Posted inTecnologia

Entenda o que é e como funciona a tecnologia REDIS

A tecnologia REDIS ainda é uma grande novidade em todo o mundo, inclusive no Brasil, pois se trata de um tipo de tecnologia que trabalha com dados e processos que até então não eram de total conhecimento de alguns profissionais da área.

Entretanto, com a velocidade absurda com a qual a tecnologia tem avançado ao redor do mundo, não é surpreendente pensar que novas formas de se trabalhar com dados estejam surgindo ao redor do mundo e mudando por completo a forma de se trabalhar com eles.

E já que tocamos no assunto, não poderíamos falar sobre a tecnologia REDIS sem falar sobre dados, que são os materiais que movem o mundo nos últimos anos, principalmente após a chegada da internet e das redes sociais.

Os dados são muito mais do que apenas números, como muitos pensam, eles são informações valiosas e segmentadas que podem ajudar pessoas a tomarem decisões e servir como base para escolhas que mudem por completo uma realidade.

Na ciência, grande parte dos procedimentos feitos são com base em dados de estudos, como um banho maria laboratório até mesmo a produção de vacinas, pois os dados são essenciais para sustentar a defesa de tais decisões.

Quando trazemos isso para a realidade e principalmente para o mercado corporativo, os dados também se tornaram essenciais para a tomada de decisões e para ajudar profissionais a saberem como agir em determinadas situações.

Por exemplo, ao ver que sua campanha de marketing nas redes sociais não está entregando bons resultados, um empreendedor poderá retirá-la para que não gaste mais dinheiro sem receber um bom retorno dele.

Tendo isso em vista, a tecnologia REDIS surgiu para reforçar a importância dos dados, mas também provar que eles podem ser usados para diferentes funções dentro de uma empresa, e será sobre isso que veremos no conteúdo de hoje.

Entenda o que é a tecnologia REDIS

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é a tecnologia REDIS, que pode ser usada tanto dentro de uma empresa que trabalha com usinagem torno cnc até mesmo em uma empresa que vende produtos voltados para cuidados com a casa.

O Redis (Remote Dictionary Server) pode ser entendido como um grande banco de dados relacional que possui um código aberto, ou seja, que consegue estruturar informações em sua memória de forma rápida e eficiente.

Tal tecnologia funciona com base em duas ações, uma delas é a de armazenamento de valores-chave e a outra é no banco de dados na memória dela, e logo a seguir iremos entender a fundo mais sobre como cada uma dessas ações funciona.

Até aqui, é importante que você entenda que tal tecnologia funciona como uma espécie de cache, que armazena dados e informações de uso, permitindo que profissionais possam desenvolver de forma mais rápida e prática aplicativos e projetos de TI.

Assim como os dados de um clientes ficam salvos na base de clientes de uma marca que vende equipamentos de proteção individual, os dados de uso e construção de algo ficam salvos nesse tipo de tecnologia para auxiliar em um próximo acesso.

Saiba como funciona essa tecnologia

Como prometido, agora vamos entender como essa tecnologia funciona, que como explicamos, é com base em duas ações, a de armazenamento de valores-chave e a outra é no banco de dados na memória, e vamos entender sobre cada uma delas.

A primeira forma, que é com o armazenamento de valores-chaves, funciona a partir da criação de chaves para cada entrada de novas informações dentro do banco de dados da REDIS.

Depois disso, tais chaves autorizam o usuário a acessar os dados que estão nela e entre os principais diferenciais dessa ação está a escalabilidade, que permite a construção de um banco de dados mais simplificado, permitindo que qualquer pessoa consiga usá-lo.

Sabemos bem que trabalhar com dados, ainda mais dentro de uma tecnologia nova, está longe de ser algo simples, mas com a REDIS isso tem sido mais fácil do que parece, seja para quem usa em uma empresa de mesa pantográfica ou na criação de um projeto de TI.

Já a ação de armazenar os dados na memória se caracteriza por ser um tipo de atividade mais rápida, isso porque esse procedimento requer menos tempo se comparado com estruturas tradicionais que realizam o mesmo, como as que armazenam em HDs externos.

Nesse caso, as informações são salvas diretamente na tecnologia, sem que seja preciso criar chaves para tal, assim como funciona a primeira ação que mencionamos, entretanto, tende a deixar alguns dados mais desorganizados.

Essas são as duas maneiras com as quais a tecnologia REDIS trabalha e que é importante conhecer para que você tenha noção de como tal inovação pode ser usada dentro da sua empresa e de quais formas ela irá trabalhar.

A importância da REDIS nos dias atuais

Agora que você também já entende um pouco mais sobre como funciona essa tecnologia, é necessário que entenda sobre a sua importância nos dias atuais, seja em uma marca que vende válvula globo ou até mesmo em uma empresa que presta serviços de limpeza.

Como mencionamos no início do conteúdo, vivemos em uma geração onde a velocidade da produção de dados é absurda e qualquer tipo de informação nos dias de hoje acaba se tornando dados que podem embasar possíveis decisões.

Tendo isso em vista, existem pessoas que acreditam que vivemos na era dos dados, o que não é um erro, afinal de contas, tudo o que fazemos e consumimos nos dias atuais gira em torno de dados, principalmente quando falamos disso dentro do universo digital.

Entretanto, falar de dados e códigos nos dias de hoje ainda pode parecer complicado para pessoas que não entendem sobre o assunto e que não gostam dele, mas entendem a importância de estar por dentro de tal universo.

Por isso, a tecnologia REDIS surge como uma maneira de facilitar tal processo e permitir que tanto uma pessoa que trabalha com cilindro de borracha até mesmo uma professora infantil possa entender mais sobre esse assunto.

Isso não quer dizer que a pessoa irá abandonar sua carreira para trabalhar com tecnologia, mas que, ao ser questionada sobre o assunto ou ver diante de si algo sobre isso, ela poderá responder e mostrar que entende o básico daquilo.

Em uma geração onde a informação se espalha de forma assustadora e os dados são base da maioria das decisões tomadas, entender mais sobre como a tecnologia tem trabalhado nesse meio é uma maneira de não ser deixado para trás em meio a tantas novidades.

Veja como essa tecnologia pode ser usada nas empresas

Talvez você ainda pense que tal tecnologia seja voltada apenas para quem trabalha nessa área, mas é aí que você se engana, a tecnologia REDIS pode ser usada dentro de muitas empresas através de diferentes ações. Veja abaixo algumas delas:

Chat e mensagens

O primeiro deles é o chat e as mensagens trocadas entre uma empresa e clientes, o que é normal em uma marca de teclado de membrana, por exemplo. A tecnologia auxilia na construção de espaços de conversas mais otimizados e melhores gerenciados.

Machine learning

Além disso, ela também auxilia na aplicação do conceito de machine learning, que trabalha com o processo de ensinar os computadores a realizarem processos de forma automática, gerando mais produtividade e otimização para a rotina da sua empresa.

Streaming de media

Além disso, a REDIS se tornou uma das melhores amigas das plataformas de streaming, pois permite que elas possam ter mais controle de dados durante a usabilidade e navegação dos usuários, entendendo mais sobre o comportamento de seus consumidores.

Análise em tempo real

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a análise em tempo real que pode ser feita através do tratamento de dados gerados e coletados imediatamente dos clientes de sua marca e que te permitem uma noção ainda maior sobre o seu negócio.

Essas são algumas das diversas maneiras com as quais a tecnologia REDIS pode ser usada dentro das empresas, seja em uma que vende produto que tira ferrugem ou que presta serviços na área da saúde.

Marcas que são cases de sucesso com a tecnologia REDIS 

Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que conhecer algumas marcas que apostaram nesse tipo de tecnologia e são consideradas cases de sucesso por terem obtido ótimos resultados. Confira abaixo algumas delas:

  • Twitter;
  • GitHub;
  • Instagram;
  • Pinterest;
  • Snapchat.

Ao conhecer marcas que já apostaram nesse tipo de tecnologia, fica ainda mais fácil acreditar que ela realmente pode ser útil e eficiente, fazendo a diferença em sua marca, assim como fizeram nas que citamos acima.

Considerações finais

Dessa maneira, você contará não só com um conceito, uma ideia e muito menos com uma tecnologia, mas com uma grande aliada para te ajudar a viver na era dos dados de forma mais acessível e simplificada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: