Entenda a importância da modelagem de processos

PUBLICIDADE

Você sabe o que é modelagem de processos e por que é tão importante para os negócios? Essa é uma estratégia que já existe há algum tempo, no entanto as mudanças que proporcionam na produtividade e eficiência dos negócios são revolucionárias.

A modelagem de processos é sem dúvidas um componente importante para o gerenciamento eficaz de processos de negócios.

Mas o que de fato significa modelagem de processos? E como as empresas de análise de água para caldeira ou de qualquer outro segmento podem se beneficiar com esse tipo de processo?

Continue lendo o artigo e saiba como, além de outros aspectos importantes que esse tipo de ação promove para os processos internos de uma empresa. Confira:

O que é modelagem de processos de negócios?

Modelagem de processos de negócios é a representação analítica ou simplesmente uma ilustração dos processos de negócios de uma organização.

Ou seja, é uma ação que fornece uma representação analítica dos processos como estão em uma organização e os contrasta com os processos para torná-los mais eficientes.

Muitas ferramentas de modelagem de processos podem promover uma melhor manutenção industrial empresas, por exemplo.

Por que utilizar modelagem de processos?

Seu primeiro passo na modelagem é, na verdade, caneta e papel. No entanto, para realmente executar um processo de negócios, você precisará digitalizar esse processo de uma maneira que um mecanismo de fluxo de trabalho possa entender.

O software de modelagem de processos de negócios permite que você represente seu processo de maneira digital, que pode ser transferido para um processo automatizado ao vivo. Há muitos benefícios na modelagem de processos de negócios:

  • Promove uma compreensão clara de como o processo funciona;
  • Fornece consistência e controla os processos;
  • Identifica e elimina redundâncias e ineficiências;
  • Define um início e um fim claros para os processos.

A modelagem de processos de negócios também pode ajudá-lo a agrupar processos semelhantes e antecipar como eles devem operar.

O objetivo principal das ferramentas de modelagem de processos de negócios é analisar como as coisas estão agora e simular como elas devem ser realizadas para alcançar melhores resultados.

Vamos ver mais alguns outros benefícios da modelagem de processos de forma detalhada:

Qualidade na interação entre equipes do projeto

Em qualquer interação de análise de negócios entre especialistas em análise dos projetos, a qualidade da conversa – ou seja, nível de engajamento, profundidade da discussão, comunicação clara e precisa – tornam-se mais eficientes.

Ou seja, os modelos de processos de negócios fornecem o ponto focal da conversa entre os participantes de um projeto a ser desenvolvido, evitando ruídos de comunicação e a ambiguidade em relação a onde os processos estão sendo discutidos.

Entendimento mútuo

É essencial que os participantes tenham um entendimento mútuo comum de uma discussão de análise de negócios.

A compreensão mútua comum é difícil de alcançar apenas com texto. Se você pedir a cinco pessoas que leiam o mesmo parágrafo que descreve uma seção de um processo de negócio, resultarão em várias interpretações diferentes.

No entanto, uma boa análise de negócios não é sobre discutir o que uma descrição de texto significa; a análise de negócios eficiente na verdade começa quando os participantes têm um entendimento mútuo comum da discussão.

Por isso que a modelagem de processos de negócios é tão importante, porque ela resulta em uma compreensão intuitiva e inequívoca do processo entre os participantes e equipes dos projetos.

Documentação facilitada

A modelagem de processo é um importante documento de ideias e de conhecimento. Isso porque torna simples os processos de negócios que são complexos e têm muitas partes.

Ou seja, com a modelagem de processos, as empresas podem discutir as ações e fazer o mapeamento de um processo de negócios, convertendo o conhecimento de ideias em conhecimento documentado e transcrito.

O conhecimento documentado transcrito, por meio de um modelo de processo de negócios, é essencial para analisar e melhorar a gestão dos processos.

Maior transparência

Um modelo de processo de negócios é um documento de referência organizacional, e um dos principais problemas nas organizações hoje é a falta de transparência e confiança.

Seja vertical ou horizontalmente, entre gerência, equipes, clientes, fornecedores e outras partes interessadas.

Mas um bom modelo de processo de negócios garante de fato uma maior transparência sobre as atividades de trabalho, a fim de que sejam executadas de forma assertiva.

Por exemplo, quando uma empresa ambiental quer implementar um novo cadastro ambiental rural SP, as atividades de trabalho, nível de qualidade, dependências e impacto e atividades de trabalho são realizadas com maior transparência.

Proporcionado por um modelo de processo de negócios, fornece uma base objetiva que melhora significativamente a confiança entre as partes interessadas.

Alinhamento com TI

Se os processos de negócios não estiverem alinhados com as equipes de TI ou profissional de TI, a execução da estratégia definha. É aí que entra a modelagem de processos de negócios, pois ela permite um melhor alinhamento definido com a equipe de TI.

Isso porque, com a equipe de TI em conjunto com a equipe de execução da estratégia de negócios, os processos se tornam melhores e mais eficientes em todas as questões.

Ou seja, um modelo de processo de negócios é essencial para identificar lacunas entre processos de negócios e ações de tecnologia e sistemas de suporte.

Melhoria na agilidade

Outro grande benefício que a modelagem de processo promove é a melhoria na agilidade.

Isso porque, nas atribuições dos principais processos e dimensões de negócios, a eficácia organizacional, eficiência operacional e agilidade de processos são implementadas nas ações.

Isso significa que, através da modelagem, a agilidade dos processos de negócios são facilitadas de forma rápida, garantindo uma melhor transformação dos processos com base nas mudanças na estratégia de negócios.

Ou seja, os modelos de processos de negócios permitem a rápida identificação, análise e modelagem de cenários de melhorias com maior eficácia e agilidade.

Padronização das melhores práticas

Processos de negócios semelhantes são frequentemente executados em várias unidades de negócios de uma organização, principalmente organizações que cresceram em parte por meio de aquisições.

Por exemplo, uma empresa de reparo automotivo que faz a compra de sucata de alumínio para melhorar seus processo de preparos deve sempre escolher os melhores fornecedores para melhorar a padronização.

Técnicas de modelagem de processos

A modelagem de processos de negócios pode ser expressa por meio de fluxogramas, programas, hipertexto ou scripts. Ou seja, não há apenas uma maneira de implementar a modelagem de processos de negócios.

Aqui estão algumas das técnicas mais comuns de modelagem de processos de negócios:

Notação BPMN

A Notação BPMN tornou-se uma espécie de sintaxe padrão usada por analistas de processos e por aqueles que criam ferramentas de modelagem de negócios.

É um uso considerado simples de linhas, setas e formas geométricas que transmitem o fluxo e as nuances do processo.

Um consultor de processos pode olhar para um modelo BPMN e saber exatamente como ele deve funcionar em uma implementação de pabx voip nuvem, por exemplo.

Mas o BPMN ainda é uma linguagem a ser retida e, embora de certa forma simples, não é intuitiva para o usuário comercial comum que pega o programa pela primeira vez.

É uma ótima ferramenta para consultores de processos, mas é preciso que outros profissionais que queiram utilizá-las primeiramente estudem bem essa ferramenta e como ela funciona.

Logo, seja para otimizar os processos de fabricação de produtos para tratamento de efluentes industriais ou para melhorar o processo de abastecimento de estoque em um supermercado, essa ferramenta pode ajudar bastante.

Técnica de fluxograma

Os fluxogramas explicam fluxos de processos complexos de maneira simples, mas eficaz. Eles ilustram as etapas do processo em sua ordem sequencial, indo das entradas ao processo real e às saídas.

Na verdade, os fluxogramas fornecem a estrutura básica para o BPMN exibir fluxos de processo avançados. É ideal para uma empresa especializada em licenciamento ambiental, por exemplo, que queira ficar ciente de todos os processos de negócios.

Gráficos de Gantt

Em vez de mostrar as etapas sequencialmente, os gráficos de Gantt são capazes de mostrar todo o processo usando o “tempo gasto” como um dos eixos principais.

Ele faz um trabalho melhor ao mostrar o tempo total necessário para concluir um projeto do que outras opções.

Redes de Petri

Tradicionalmente essa é uma técnica de modelagem que utiliza a matemática para as ações nos processos.

Ou seja, as redes de Petri são úteis para modelar processos de negócios, pois classificam e codificam por cores etapas de fluxo de trabalho complexas, usuários e rotas em cores diferentes.

Pode ser usado por uma equipe de topografia, por exemplo, que queira agilizar, otimizar e calcular adequadamente de forma precisa os seus processos de análise.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima