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Aprenda algumas estratégias de personalização de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais estratégias dentro do universo do marketing digital e uma das que precisa e merece ser cada dia mais conhecida, afinal de contas, faz uso de uma das ferramentas mais eficientes de comunicação dos últimos tempos. 

Apesar do surgimento das redes sociais, que foi um boom em todo o mundo, o e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa de negócios justamente porque é uma forma mais privada, formal e segura de comunicação. 

Além disso, o e-mail oferece a possibilidade de manter registros precisos das comunicações, é acessível à maioria das pessoas e pode ser personalizado para atender às necessidades específicas dos clientes ou parceiros de negócios.

Embora as redes sociais tenham se tornado uma parte importante das nossas vidas pessoais e profissionais, o e-mail continua sendo uma das ferramentas mais populares e eficazes para a comunicação empresarial. 

Isso se deve em grande parte à sua privacidade e segurança, que são especialmente importantes para empresas que precisam proteger informações confidenciais, como os números de vendas do melhor decantador lamelar ou dados de clientes.

O e-mail também é uma forma mais formal de comunicação, o que o torna ideal para enviar documentos importantes, como propostas, contratos e relatórios. E, ao contrário das redes sociais, ele oferece a capacidade de manter registros precisos de todas as comunicações.

Além disso, o e-mail pode ser personalizado para atender às necessidades específicas dos clientes ou parceiros de negócios, o que ajuda a criar uma comunicação mais direcionada e eficaz, que agrade aqueles que estão recebendo o comunicado.

Tendo isso em vista, hoje iremos entender mais sobre o que é e-mail marketing, uma estratégia que surgiu a partir da grande eficiência do e-mail e que vem trazendo ótimos resultados para empresas que apostam em seu potencial. 

Entenda o que é e como funciona o E-mail marketing

Antes de qualquer coisa, o e-mail marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing digital que pode ser utilizada por qualquer tipo de negócio, desde uma empresa colhedora de cana até mesmo por um e-commerce de moda. 

Ele utiliza o correio eletrônico como canal de comunicação para divulgar produtos, serviços, promoções ou até mesmo conteúdos relevantes para uma lista de contatos previamente segmentada e que pode se interessar pelo que a marca tem a oferecer. 

Essa estratégia tem como objetivo principal estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes de uma marca, aumentar a fidelidade e a frequência de compra deles, além de gerar novas vendas e conquistar novos clientes.

O funcionamento do e-mail marketing começa com a construção de uma lista de e-mails de clientes ou potenciais clientes qualificados, ou seja, com aqueles contatos que estão interessados no conteúdo ou produtos que a empresa oferece. 

Em seguida, é preciso criar uma campanha de e-mail marketing com um conteúdo relevante e personalizado, assim como faz as melhores empresas de usinagem em seus sites. Um conteúdo que desperte o interesse do leitor e o motive a realizar uma ação específica.

Para garantir que a campanha de e-mail marketing seja eficaz, é importante seguir algumas boas práticas, como: manter a frequência de envio, personalizar a mensagem, usar um assunto atrativo, segmentar a lista de contatos e fornecer um botão claro de call-to-action.

Além disso, também é muito importante medir os resultados da campanha, através de métricas como taxa de abertura, taxa de clique, taxa de conversão, para avaliar o desempenho da campanha e realizar ajustes necessários para melhorar o resultado. 

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito poderosa para as empresas, quando utilizado de forma estratégica e seguindo as melhores práticas, entregando resultados que poderão te surpreender.

Estratégias que podem ser usadas com E-mail marketing

Para entendermos como isso acontece na prática, seja através de uma rede de empresas de limpeza industrial ou até mesmo de uma clínica médica, selecionamos algumas estratégias que podem ser usadas com o e-mail marketing. Confira:  

Campanhas promocionais

A primeira delas é a criação de campanhas promocionais, que são uma das estratégias mais comuns no e-mail marketing. Nesse caso, as empresas enviam e-mails para a lista de contatos com ofertas, promoções ou descontos especiais em produtos/serviços. 

Essas campanhas promocionais são especialmente eficazes quando os clientes já têm um relacionamento com a marca ou estão em busca de um produto, ou serviço específico, pois ao se deparar com uma campanha em seu e-mail, pode já acessar o site da marca.

Newsletter

A famosa newsletter é uma forma de usar o e-mail marketing e que tem como objetivo principal informar e engajar os clientes com conteúdo relevante. Aqui, a empresa envia e-mails regulares com informações sobre a marca, novidades, dicas e muito mais. 

As newsletters são ideais para empresas que querem manter seus clientes engajados e atualizados sobre a marca, já usada por empresas dos mais diversos segmentos, desde a que vende câmara fria para açougue até mesmo a que oferece cursos de idiomas.

E-mail de abandono de carrinho 

O e-mail de abandono de carrinho é uma estratégia que visa recuperar vendas que não foram concluídas, ou seja, quando um cliente adiciona um produto ao carrinho de compras e não finaliza a transação, a empresa envia um e-mail lembrando para ele. 

Nesse e-mail, a empresa lembra o cliente de que ele deixou um item no carrinho e incentiva a conclusão daquela compra. Essa estratégia pode parecer simples, mas é muito eficaz para reduzir o abandono de carrinho e aumentar as vendas.

E-mail de boas-vindas 

Outra estratégia muito usada com o e-mail marketing é o e-mail de boas-vindas, que tem como objetivo engajar e fidelizar novos clientes. Sendo assim, a empresa envia um e-mail personalizado para cada novo cliente, dando as boas-vindas à marca.

Nesse e-mail, a empresa de tanque de inox, por exemplo, é apresentada ao novo cliente, assim como seus produtos ou serviços, além de oferecer um incentivo para a primeira compra, ou seja, é uma estratégia que ajuda a criar um relacionamento mais próximo.

Essas são apenas algumas de milhares estratégias que existem e que podem ser aplicadas através do e-mail marketing, por isso, é de suma importância que você continue a estudar mais sobre o assunto e entenda como aplicar tal estratégia em seu negócio. 

A importância do e-mail marketing e os seus benefícios 

Diferente de outras formas de marketing, como anúncios em mídias tradicionais ou redes sociais, o e-mail marketing é uma comunicação direta com os contatos da lista de e-mails, que já têm um interesse prévio na empresa ou no produto/serviço oferecido.

Outro ponto importante é que o e-mail marketing é uma ferramenta muito flexível, que pode ser usada de diversas maneiras, desde campanhas promocionais até newsletters, e-mails de boas-vindas, e-mails de recuperação de carrinho abandonado, entre outros. 

Isso significa que tanto uma empresa de geradores quanto de qualquer outro segmento, pode adaptar sua estratégia de e-mail marketing de acordo com seus objetivos, público-alvo e necessidades, conquistando vários benefícios, como: 

  • Estabelecimento de relacionamento;
  • Segmentação de público;
  • Mensagem personalizada;
  • Aumento de vendas;
  • Métricas precisas;
  • Custo-benefício;
  • Alcance global. 

O e-mail marketing é uma ferramenta muito eficiente em termos de ROI (retorno sobre o investimento), já que o custo de envio de e-mails é relativamente baixo, especialmente quando comparado a outras formas de marketing. 

Isso significa que as empresas podem obter um alto retorno sobre o investimento em suas campanhas de e-mail marketing, desde que desenvolvam uma estratégia eficaz e segmentem corretamente sua lista de contatos.

Dicas de como personalizar seus e-mails 

Para finalizar, selecionamos algumas dicas simples, mas muito eficientes para te ajudar a personalizar seus e-mails dentro dessa estratégia e, a partir disso, conquistar resultados cada vez melhores. Confira: 

Segmentação da lista de contatos

É importante segmentar sua lista de contatos em grupos, de acordo com características em comum, como interesses no seu serviço de alpinismo industrial, comportamentos de compra ou localização, o que permite que você personalize a mensagem para cada grupo.

Use o nome do destinatário no começo do e-mail

Comece seu e-mail com o nome do destinatário para criar um contato mais pessoal e direto. Isso pode ser feito automaticamente com a ajuda de um software de e-mail marketing, que pode preencher o nome do destinatário com base nas informações da lista de contatos.

Ofereça recomendações personalizadas

Use dados da navegação do cliente em seu site, como histórico de compras, ou outras informações para oferecer recomendações de produtos ou serviços personalizados, pois isso pode aumentar a chance de conversão.

Lembre-se que a personalização dos e-mails deve ser feita de forma estratégica, para que os e-mails não pareçam spam ou invasivos. A personalização deve ser usada para criar uma conexão mais pessoal com os clientes, tornando a mensagem mais relevante e efetiva.

Considerações finais 

Dessa forma, é possível não apenas conhecer as principais estratégias de uso e personalização do e-mail marketing, mas aprender a como colocá-las em prática para usar essa ferramenta como um poderoso meio de sucesso para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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