mais rápido esse processo, possibilitando que você procure em um app de consulta e pagamento usando alguns recursos rápidos.
Para escolher seu app, é importante procurar uma fonte que seja de confiança, como o próprio órgão regulamentador de trânsito, além de empresas que trabalham com análise e restrição de crédito.
Apps especializados em multas e débitos referentes a veículos podem ser uma excelente maneira de agilizar o processo de pesquisa, identificando o que precisa ser feito para você ter mais qualidade nessa operação.
Até mesmo alguns apps de instituições bancárias oferecem a possibilidade de verificar e efetuar o pagamento desses débitos, permitindo a regularização de forma mais rápida e otimizada, uma vez que você pode usar os recursos da própria instituição.
Você pode pagar todos os débitos de seu veículo de uma única vez, ou escolher quais dívidas irá acertar primeiro, dessa maneira, você consegue se controlar melhor para optar pela quitação das parcelas em aberto.
Em alguns casos, é possível conseguir um parcelamento da dívida total, o que ajuda pessoas que estão com mais restrições orçamentárias na hora de utilizar esse tipo de atividade.
Alguns pagamentos dependem da quitação de outros débitos. Não é possível pagar o licenciamento antes de quitar todos os outros, por exemplo. Entretanto, você pode se programar para conseguir fazer esses pagamentos da melhor maneira possível.
Considerações finais
Os débitos do veículo podem se tornar um grande problema se você não mantiver eles em dia, por isso, é importante fazer consultas periódicas para identificar se não há nenhuma pendência a ser resolvida.
Com o acesso correto, você evita surpresas desagradáveis quando estiver organizando sua companhia, e pode ter um controle financeiro ainda maior para deixar todos estes elementos em ordem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.