Posted inGeral

Saiba como evitar ligações excessivas de cobrança

Uma das piores partes de se fazer uma dívida é ter que lidar depois com a cobrança desse débito. E a situação piora quando você não possui renda o suficiente para arcar com esse problema, criando dessa forma uma grande dor de cabeça na vida dos endividados. Saiba como evitar ligações excessivas de cobrança

O cenário ainda pode se tornar ainda pior, tudo isso graças a quantidade de juros que podem ser encontrados em relação a cada uma dessas dívidas, o que pode tornar tais cobranças ainda maiores, com valores que passam a crescer todos os meses que passam.

Para evitar esse tipo de situação é que se mostra tão importante contar com a ajuda de uma educação financeira, para saber como melhor gerenciar o seu dinheiro, a ponto também de não só dar fim às suas dívidas como até mesmo dar fim a elas, encontrando estabilidade.

Esse tipo de cenário é válido tanto para quem busca melhor administrar a sua casa como também para quem atua na gestão de empresas de usinagem, garantindo com que o melhor tipo de controle seja possível em relação aos seus recursos, evitando as dívidas.

Agora, mesmo que a pessoa tenha um controle total das suas responsabilidades, sabendo o dia exato de pagar cada uma das contas do mês, ainda é possível se ver recebendo uma série de comunicações envolvendo as cobranças dessas suas dívidas a serem pagas.

Em alguns casos isso pode até mesmo ser positivo, principalmente para quem possui muita coisa na cabeça, evitando dessa forma pagar uma conta atrasada simplesmente por esquecer da data de vencimento, ou pior, pela existência dessa sua despesa a ser paga.

Tal tipo de responsabilidade pode ser ainda maior por quem atua na gestão de grandes negócios, tais como empresas de pintura industrial, onde se mostra necessário ter um grande controle de todos os seus débitos, para evitar problemas financeiros ao negócio.

Por outro lado, apesar da lembrança de uma cobrança ser importante em alguns momentos, a partir do momento que isso começa a ocorrer de forma repetidamente, o que era para ser algo positivo acaba se tornando em um problema para ambos os lados envolvidos.

Se antes esse tipo de incômodo era feito somente com o envio de cartas, com o avanço dos canais de comunicação, as atividades de cobrança passaram também a seguir tais tecnologias, apontando para diversas formas de se tirar a paciência de um indivíduo.

Nesse sentido é importante apontar para um modelo específico de cobrança que são as ligações a serem feitas, elas que chegaram a um nível tão absurdo que até mesmo regras foram criadas para proteger o consumidor em relação a essa imposição excessiva.

Saiba como evitar ligações excessivas de cobrança

Como funcionam as ligações de cobrança?

Esses tipos de ligações costumam ser bastante diretas, informando a quem atende sobre a existência de uma dívida em nome de um indivíduo, pessoa essa que muitas vezes sequer se trata de quem está sendo cobrado ou mesmo conhece esse indivíduo em questão.

Quando falamos sobre as ligações a serem recebidas por parte de alguém é permitido a empresas e até mesmo ONGs realizarem esse tipo de contato. Tais mensagens telefônicas podem ser feitas com diferentes intuitos, entre eles:

  • Serviços de telemarketing;
  • Pedidos de doações;
  • Cobrança de dívidas;
  • Mensagens importantes ao consumidor.

Não existe nenhum tipo de problema nessas ligações, com alguém podendo até mesmo utilizar desses canais para fazer um pedido de óleo para compressor para sua empresa ou até mesmo para a compra de joias conforme os anúncios de televendas para a TV.

O real problema ocorre quando essas ligações passam a ser feitas de forma exagerada, principalmente quando elas são bastante incômodas, tal como funcionam os contatos de cobrança, sendo realizada uma demanda diária capaz de perturbar uma pessoa.

É importante tanto para quem recebe tais ligações como para quem as faz reconhecer o limite que separa uma atividade legal de algum tipo de controverso, existindo o direito total do consumidor de se defender legalmente das imposições que estão sendo feitas a ele.

Quando uma ligação de cobrança se torna excessiva?

Para o lado do consumidor não é preciso se expandir tanto para que ele veja esse tipo de ligação como algo excessivo, sendo algo capaz de atrapalhar até mesmo suas atividades profissionais, caso ele trabalhe diretamente com o uso de uma linha telefônica.

Ou seja, se torna difícil para quem atua como secretária em uma empresa que faz calibração de termômetro, realizar suas funções se o telefone em sua mesa toca o tempo inteiro, não com ligações de clientes, mas sim com cobranças.

Essa situação se tornou ainda pior nos últimos anos graças ao uso de equipamentos robóticos, onde sistemas digitais são usados para enviar uma mensagem eletrônica para todos essas pessoas, com isso sendo feito em um enorme volume de ligações.

Tal excesso de mensagens é considerado algo ilegal por parte do CDC, o Código de Defesa do Consumidor, que institui como uma proibição a realização de cobranças por meio de atitudes como:

  • Ameaça;
  • Coação;
  • Constrangimento físico ou moral;
  • Informações falsas ou enganosas.

Tudo isso podendo ser um problema até mesmo para a empresa que realiza o seu direito de cobrança, sendo algo capaz até mesmo de atrapalhar a relação com um cliente, que pode preferir comprar um redutor de velocidade usado por parte de outro vendedor.

Junto a isso é importante citar algumas ocasiões que podem definir esse tipo de ligação como algo excessivo, o que inclui tanto o número exagerado de ligações, como também os horários nos quais esses contatos são feitos, ultrapassando o horário comercial.

A situação pode se tornar ainda pior quando esse indivíduo se vê na necessidade de ter acesso à sua linha telefônica, que ao esperar por uma ligação importante acaba sendo atrapalhadas pelas diversas cobranças que são feitas nos mais variados horários.

Uma coisa é alguém ser cobrado por uma encomenda de cabo de aço ou qualquer tipo de material a ser usado em uma obra, outra é receber esse tipo de ligação por parte de empresas que estão atrás de outra pessoa, tendo seu número registrado por engano.

Todos esses são exemplos de situações que podem ser bastantes incômodas na vida de um consumidor, sendo importante então que ele saiba como se defender nesse sentido, evitando que esse excesso de cobranças possa ocorrer em sua vida.

Recebo muitas ligações de cobrança: O que fazer ?

Caso essa seja a sua realidade e você não aguenta mais isso, é importante então ficar atento a algumas ações que podem ser adotadas, entre elas:

Renegociação de dívidas

Para se livrar de uma cobrança a resposta pode ser a libertação sua também dessa dívida. Nesse caso é importante entrar em contato direto com tal empresa ou banco e então buscar uma forma, até mesmo de parcelamento, para reduzir esse tipo de débito.

A partir do momento que suas dívidas são renegociadas é possível se ver livre de tais cobranças, contanto que tudo seja pago em dia. O problema é que muitas vezes nem isso resolve o seu problema, sendo indicado partir para outras soluções.

Conheça o “Não Perturbe”

Esse tipo de plataforma foi criada para dar ao usuário a possibilidade de se livrar das ligações feitas principalmente por empresas do ramo da comunicação, bastando apenas se cadastrar dentro desse sistema, com seus dados e o seu número de telefone ou celular.

Diante dos números registrados, organizados tais como os componentes de um painel elétrico industrial, se torna possível ter um melhor controle sobre quem irá receber ou não certos telefonemas que possam envolver as cobranças feitas por certas empresas.

Recorra ao PROCON

Se nenhuma dessas ações surtiu efeito, a solução está em tomar atitudes legais junto ao Procon do seu estado, órgão responsável pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

Ao entrar com uma ação é possível até mesmo processar uma empresa pela forma incômoda que ela vem agindo, ultrapassando o seu direito legal de fazer cobranças aos seus clientes.

Bloqueie o número manualmente

Sua última ação pode ser bastante direta, não sendo uma solução direta, mas uma forma de reduzir seus problemas. Nesse sentido, só é preciso bloquear no próprio aparelho os números que realizam esse tipo de cobrança.

O que ajuda o consumidor hoje é a obrigação das empresas fazerem tais ligações com um número de início 0303, tornando mais fácil fazer o bloqueio dessas mensagens sem ao menos ter que atender tais chamadas.

Com tudo isso se torna possível até mesmo garantir um melhor uso do seu aparelho telefônico, tal como uma lima rotativa é usada em serviços de manipulação de metal, sem existir nenhum empecilho nas atividades, no caso do telefone pelas cobranças excessivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

compartilhar: